Feira de Santana

Escolas municipais retornam de forma 100% presencial com reforço dos protocolos sanitários

Na escola municipal Adenil da Costa Falcão, que atende a 310 crianças, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o retorno contou com a adesão de quase todos os alunos matriculados.

16/11/2021 às 14h42, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A rede municipal de ensino de Feira de Santana está autorizada a retomar, a partir desta terça-feira (16), as aulas 100% presenciais. No município, cerca de 51 mil alunos matriculados no ensino fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação infantil. No entanto, somente algumas unidades que estavam atuando em formato semipresencial retornaram com as atividades para todos os estudantes.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Na escola municipal Adenil da Costa Falcão, no bairro Brasília, que atende a 310 crianças, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o retorno contou com a adesão de quase todos os alunos matriculados. De acordo com a diretora da unidade, Gerusa Ferreira Ribeiro de Souza, a adesão das famílias foi fruto de um trabalho de conscientização que já vinha sendo feito anterior ao decreto.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Tivemos um retorno bem significativo, onde houve uma adesão muito grande, mas isso gera fruto do trabalho feito anteriormente, em que as crianças já estavam vindo no formato semipresencial e agora com conversa e dialogando sobre a importância do retorno presencial para a vida dos alunos, para o aprendizado, eles aderiram de forma intensa”.

Ela ressaltou que a escola tem seguido todos os protocolos de segurança sanitária exigidos pelo município e poucos estudantes, por questão de comorbidades, não puderam retornar para a escola.

“Logo na entrada da escola existe uma pia, onde as crianças lavam as mãos com sabão e enxugam. Após essa lavagem das mãos, o porteiro faz a aferição da temperatura. Em seguida eles passam por um tapete de higienização e seguem para a sala, onde as professoras borrifam suas mãos com o álcool em gel. Eles têm um distanciamento de 1,5 m na sala e também seu material próprio. No refeitório eles também mantém o distanciamento. Atualmente só não tivemos aderência de quatro alunos, por questão de comorbidades, e as famílias optaram por eles continuarem em casa”, explicou a diretora.

Feliz com o retorno totalmente presencial dos estudantes, a dona de casa Laura Borges de Melo, moradora do bairro Irmã Dulce, que tem uma neta no 1º ano da escola Adenil da Costa Falcão, enfatizou que as crianças estavam ansiosas em casa e presas à televisão e aos aparelhos celulares.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Por mais que a gente ensine, elas não gostam muito de estudar em casa. Na escola, eles fazem, brincam, e estão alegres de voltar para a escola”.

A neta de Laura Borges, a pequena Ana Laura, de 6 anos, que também estuda na escola Adenil da Costa Falcão, ficou contente por rever os colegas. “Eu estava com saudade, e o encontro com os colegas foi bem legal", contou.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Outro pai de aluno, que frequenta as aulas na mesma unidade escolar, Murilo Almeida de Souza também considerou este retorno necessário. “Achei ótimo, a minha primeira filha estudou aqui, e trouxe já a segunda filha. As aulas online não eram a mesma coisa. As aulas presenciais ensinam mais, a professora estando mais próxima dos alunos”, afirmou.

A secretária municipal Anaci Bispo Paim explicou que somente algumas escolas retornam nesta terça-feira, com o formato totalmente presencial, pois algumas ainda estão com reuniões agendadas com as famílias para explicar sobre o processo de retomada. Além disso, segundo ela, somente as escolas que estavam com aulas semipresenciais foram orientadas a retornar e as que estavam em formato online devem passar para o modelo híbrido por enquanto.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Estamos com uma orientação de retorno gradativo, como o decreto do prefeito estabelece que é a partir do dia 16, que veio a ser nesta terça-feira, com um índice de chuva muito alto. Estamos trabalhando com a previsão de que as escolas que estavam no híbrido passem para o presencial, e as que estavam em ensino remoto passem para o híbrido. Então estamos fazendo escalonamento para os dias 16, 22 e 29 de novembro. São 207 unidades escolares, sendo que 20 estão em construção. Algumas estão funcionando em prédios alugados. E vamos ter somente neste mês de novembro, mais quatro novas creches”, informou.

De acordo com Anaci Paim, todas as unidades estão em manutenção, passando por adequação elétrica, sanitária e revisão de piso e telhado.

“Em várias já concluímos, e algumas com as chuvas, tivemos que fazer interferências, esse é um processo contínuo. A primeira medida que adotamos foi revisar a estrutura física das unidades escolares, nas instalações elétricas, sanitárias, piso, soluções emergentes. Depois seguimos com aquisição de máscaras, produtos de higiene, de limpeza, álcool em gel e líquido, material didático para os alunos, uniforme escolar, que compramos e estamos fazendo a entrega para a educação infantil e repondo para os outros, adquirimos chromebooks, são 17 mil, e estamos adquirindo materiais de suporte para tornar as prática de sala de aula mais dinâmicas, com produção de conteúdos digitais”, afirmou.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Ela adiantou ainda que o governo municipal irá fazer a convocação de professores concursados e seleção Reda ainda nesta semana. Também haverá a viabilização de estágio para auxiliares para educação infantil e especial.

“Quanto à alimentação escolar, estamos com várias empresas, que fornecem os produtos, absorvendo 30% de produtos da agricultura familiar. Também industrializados como arroz, açúcar, macarrão, café, leite em pó, carne de soja, feijão e adquirimos através de licitação a carne bovina fresca embalada a vácuo e ovos, sendo que o cardápio é determinado por nutricionistas e já está definido”, declarou.

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Card paralisação

Educação

Professores da Rede Estadual paralisam atividades por 48h a partir desta segunda-feira (29) em Feira de Santana

Nesta segunda-feira (29) também haverá uma manifestação, em frente ao Núcleo Territorial de Educação (NTE-19).

28/04/2024 às 14h45

Escola Municipal Diva Matos Portela

Feira de Santana

Dia da Educação: saiba como a tecnologia influencia na formação dos estudantes da rede municipal de Feira de Santana

Segundo a secretária de Educação, a presença da tecnologia, fez com que a frequência de estudantes se tornasse maior nas...

28/04/2024 às 13h46

Criança estudando

Educação

Estados e municípios terão R$ 579 milhões extras no Fundeb

Complementação da União ao Fundeb teve ajuste de contas referente a 2023. Valor a mais será repassado ainda em abril....

27/04/2024 às 07h48

Rede Municipal de Ensino

Educação

Com quadra esportiva, laboratórios e salas climatizadas, Escola Municipal é inaugurada no bairro Papagaio em Feira de Santana

O investimento feito pela prefeitura municipal é focado em garantir o desenvolvimento infantil além do ensino-aprendizagem de alunos.

26/04/2024 às 12h40

Programa Pé de meia

Educação

Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

MEC começou a pagar na quinta (25), a parcela de R$ 200 relativa à frequência às aulas no mês de fevereiro.

26/04/2024 às 07h13

Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA

Educação

Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA

O docente da rede estadual, que ficou entre os 35 finalistas provenientes de todas as regiões do país, concorreu com...

25/04/2024 às 17h09

image

Rádio acorda cidade