Educação

Enem: veja os assuntos mais frequentes nas questões de História da prova

Disciplina exige do aluno interpretação de texto e contextualização histórica.

07/09/2018 às 08h22, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximam, e construir um plano de estudos assertivo torna-se cada vez mais necessário. Com base na análise das provas dos últimos nove anos, confira um Raio-X com os temas de História que apareceram mais vezes na prova.

o SAS Plataforma de Educação preparou

1 – Idade Contemporânea

A temática da Idade Contemporânea, período entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, é a que aparece mais vezes em provas do Enem. De acordo com o professor Fábio Braz, do SAS Plataforma de Educação, é necessário prestar atenção nos seguintes assuntos: imperialismo; crise econômica de 1929; nazi-fascismo e II Guerra Mundial. “O mais importante é entender a interligação entre todos esses fatos e não apenas interpreta-los como fatos isolados”, explicou.

2 – Brasil Colônia

O principal assunto dentro da temática de Brasil Colônia é o encontro entre as civilizações europeia e indígena. “O ENEM costuma tratar dos choques e interações entre esses dois mundos. Muitas vezes, a prova traz textos originais para contextualização das questões, ou seja, também é preciso ter atenção à interpretação dos conteúdos”, explicou.

3 – Brasil Imperial

Com incidência de 7,4% ao longo dos últimos nove anos, o período do Brasil imperial também é destaque nas questões de história. De acordo com o professor, os alunos devem prestar atenção em temas como a construção do estado brasileiro; política externa – que tem como principal acontecimento a Guerra do Paraguai – e a questão da população negra nesse período, ou seja, luta contra escravidão, resistência e criação de espaços de sociabilidade.

4 – História política

O conceito de história política consiste tanto em movimentos do estado para garantia de direitos aos indivíduos, quanto para ações repressivas. “Trata-se dos dois lados do papel do estado, ou seja, pode envolver desde questões sobre direito ao voto, até questões sobre o apartheid sul-africano”, pontuou Braz.

5 – Patrimônio histórico e cultural e construção da memória

De acordo com o professor, essa temática exige dos alunos capacidade de contextualização e interpretação de texto. “Dentro desse universo, a prova de História do Enem costuma trazer questões sobre preservação do patrimônio e ações do estado no sentido de construção das identidades nacionais, enfatizando papel dos diferentes grupos étnicos nesse processo”, finaliza o especialista.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade