BBB 2024

Calabreso? Entenda de onde veio a expressão usada por Davi no BBB 24

'Calabreso' é um termo usado pelo humorista Toninho Tornado, que faz esquetes de humor ao estilo câmera escondida.

01/02/2024 às 14h54, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Davi - BBB
Foto: Reprodução/BBB

Durante uma discussão no “BBB 24” na madrugada desta quinta-feira (1º), o participante Davi usou um termo que resultou em uma dúvida dentro e fora da casa: o que é “calabreso”?

“Calabreso, calabreso”, disse Davi a Lucas Henrique enquanto gesticulava com as mãos, abrindo e fechando as pontas dos dedos. Lucas Henrique virou as costas e respondeu: “Você é moleque”.

Foi, então, que outros participantes procuraram o brother, mas Davi não conseguiu dar uma explicação em detalhes sobre o significado do termo. Na casa, isso gerou dúvida, o que fez alguns confinados questionarem sobre a possibilidade de ser uma ofensa gordofóbica.

Davi - BBB
Foto: Reprodução/BBB

“Eu só queria saber o que é ‘calabreso'”, disse Leidy Ellin. “‘Calabreso’, o que é ‘calabreso’? Calabresa, só que com ó: ‘calabreso'”, disse Davi.

A mesma pergunta fez o termo “calabreso” virar, fora da casa, um dos mais comentados na rede social X durante a manhã desta quinta-feira (1º).

“Calabreso” não tem exatamente um significado bem definido. Trata-se de um termo usado pelo humorista Toninho Tornado, que faz esquetes de humor ao estilo câmera escondida.

Humorista
Toninho Tornado | Foto: Reprodução/Instagram

Para brincar e provocar pessoas na rua, Toninho costuma mudar a última sílaba terminada em “a” de uma determinada palavra para “o”. “Caldo de cano”, “salado de fruto” e “Diademo” são mais alguns exemplos dos termos usados por Toninho.

“Tudo bem aí, Caraguatatubo?”, disse Toninho em um dos seus vídeos ao abordar uma pessoa na rua e trocar a última letra de “Caraguatatuba”.

O humorista também aborda as pessoas com nomes de famosos, mas ao seu estilo próprio — como “Ludmillo”, “Iveto Sangalo” e “Neymaro”, só para citar alguns.

Após a repercussão sobre o significado do termo viralizar, Toninho Tornado fez um “´pronunciamento oficial”.

“O ‘calabreso’ é meu bordão, gente. Para, calma. É um jeito carinhoso”, disse Toninho Tornado em vídeo divulgado nas redes sociais.

Lembra do ‘basculho’?

O termo fez as redes sociais lembrarem de outra briga no BBB, mas na edição de 2021. Na época, ao discutir com Pocah, o pernambucano Gil do Vigor disse “eu não vim do lixo para perder para basculho”.

A cantora carioca não entendeu a gíria, e o caso viralizou nas redes sociais.

Na época, Fernanda Bérgamo, professora de redação e colunista da CBN Recife, explicou que a expressão é um regionalismo antigo.

“Basculho é resto, aquilo que todo mundo despreza. Fica abaixo do lixo, porque do lixo você aproveita muita coisa. O basculho não presta para nada. Foi uma forma dele demonstrar o desprezo por Pocah”, afirmou a professora.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os rapazes que discutiram com o Davi alegaram gordofobia para justificar o comportamento agressivo que tiveram e adquirir apoio dos participantes e do público. Entretanto, muitas pessoas sabem que “alcunhas” como: calabreso, princeso, muçarelo, Ludmilo, mortadelo, entre vários outros termos pejorativos são usados nas pegadinhas do Toninho Tornado (delício) com o único objetivo de enfurecer suas “vítimas”.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade