Feira de Santana

Estudantes continuam acampados no Restaurante Universitário da Uefs

A ocupação foi iniciada no mês de abril e os estudantes reivindicam, entre outras coisas, o fim do ‘Burguesão’, que é o restaurante self-service.

27/06/2012 às 17h50, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

 
Cerca de 40 estudantes continuam acampados no Restaurante Universitário da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A ocupação foi iniciada no mês de abril e os estudantes reivindicam, entre outras coisas, o fim do ‘Burguesão’, que é o restaurante self-service. 
 
Estudantes acampados no restaurante da Uefs|Foto: Arquivo/Ney Silva
 
“A gente tem uma série de pautas. Queremos melhorias na qualidade da comida, queremos uma fiscalização mais eficiente, queremos gestão pública. A pauta mais polêmica é o fim do ‘Burguesão’, que é esse restaurante que serve comida com um preço relativamente alto”, afirmou a estudante Simone Matos
 
Ela reclama que os estudantes que não podem pagar pela comida do ‘Burguesão’ comem uma comida com uma qualidade inferior no ‘Bandejão’, restaurante que serve 300 refeições gratuitas (café da manhã, almoço e jantar) e 1.200 ao custo unitário de 1 real para o aluno. Segundo a estudante, as comidas dos dois restaurantes são feitas pelos mesmos funcionários, mas com qualidades diferentes.
 
 “O grande problema é que é a mesma cozinha. Os mesmos funcionários preparam uma comida melhor para uns e pior para outros”, disse, acrescentando que essa reivindicação é antiga e que a ocupação do local foi porque os meios institucionais de negociação foram esgotados
 
“Queremos que essa divisão acabe de imediato. Vamos ficar aqui até que o reitor decida atender as nossas pautas. Estamos aguardando uma resposta de , pois não está existindo diálogo”, afirmou
 
O reitor da Uefs, José Carlos Barreto, disse que está discutindo com as entidades representativas as propostas do movimento estudantil e que a ocupação, que dura mais de 70 dias, vem prejudicando diretamente a maioria dos estudantes que utilizam o ‘Bandejão’.
 
“Infelizmente os estudantes mantêm essa postura de ocupar o espaço. Estamos aguardando mais uma vez a realização de uma assembleia para apreciar a proposta da reitoria que foi ao final do contrato fazer nova licitação separando o restaurante self-service (Burguesão) do restaurante Bandejãoque não funcionarão no mesmo espaço”, afirmou.
 
José Carlos informou que inicialmente a licitação prevê um restaurante funcionando nas duas modalidades no mesmo espaço, mas que também julga que isso precisa ser corrigido. Ele ressaltou que é necessário preparar a licitação e fazer a separação.
 
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade