Educação

Rede Municipal conta com 24 centros de ensino para alunos de 2 a 5 anos; secretária destaca sobre a estrutura e segurança

A segurança no ambiente escolar também é fundamental para garantir o desenvolvimento infantil, além da confiança e a credibilidade dos pais.

10/01/2024 às 09h52, Por Maylla Nunes

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Inauguração de Escola
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com cerca de 24 unidades preparadas para atender o público infantil de 2 a 5 anos, a rede municipal de ensino de Feira de Santana, já iniciou o processo de matrículas e preparação para ano letivo de 2024 nos centros de educação infantil.

Com espaços lúdicos e de recreação, as unidades, além de possibilitar a educação pedagógica, também proporcionam a este público, o desenvolvimento e potencial da criança.

O Acorda Cidade conversou com a Secretária Municipal de Educação, Anaci Bispo Paim, que deu detalhes sobre os espaços específicos para o público que iniciará a jornada educacional neste ano.

“Nós dispomos atualmente de 24 unidades escolares que funcionam como centro municipal de educação infantil. Atende a criança a partir de dois anos de idade até cinco anos. São prédios escolares, montados, estruturados fisicamente para atender todas as condições adequadas para o desenvolvimento da educação infantil. Com espaço lúdico, com atividades diversas que podem ser realizadas, solário, salas amplas para desenvolver ação de orientação, espaço para recreação. Também, espaços para a área administrativa, coordenação e área livre para onde possam se instalar parquinhos, espaços para brincadeiras infantis. As crianças precisam estar num espaço físico que permita que as ações específicas, do ponto de vista da educação infantil, possam ser realizadas. Elas não ficam apenas no ambiente da sala convencional, mas há de uma série de outras questões que são importantes para desenvolver o potencial da criança”, disse.

Anaci Bispo Paim
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Os espaços, além de oferecem a ação pedagógica e auxiliar no desenvolvimento, devem seguir critérios específicos para que funcione com segurança. De acordo com a secretária, as unidades da rede municipal estão devidamente preparadas para atender as necessidades infantis.

“Existe uma legislação específica do conselho, aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, que estabelece os critérios para que uma escola de educação infantil possa funcionar. E isso deve ser obedecido tanto pela rede municipal, as escolas municipais, como também da rede privada que nós temos, no caso do Conselho, a autonomia de autorizar o seu funcionamento. Essas condições envolvem aí aspectos diversos que garantem a segurança da criança, a ação pedagógica e também atividades lúdicas que são necessárias e indispensáveis para essa faixa etária. O nosso atendimento de dois a cinco anos, não temos nenhuma proposição atendida com faixa etária anterior e essas 24 unidades, que eu faço a referência, estão devidamente preparadas para essa finalidade”.

Segurança

A segurança no ambiente escolar é fundamental para garantir o desenvolvimento infantil, além de permitirem a confiança e a credibilidade dos pais. Por isso, as escolas da rede municipal contam com ações que auxiliam nas medidas de prevenção de riscos, tanto na formação dos profissionais, como em equipamentos de segurança.

“Na própria legislação estão estabelecido os critérios de funcionamento. Nós temos também uma prática rotineira desenvolvida aqui em nossa rede com aplicação da Lei Lucas que é feita uma formação com professores, com estagiários, com cuidadores, com dirigentes e todos que estão trabalhando na unidade escolar para que eles possam estar devidamente preparados para prestar algum tipo de suporte e apoio caso haja uma necessidade. É uma continuação desenvolvida desde 2022, nós estamos intensamente com esse propósito para preparar a equipe para estar devidamente informada e sabendo utilizar os primeiros atendimentos necessários caso haja uma necessidade dessa natureza. Com relação à segurança, ainda volto a destacar aspectos por exemplo, monitoramento do prédio, todas as nossas escolas tem monitoramento com câmaras que permite verificar tudo o que acontece com a criança no ambiente que ela está, de sala de aula, na entrada, ingresso na unidade nas áreas de circulação, na área de atividade lúdica, no refeitório, em todo lugar onde a criança percorre no ambiente escolar, temos câmeras que fazem o monitoramento e isso nos dá também uma garantia maior da segurança. Todas as nossas escolas tem muros fechados com grades, com controle na portaria de ingresso das pessoas, não entra quem quer, hora que quer, mas a pessoa precisa ser identificada com o objetivo da visita à escola isso também permite que a condição de segurança seja ampliada”, destacou a secretária.

Formação de profissionais

Além da segurança, a preparação dos profissionais que atuam no ambiente escolar também é de suma importância na formação das crianças. A secretária informou ainda que o corpo docente e auxiliares realizam especializações a fim de lidar com o público infantil.

“O professor é alguém que está contratado pelo regime especial de direito administrativo ou aprovado no concurso com formação em pedagogia. A formação inicial é de pedagogia, e aí ele vai ingressar em classes de educação especial. Ao ingressar na classe especial, por mais que ele tenha outros cursos de formação continuada, como, por exemplo, especialização, ele precisa passar também por um processo de formação continuada especifica atualizando os objetos de aprendizagem, buscando entender como é que deve ser a metodologia para a educação infantil, como é que se dá a avaliação, como se monta um relatório de desempenho do aluno para dar prosseguimento aos anos seguintes envolvendo numa ação prática da rotina que a criança deve ter na escola, que é diferente da rotina de uma criança que tenha faixa etária superior que esteja, por exemplo, no ensino fundamental, essa é a primeira observação. Temos o auxiliar de classe que é um aluno estagiário de um curso de graduação preferencialmente, pedagogia que ele atua junto com o professor para dar suporte ao desenvolvimento das ações do cotidiano”, ressaltou.

As classes da rede municipal para crianças de 2 a 5 anos são constituídas, a depender da faixa etária, por 15 a 20 alunos por turma. Anaci Paim ainda contou que os pais que desejam ingressar os filhos na rede municipal, devem buscar ao site da prefeitura as unidades mais próximas de suas residências para visita-las.

“Vai à unidade escolar da preferência dele, nós estamos divulgando inclusive no site da prefeitura quais são as unidades que nós temos vagas para essa oferta de dois a cinco anos e lá ele vai conhecer a unidade e lá ele possa fazer a opção para aquela escola que está mais próxima da sua residência viabilizando o atendimento da sua matrícula para a criança nessa faixa etária regular”.

Matrícula

Para realizar a matrícula, os pais ou responsáveis devem levar os documentos da criança na escola desejada, no período de realização das matrículas.

“Os pais devem estar matriculando o filho de acordo com a idade, a base inicial de ingresso é a idade, mas ele precisa estar levando documentos, a matrícula do aluno de educação infantil é igual a matrícula do aluno de qualquer outro ano escolar. Os documentos exigidos para um segmento são os mesmos documentos para qualquer outro na faixa etária distinta dessa de dois ou cinco anos, e ele tem que estar apresentando essa documentação no período que a Secretaria está realizando a matrícula”, finalizou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

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