Insatisfação

Professores selecionados pelo Reda reivindicam por reserva de carga horária

Os professores relataram que não possuem condição de planejarem as aulas com qualidade.

02/02/2023 às 18h15, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os professores selecionados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), convocados a partir do mês de março de 2022, pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, relataram nesta quinta-feira (2), em entrevista ao Acorda Cidade, o descontentamento relacionado à baixa carga horária que possuem para cumprir suas atividades.

O professor Michel Nolasco contou que foi contratado pela prefeitura e que até o momento não está tendo o seu direito garantido.

“Temos os mesmos direitos e deveres de um professor efetivo. Isso é o que a Lei Federal nº 11.738 nos garante que é ter 1/3 de carga horária extraclasse que é para fazer planejamento, fazer correções de provas, reuniões, fazer o planejamento dos nossos educandos e nós não tivemos esse direito garantido desde quando tivemos a primeira convocação em março. Vai fazer quase um ano que não estamos tendo esse direito. Estamos com apenas duas horas de carga horária e foi dado a gente esse direito que nos garante essa reserva de carga horária. A secretária de educação, Anaci Paim disse que não vai dar essa reserva de carga horária para nós professores desse último Reda”, informou.

Segundo a categoria, são 600 professores de Reda na mesma situação.

“Nós, professores do Reda, executamos o mesmo trabalho de um professor efetivo, temos as mesmas responsabilidades, mas com duas horas apenas para realizar o trabalho restante. O professor precisa de tempo para que o trabalho seja executado com qualidade e a nossa situação chega a ser desumana. Nós estamos assumindo sala de aula, e não só uma turma. Tem professores que estão assumindo às vezes quatro turmas de 1º, 2º e 3º ano e isso não tem a menor possibilidade. E com a divulgação do calendário de 2023, a gente vai trabalhar nos sábados e esse peso vai recair todo sobre nós, vai ficar muito complicado. Não tem a menor possibilidade da gente assumir esse tipo de responsabilidade. E estamos sem receber”, disse a professora Patrícia Cerqueira contratada por meio do Reda.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a professora Fabiana Moraes também expôs o seu descontentamento.

“Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental não temos tempo para planejar. E na Rede Municipal a gente tem muitos alunos com transtornos e deficiências então a gente precisa elaborar material diferenciado para atender essas crianças. O prefeito quer cobrar da gente o Ideb, mas a gente não tá tendo condições de planejar, porque a gente tem que abrir mão de diversos recursos para fazer com que as crianças nos acompanhem, então fica só para ‘inglês vê’, porque com duas horas não dá para alimentar sistema, planejar, replanejar e readequar material para essas crianças”, pontuou.

O Acorda Cidade entrou em contato com Secretaria de Educação de Feira de Santana e aguarda retorno.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já passou da hora da educação em Feira de Santana ser levado a sério com responsabilidade e respeito aos profissionais. Quem mais sofre com esse descaso é a população que depende da educação pública.

  2. Impossível desenvolver um trabalho pedagógico de qualidade sem essa reserva de carga horária. Muita propaganda falaciosa, colocando a saúde mental dos professores em cheque e o futuro de milhares de estudantes em jogo. É preciso ter um pouco mais de empatia e respeito para com os profissionais da educação Feirense.

  3. Infelizmente, os professores REDA tem sofrido sem a reserva de carga horária. Precisamos planejar, elaborar/corrigir avaliações, pesquisar materiais, alimentar o sistema, mas não temos esse tempo, pois a secretaria de educação se recursa a conceder um direito assegurado a todo professor. Muitos estão adoecendo com essa situação. Só queremos o que é nosso por direito.

  4. Sou professor do município, em Regime Especial do Direito Administrativo ( REDA) e não temos alguns direitos que deveríamos ter, os professores têm assegurado o direito a 7 horas de planejamento.
    E nós temos apenas 2 para exercer a mesma função. 2 horas para planejamento e para preencher o sistema.
    Temos apenas promessas como respostas. Não concluímos ainda o ano letivo de 2022 e já está sendo preparado o ano letivo de 2023 com as mesmas 2 horas, queremos respostas.
    Teremos muitos sábados letivos em 2023 e sem a reserva de carga horária viveremos um abuso por parte da prefeitura.
    A procuradoria deu um parecer favorável sobre a reserva porém a SEDUC não efetivou a sentença. Continuamos como estávamos desde o primeiro dia de trabalho.
    Esse assunto diz respeito à Lei 11.738/2008 que no seu artigo 2º no o parágrafo 4º diz:

    “§ 4o Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.”

    Em outras palavras podemos compreender que 1/3 da carga horária é para planejamento e 2/3 da carga são para o desempenho das atividades de interação com os educandos, ou seja, a atuação em sala de aula.

    UMA VERGONHA O QUE ESTAMOS PASSANDO EM FEIRA DE SANTANA!

  5. Matéria muito necessária! O fato do nosso regime de trabalho ser REDA, não deveria em hipótese nenhuma, retirar nossos direitos. Somos professores qualificados e competentes. Exercemos as mesmas funções dos profissionais efetivos. PRECISAMOS DA RESERVA DE CARGA HORÁRIA TOTAL. Quem atua na Zona Rural, por exemplo, ensina classes multisseriadas e precisa planejar pra atender às diversas necessidades dos alunos. Mas como planejar e executar outras demandas se não temos o TEMPO DE CARGA HORÁRIA RESPEITADO?! A SEDUC fala tanto em inclusão e começa por ela a EXCLUSÃO de um dos nossos direitos garantidos por lei (RESERVA DE CARGA HORÁRIA IGUAL AOS EFETIVOS). Só conquista quem luta!
    Obrigada Acorda Cidade por nos dar visibilidade!

  6. Os profissionais de Educação precisam ser ouvidos, respeitados e assistidos. A escola, os alunos, a sociedade agradece! Todo mundo ganha!

  7. A educação em Feira de Santana, está longe de ser uma prioridade. A prova disso está em como ele tem agido com a categoria, nós professores contratados pelo Regime Administrativo ( Reda) , estamos exaustos com a atual situação que vêm ocorrendo. Nossos direitos que são garantidos por lei não estão sendo cumpridas. A reserva de carga horária que por lei temos direito a 1/3, somente nos foi dada duas horas, chega a ser desumano, porque sabemos que essas duas horas não é suficiente para planejar aulas, alimentar sistema sem falar nas outras demandas . Outra situação que vêm acontecendo todos os meses são os cortes de salários o dia do pagamento se tornou uma saga, pois ficamos com a incerteza do quanto vamos receber, eu mesma tenho 3 meses sem receber meus 15% referente a atividade pedagógica. Receber salário integral para os professores virou roleta da sorte ou bolão da mega sena para saber quem foi o sorteado da vez . O engraçado que faz tudo isso e depois vai para os meios de comunicações dizer que o ideb do município precisa aumentar. Agora como se quer qualidade na educação se não dá condições favoráveis para exercer um bom trabalho.
    Mais respeito por favor!

  8. Péssimo governo para a Educação. Uma vergonha! Escolas precárias, sem materiais e ainda não valorizam os profissionais. Até hoje não pagaram os 15% adicional referentes a titulação para os novos contratados REDA. Uma pilha de documentos apenas para assinar e nem isso o faz.

  9. Como podemos ter uma educação de qualidade sem que os professores tenha tempo para planejar e preparar suas aulas? A Procuradoria Municipal deu parecer favorável ao cumprimento da reserva de carga horária. O que impede que ela seja cumprida?

  10. É com grande pesar que faço o registro abaixo.
    Os professores REDA devem fazer EXATAMENTE o que as 2 horas de reserva interna lhes permite. O respeito deve começar por si mesmo. Não estão REDA além de 20h semanais. Estão sendo sobrecarregados porque escolheram ir contra o que a PMFS acha de bom tamanho para “REDA”. Quanto aos alunos, ela não parece se importar. As autoridades que estão na Educação sabem tudo que é necessário para o trabalho de excelência. Sendo assim, manter a sanidade é o que vale, por hora. Violência psicológica, vexame e constrangimento é o que se vê. A abolição já aconteceu um dia, quem sabe ela não chega hoje?

  11. É um absurdo e desrespeito como tratam a educação em Feira de Santana, escolas sucateadas, não tem merenda e desvalorização docente, principalmente com os Redas. Sem tempo para planejar como o professor dará uma boa aula?

  12. Essa luta para termos uma reserva de carga horária é bem justa, temos as mesmas obrigações de um professor efetivo e não temos a mesma quantidade de horas de reserva, e isso se torna uma injustiça para nós,2023 terão vários sábados letivos e com essa reserva que temos hoje certeza que será cansativo resultando em baixa de qualidade e muita insatisfação.

  13. E uma situação deplorável como a educação vem sendo sucateada em FEIRA DE SANTANA,justamente de onde nasce o progresso que é pela educação os professores sendo desvalorizados!

  14. está exaustivo. Trabalhar de segunda-feira à sexta-feira sem carga horária de reserva, além de imoral, é completamente desumano. O nosso psicológico e físico não suportam mais. Algumas escolas ainda estão em aula, o término do ano letivo com as crianças só irá finalizar no próximo dia 10 de fevereiro do ano corrente. Mas, como retornar às aulas em março/2023 e trabalharmos de segunda a sábado, abstraidos dos nossos direitos?
    Lutamos para sermos respeitadas/os e para trabalharmos com qualidade de vida. Nossos corpos e psicológico estão sangrando com as injustiças sofridas!

  15. Eu costumava sacrificar meus sábados para planejar, corrigir, etc. Agora que os sábado serão letivos, o que eu farei sem a reserva? Achei que fosse um concurso para 20h semanais de trabalho, mas estão nos cobrando dedicação exclusiva e pagando por apenas 20h

  16. O que difere a intervenção pedagógica em sala de aula do professor concursado via REDA e do concursado efetivo? Nada.
    O professor contratado via REDA tem uma carga horária que cobre praticamente a vaga de dois efetivos e tem apenas 2h de carga horária reserva , a mesma em determinadas situações é diluida durante a semana e o professor fica com varias janelas entre as aulas, o tempo nesta situação não dar pra fazer praticamente nada!
    Quer qualidade e resultado? dê as condições necessárias aos professores tanto efetivo quanto REDA para alcançar os objetivos!!!!

  17. Ficamos em várias turmas sem tempo necessário para planejar e desenvolver as atividades. O resultado certamente será prejudicado. Tem sido muito complicado mediar, ensinar, orientar, planejar, organizar sem a estrutura de que precisamos e é nosso direito por lei. Que possamos ser ouvidos!

  18. Bom dia!
    A educação precisa ser respeitada, não existe uma educação de qualidade, com tanto desrespeito.
    Professores exaustos, sem reserva para planejar e realizar uma educação de qualidade.

  19. Realmente sem reserva é extremamente cansativo, pois acabamos fazendo na hora de lazer que seria feito na reserva.
    Educação de qualidade é ótimo, porém sem dar qualidade de trabalho se torna uma missão impossível

  20. Um dos motivos de não fazer inscrição para esse novo reda que haverá no próximo dia 12. A propaganda é muito bonita, porém a realidade diverge diversas causas e esta é só mais uma. Feira de Santana era para ser exemplo no ideb, no entanto há cidades na Bahia que a supera e a causa é o descaso com a educação.

  21. Isso acontece, porque não é o filho do prefeito e da secretaria que estuda e precisa do ensino público,se fosse a educação desse país já tinha melhorado e muito. Por isso não temos uma educação de qualidade,porque muito direito tirado na cara dura ,cadê o ministério público,cadê o legislativo? Pra fiscalizar esse prefeito! Idgnada

  22. Estamos vivendo uma verdadeira arbitrariedade neste governo. Sem direitos validados pelo prefeito, salários atrasados. Uma lástima essa situação.

  23. É mais que justo essa reinvindicação. Ser professor@ em Feira de Santana é muito melindroso. Dar aula sem espaço de carga horaria para planejamento é muito complicado. Espero que o prefeito que não é nem um pouco amistoso perceba que é preciso tratar professor como professor e não como um qualquer. #ReservaJáParaProfessorReda

  24. Numa educação de qualidade é necessário que os professores sejam valorizados, tanto em relação salarial como na jornada de trabalho, que nesse caso não está sendo respeitado pela prefeitura de Feira de Santana diante da falta de reserva que prejudica na elaboração do planejamento como a falta de valorização salarial, o que leva ao desgaste físico e mental dos professores onde fazem esforços para dá o seu melhor por uma educação de qualidade.

  25. A educação em Feira de Santana, está longe de ser prioridade para o prefeito. A prova disso está em como ele tem agido com a categoria, nós professores contratados pelo Regime Administrativo ( Reda) , estamos exaustos com a atual situação que vêm ocorrendo. Nossos direitos que são garantidos por lei não estão sendo cumpridas. A reserva de carga horária que por lei temos direito a 1/3, somente nos foi dada duas horas, chega a ser desumano, porque sabemos que essas duas horas não é suficiente para planejar aulas, alimentar sistema sem falar nas outras demandas . Outra situação que vêm acontecendo todos os meses são os cortes de salários o dia do pagamento se tornou uma saga, pois ficamos com a incerteza do quanto vamos receber, eu mesma tenho 3 meses sem receber meus 15% referente a atividade pedagógica. Receber salário integral para os professores virou roleta da sorte ou bolão da mega sena para saber quem foi o sorteado da vez . O engraçado que faz tudo isso e depois vai para os meios de comunicações dizer que o ideb do município precisa aumentar. Agora como se quer qualidade na educação se não dá condições favoráveis para exercer um bom trabalho.
    Mais respeito por favor!

  26. Olha onde a nossa Feira esta? Quanta tristeza com o DESCASO DESSE GRUPO para com o que é primordial para a uma sociedade: EDUCAÇÃO.
    Pergunta aí se algum filho ou filha deles foram matriculadas nessas escolas…

  27. Ė triste querer fazer algo mais elaborado para os meus alunos e não conseguir, pois tenho que cumprir os prazos que mim atropelam.E não tenho tempo pra planeja direito, pois não tenho reserva e fico ansiosa por isso.Não só trabalho de segunda a sexta,mas de domingo a domingo e feriados para tenta faz o melhor e com isso não tenho tempo pra fica com meu filho pequeno.

  28. Precisamos da reserva de CH, até porque neste ano letivo iremos trabalhar também aos sábados. Qual o tempo que teremos para planejar, pesquisar, construir materiais pedagógicos, avaliar, alimentar o sistema Sagres, etc.?

  29. Professores cansados de serem tratados com indiferença, reda é regime de contratação, nosso cargo é de professor! Isso chega a ser desumano, que sufoco😪

  30. Não tem como ser ofertada uma educação de qualidade, nessas condições!
    Falta de respeito com todos nós profissionais da educação, graduados, especialistas , mestres que buscamos a qualidade para dar o nosso melhor!

  31. Nós professores, estamos cobrando um direito que é nosso e está sendo retirado. Em duas horas não conseguimos, fazer o planejamento, montar recursos pedagógicos, atividades e ainda preencher o sistema SAGRES. São somente duas horas, que muitas das vezes ainda são fragmentadas em dois dias. É importante termos essa reserva para que nosso trabalho aconteça de maneira mais eficaz e com uma qualidade ainda maior.

  32. Chega a ser desumano essa situação, principalmente quando temos a mesma obrigação dos professores efetivos. Planejar, replanejar, pensar em métodos eficazes de aprendizagem, inovar, preencher sistema, confeccionar material pedagógico, tudo isso em 2hrs. Somos robôs?!
    Reserva de carga horária é um direito e nós merecemos.

  33. É lei sr.Prefeito cumpra a lei
    Professor tem direito a um terço de sua carga horária para reserva. O que está acontecendo aqui Feira chega a ser desumano

  34. Realmente, isso dificulta e muito na atuação do professor, sendo que o planejamento é muito importante para o desenvolvimento de uma boa aula.

  35. Só queremos dignidade para realizar o nosso trabalho. Nem o direito do aperfeiçoamento presencial temos. O efetivo tem, somos segregados e tratados sem direito ao mínimo! Somos professores!

  36. A situação é muito complicada,os professores reda ,assume as mesmas responsabilidades que os professores efetivos, no entanto só tem apenas 2h horas para planejamento , o que é impossível devido as tantas demandas.A Lei é bem clara e garante 1/3 da carga horária para planejamento. Mas infelizmente não está sendo cumprida. E o resultado disso ,são profissionais extremamente esgotados ,exautos que estão trabalhando além da sua carga horária na escola e ainda usa seu tempo em casa ,sacrificando muitas vezes as noites e finais de semana para conseguir proporcionar uma aula de qualidade ou pelo menos tentar, pois nessas condições é praticamente impossível.
    Sendo REDA ou EFETIVO, todos são PROFESSORES e merecem ser tratados com respeito e ter os direitos assegurados conforme está na Lei.

  37. É exaustivo trabalhar e não ser respeitado. Saímos de casa todos os dias dispostos a dar o nosso melhor, pois quem escolhe a educação como área de atuação, já escolhe sabendo das lutas, mas as nossas lutas trabalhando na prefeitura de Feira de Santana, enquanto “Redas” (é assim que somos chamados), extrapola qualquer limite de desrespeito. Há uma desigualdade até mesmo entre os colegas efetivos, uma vez que, nós, os redas, não participamos das formações presenciais ofertadas ao colegas efetivos, não temos a carga horária de reserva garantida por lei, salário que atrasa … enfim, fica muito difícil promover uma educação de qualidade quando somos tratados de forma tão cruel.

  38. Infelizmente as condições de trabalho as quais nós, professores contratados pelo REDA estamos sendo submetidos é desumana.
    O ano de 2022 foi muito difícil, pois trabalhar sem ter a reserva para planejarmos, alimentarmos o sistema, confeccionar recursos pedagógicos foi extremamente estressante. E esse ano de 2023 será muito pior já que teremos vários sábados letivos.
    Queremos a nossa reserva pq precisamos desse tempo pra planejarmos o nosso trabalho com qualidade, e pq também é um direito garantido por lei a todos nós professores independente de ser REDA ou efetivo.

  39. Estamos exaustos, com nossos direitos negados e ainda por cima, muitas vezes nos culpamos por não conseguir dar conta de tanta coisa. É um absurdo essa situação! Dificulta a realização de um trabalho bem feito e organizado. Queremos nossa reserva, Colbert e Anaci!!

  40. Precisamos de nossos direitos garantido, o cronograma e as obrigações são as mesmas porém nossa carga horária é superior, pois trabalhamos 18 hs em sala de aula, e os professores efetivos 13hs. Então exercemos a função dentro e fora do nosso horário, temos família e outros afazeres, pois continuamos nos qualificando

  41. É muito fácil cobrar e culpar os professores pela má qualidade da educação, mas não mostram em que condições os professores trabalham. Nós, professores contratados através do reda, vivemos uma situação desumana, temos nossos direitos cerceados pelo município de Feira de Santana. A maioria de nós leva trabalho pra casa, pois as duas horas de reserva que nos foi dada não é suficiente. Muitas vezes não temos sábados, domingos nem feriados, já que fazemos em casa um trabalho que deveria ser feito na escola, na RESERVA DE 1/3 que não temos.
    No calendário aprovado para o ano de 2023 temos muitos sábados letivos e sem nossa reserva quando faremos planejamento, atividades, avaliações, recursos para as aulas? Quando? Nas madrugadas?
    Chega a ser desumano o tratamento que estamos recebendo do município. Estamos adoecidos, física e mentalmente adoecidos.

  42. Quem conhece o trabalho pedagógico sabe de todas as demandas de uma sala de aula. Um trabalho de qualidade não se faz sozinho, a reserva de 1/3 da carga horária é necessária para que nossas crianças tenham o melhor de nós. Como vamos planejar aulas, elaborar, adaptar atividades e avaliações e alimentar o sistema se não temos tempo para isso? Temos uma lei que garante a reserva, porém, essa lei não é cumprida pelo município. Não adianta cobrar dos professores boa pontuação no ideb. Educação de qualidade se faz em conjunto, não vemos isso aqui em Feira de Santana.

  43. Temos direito a reserva de carga horária como garante a lei é dever da administração pública cumprir com sua obrigação para que assim tenhamos uma educação de qualidade.

  44. Sou professora contratada pelo Regime Administrativo (Reda), leciono na zona rural em 6 turmas sendo que 3 dessas turmas são multisseriadas. Com apenas 2 horas para planejar. É impossível fazer um trabalho de qualidade com apenas 2 horas para planejar diante de tantas demandas, não estamos pedindo nada que a Lei 11.738/2008 não nos garanta, e embasada nesta lei suplico, reserva já!

  45. Situação deplorável!

    Um absurdo por parte da Secretaria de Educação.
    Como se pode ter uma Educação/Ensino de qualidade se a Secretária não garante as condições mínimas de reserva para os professores REDA?

  46. Sou professora contratada pelo Regime Administrativo (Reda), leciono na zona rural em 6 turmas sendo que 3 dessas turmas são multisseriadas. Com apenas 2 horas para planejar. É impossível fazer um trabalho de qualidade com apenas 2 horas para planeja diante de tantas demandas, não estamos pedindo nada que a Lei 11.738/2008 não nos garanta, e embasada nesta lei suplico, reserva já!

  47. O trabalho de docentes contratado pelo REDA em Feira de Santana tem sido desgastante. Já trabalhei anteriormente nesse mesmo regime de contrato e posso falar com propriedade do descaso que a secretária atual tem conosco. A reserva é um direito de dos professores de escola pública. E não é o que somos? Afinal, não fizemos um processo seletivo de provas e títulos para concorrer ao cargo? O fato de sermos servidores temporários, não nos torna diferente dos demais. Nossos alunos não têm direito a uma aula bem planejada? Nossos alunos especiais que temos em nossas turmas não podem ter acesso a atividades elaboradas de acordo às suas habilidades e dificuldades? Mas como iremos fazer isso tendo apenas 2 horas para planejar aulas de 6 disciplinas, muitas vezes até 3 ou quatro turmas? Quem poderá responder nossas indagações? O que nós queremos realmente é realizar o nosso trabalho com a qualidade que os nossos alunos precisam e merecem.

  48. É muito triste o desprezo com a educação de modo geral. Antes parecia estranho a falta de professores no município de Feira de Santana, eu achava que era só a falta de contratação de pessoal, mas agora eh vejo que deve ser também a falta de interesse dos profissionais em trabalhar nesse município. São escolas sem estrutura física mínima para dar conforto aos alunos, falta de materiais básicos para os professores trabalharem com os alunos e agora por último ainda teve atraso de salário. Sem contar que os últimos REDAS CONTRATADOS estão sem receber os 15% que tem direito, segundo informações da secretaria, o motivo é que o PREFEITO ainda não DEFERIU. E é desse salário que os professores tiram para coroar material para poder trabalhar com os alunos. É vergonhosa TODA ESSA SITUAÇÃO.

  49. Está muito complicada a nossa situação enquanto professores contratados através do REDA, pois um direito nosso está sendo negado que é carga horária de reserva. Esperamos um retorno positivo por parte da SEDUC, pois só assim teremos condições de ofertarmos um trabalho de excelência com o tempo de reserva necessário para que isso aconteça. TODOS GANHAM COM ISSO, PRINCIPALMENTE A EDUCAÇÃO DE FEIRA!

  50. Realmente estão tirando um direito que é nosso. Não temos a reserva de carga horária necessária para que possamos organizar com maior qualidade o nosso trabalho, como a organização das atividades, confecção de recursos pedagógicos, planejamento e alimentar o sistema SAGRES. São apenas duas horas e muitas vezes essas duas horas ainda são fragmentadas em dias separados. Que essa situação seja resolvida para que possamos promover um ensino ainda melhor para nossas crianças.

  51. Essa situação é uma falta de respeito com o trabalho das educadoras e educadoras e com a educação. Fica difícil construir um processo de ensino qualificado sem tempo para preparar as aulas e materiaias adequados e qualificadoa para promover uma aprendizagem real. Sou professora contratada pelo reda também e assim como as colegas vivo a mesma situação, sem reserva se carga horária adequeda para planejamento e demais atividades extra classe. Muitas vezes precisamos trabalhar no final de semana em casa e com os sábados letivos definidos para o ano de 2023 essa situação vai se tornar ainda mais difícil.

  52. Trabalho com a educação infantil, e é impossível planejar aulas de qualidade para a semana toda e ainda produzir recursos com apenas 4 horas por semana, precisamos urgente da nossa reserva certa igual aos efetivos ,afinal fazemos o mesmo trabalho.

  53. Sou professora do Reda de Feira ,e toda situação demonstrada neste reportagem, infelizmente é amais pura verdade,nossa triste realidade,profissionais que trabalham tanto quanto os outros e nossos direitos não são respeitados,é lamentável que nunca se resolva isso…

    1. Boa noite!
      A reserva da carga horária é DIREITO do professor independentemente do regime de contratação. É inacreditável que temos que lutar pelos nossos DIREITOS sendo que deveria ser uma garantia, visto que a falta do planejamento reflete diretamente na qualidade do ensino e da aprendizagem .
      #pormaisrespeito#reservadacargahorariaja#igualdadededireitos#educacaososeradequalidadequandoforprioridade

  54. Realmente a situação dos Redas é complicado situação difícil para os professores. Sem a reserva de verdade para fazer o planejamento das aulas.

    1. Precisamos ter nosso direito garantido. Não dá para planejar aulas para diversas turmas sem o direito da reserva. É um descaso com a educação!

  55. A situação da reserva de carga horária é real. Não existe educação de qualidade, sem que haja tempo de organizar e planejar aulas e materiais necessários para atender as demandas. Que a prefeitura de Feira olhe por nós!

    1. É vergonhosa a situação da educação em Feira de Santana … tamanha é a falta de respeito com os profissionais, o descaso cresce absurdamente!!!

      Lamentável ver nossos colegas em uma situação como essa 🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️

  56. Boa noite!
    A reserva da carga horária é DIREITO do professor independentemente do regime de contratação. É inacreditável que temos que lutar pelos nossos DIREITOS sendo que deveria ser uma garantia, visto que a falta do planejamento reflete diretamente na qualidade do ensino e da aprendizagem .
    #pormaisrespeito#reservadacargahorariaja#igualdadededireitos#educacaososeradequalidadequandoforprioridade

  57. E vergonhosa a situação da educação de Feira de Santana. Professor de regime reda também tem graduação e os mesmos direitos exercidos por professores concursados garantidos por lei.

  58. Os colegas estão representando a insatisfação de toda a categoria. Somos profissionais qualificados, passamos por seleção de prova e títulos e nossos direitos estão sendo desrespeitados conforme a lei. Precisamos da nossa reserva de carga horária. Estamos dando 21 aulas semana, enquanto o professor efetivo 13 aulas.

  59. O professor em contrato de Reda não está pedindo folga, está pedindo reserva de carga horária. Tempo para planejar, corrigir e preparar as aulas. Dedicação plena sem sobrecarga de horas extras.

  60. Os professores contratados pelo regime administrativo não estão sem condições nenhuma de exercer sua função de forma efetiva, porque estar faltando condições de trabalho. Muito desumano!!

  61. Nós professores precisamos dos nossos direitos garantidos. Necessitamos com urgência da nossa reserva de carga horária para o nosso trabalho ser mais satisfatório.

  62. Sou professora contratada pelo regime REDA e atualmente assumo 5 turmas, dentre elas turmas multisseriadas. Atuo em escolas do campo onde as realidades são negligenciadas na medida em que estas devem seguir os moldes das escolas urbanas.

    A especificidade da escola do campo, a dinâmica de turma multisserie, a inclusão de alunos público alvo do AEE na sala de aula regular, o sistema SAGRES, os planejamentos semanais… Nada disso é assegurado em uma realidade que entrega aos professores REDA apenas 2 horas de planejamento. Sinto como se estivessem sabotando o meu profissionalismo! Não peço nada além do que é defendido por lei. EU TENHO DIREITO A 1/3 DE RESERVA DE CARGA HORÁRIA. Não sucateiem a educação pública. É DEVER DE VOCÊS FORNECER EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!

  63. É vergonhosa a maneira que a Prefeitura de Feira de Santana conduz as questões ligadas à educação. Não existe educação de qualidade sem tempo para planejar. Quem consegue planejar, elaborar prova, corrigir prova e alimentar o sistema com apenas 2 horas?

  64. O que gostaríamos de entender é o porque de não termos a reserva , visto que é uma lei federal, a própria SEDUC solicitou a procuradoria do município um esclarecimento sobre a lei e a procuradoria deu um parecer favorável dizendo que a reserva era sim algo legítimo , mas ainda assim nada. Será que a educação não merece um olhar mais atento? Será que nossos gestores não entendem que é impossível cobrar ideb sem dar qualidade de trabalho ao professor? Será que nossa secretaria de educação que sempre garantiu a reserva não percebe a importância dela ? Ficam vários questionamentos que esperamos que sejam respondidos com brevidade pois a educação municipal deve ser cada dia MELHOR pois é ela que atende aos nossos filhos.

  65. O nosso trabalho como professoras/es Redas está exaustivo. Trabalhar de segunda-feira à sexta-feira sem carga horária de reserva, além de imoral, é completamente desumano. O nosso psicológico e físico não suportam mais. Algumas escolas ainda estão em aula, o término do ano letivo com as crianças só irá finalizar no próximo dia 10 de fevereiro do ano corrente. Mas, como retornar às aulas em março/2023 e trabalharmos de segunda a sábado, abstraidos dos nossos direitos?
    Lutamos para sermos respeitadas/os e para trabalharmos com qualidade de vida. Nossos corpos e psicológico estão sangrando com as injustiças sofridas!

  66. A situação pela qual nós, Redas de FSA, estamos passando é abusiva e descumpre as questões legais que temos direito. Não estamos trabalhando por hora aula, como é garantida a função do professorado, mas sim por hora, temos uma carga horária exaustiva, todas atribuições que os efetivos e nem metade dos direitos garantidos… Resumindo, dou aula para o fundamental II, tenho cindo disciplinas diferentes, dou aula para turmas do sétimo ao nono ano, com um total de onze turmas lotadas de alunos… Somos vários na mesma situação, um contrato de vinte horas que acaba se tornando 30 a 40 horas.

  67. Como servidor da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, sob o regime de trabalho REDA, venho tornar pública a situação agoniante que nós professores estamos passando desde nossa contratação em 2022. Adentramos no município após assinar um contrato que afirma que temos os mesmos direitos do quadro permanente de professores, porém tais direitos não são acatados. Sabemos que a educação municipal segue um padrão de trabalho voltado para a qualidade e excelência a todos os alunos da rede. Para um trabalho sério e coeso é necessário considerar que a dinâmica inerente à profissão exige estudo, pesquisa, planejamento, confecção de recursos pedagógicos, correção de atividades e trabalhos, lançamento diário no sistema sagres e avaliação do que foi planejado e executado para fundamentar os próximos planejamentos. Como um professor que trabalha de segunda a sexta, dispondo de 2 horas na semana, consegue realizar essa dinâmica que precede a realização das aulas? Por que alguns alunos não têm como garantia as mesmas condições ao usufruir das aulas, considerando o fato de que professores efetivos dispõem da reserva ideal para dar conta enquanto que professores REDA não?

    A profissão exige compromisso, seriedade e respeito, e precisa que a recíproca seja verdadeira também da parte daqueles que dirigem nossa cidade. Não somos invisíveis, estamos aqui pelo bem de nossas crianças, adolescentes e jovens, dispostos a dar o nosso melhor e esperando também o melhor. A Procuradoria Municipal deu parecer favorável ao cumprimento da reserva de carga horária. O que impede que ela seja cumprida? A violência psicológica, o vexame e o constrangimento estão postos. Muitos de nós estão fragilizados e doentes. A saúde mental é importante, mas quem se importa?

  68. Infelizmente não existe educação de qualidade sem tempo para organização e planejamento. É Desumano e desrespeitoso como os trabalhadores em Educação contratados pelo REDA são tratados no município de Feira de Santana.

    1. É de suma relevância que nós professores contratados por reda tenhamos também nossos direitos assegurados, pois sem reserva de carga horária o trabalho de qualidade fica impossibilitado de ser executado.

  69. Trabalhamos igual qualquer professor efetivo. Cumprimos nossa carga horária como todos. E em 2022, fizemos um grande esforço de ter pouco tempo de reserva para fazer nossas atividades pedagógicas, que acabam sendo realizadas em casa.

    1. O que gostaríamos de entender é o porque de não termos a reserva , visto que é uma lei federal, a própria SEDUC solicitou a procuradoria do município um esclarecimento sobre a lei e a procuradoria deu um parecer favorável dizendo que a reserva era sim algo legítimo , mas ainda assim nada. Será que a educação não merece um olhar mais atento? Será que nossos gestores não entendem que é impossível cobrar ideb sem dar qualidade de trabalho ao professor? Será que nossa secretaria de educação que sempre garantiu a reserva não percebe a importância dela ? Ficam vários questionamentos que esperamos que sejam respondidos com brevidade pois a educação municipal deve ser cada dia MELHOR pois é ela que atende aos nossos filhos.

  70. É de suma relevância que nós professores contratados por reda tenhamos também nossos direitos assegurados, pois sem reserva de carga horária o trabalho de qualidade fica impossibilitado de ser executado.

  71. A sensação é de injustiça. Quando nos inscrevemos para o processo seletivo reda usamos o edital para nos orientar. Saber se os benefícios descritos ali contemplam as nossas necessidades. Infelizmente a prefeitura não está seguindo o acordado em contrato. Difícil oferecer qualidade na educação sem condições de trabalhos dignas.

  72. É lamentável o faz de conta da Seduc. Declarações pacificadores e ações conflitantes. Menor respeito aos professores. Pior que nem mesmo decisão judicial tem sido cumprida nesse governo.

  73. A reserva de 2 horas não dá para nada, ainda mais para os professores que que ficam em várias turmas, os professores do reda anterior a este, tinham a reserva igual dos efetivos. Não existe educação de qualidade sem as devidas condições de trabalho.

  74. Parabéns, aos colegas ! Não existe educação de qualidade, sem que haja tempo de organizar e planejar aulas e materiais necessários para atender as demandas.

  75. Essa situação é insustentável, o calendário de 2023 os PROFESSORES vão trabalhar 3 sábados no mês como trabalha 6 dias na semana sem reserva para planejar. E o descanso mental? e a qualidade de vida? vamos planejar aos domingos ?

  76. Infelizmente a desvalorização com a categoria é gritante. Professores doentes, desmotivados, sem tempo pra planejar. Esta é a realidade dos professores contratados através do Reda. É um direito que foi tirado de nós, que lutamos sempre por uma educação de qualidade.

  77. Parabéns, aos colegas ! Não existe educação de qualidade, sem que haja tempo de organizar e planejar aulas e materiais necessários para atender as demandas.

  78. É vergonhoso a situação em que o prefeito e a secretária de educação tem deixado os professores e alunos no município. Descumprem a lei e nada acontece.

    1. Somos professores, assim como os demais que são efetivos, temos as mesmas funções e responsabilidades, não existe justificativa para termos apenas 2h de reserva. Queremos e precisamos que nossa reserva seja igual ao dos professores efetivos.

  79. A prefeitura de Feira de Santana massacra o pessoal da educação sem dó e nem piedade. Pra eles, nós que somos contratados através do REDA, não temos direito a nada. Afinal, nem somos tratados como professores, né?! Quero ver qual ser a resposta da senhora secretária de educação!!!

  80. A situação da reserva de carga horária é real. Não existe educação de qualidade, sem que haja tempo de organizar e planejar aulas e materiais necessários para atender as demandas. Que a prefeitura de Feira olhe por nós!

    1. Realmente é uma jornada muito cansativa. Fazemos nossas tarefas na raça, porém o desgaste físico e mental é surreal. Buscamos dar o nosso melhor, mas para isso precisamos estar bem para oferecer. Além disso, lidamos com gente, precisamos estar bem para atender aos nossos estudantes e promover um ensino de qualidade. Se continuar assim muita gente vai adoecer, tanto físico como mentalmente. Pedimos a prefeitura que olhe por nós.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade