Educação

Jovem da zona rural de São Gonçalo dos Campos tira 900 pontos na redação do Enem e sonha em cursar Psicologia

A nota da redação foi uma surpresa para Crislane, já que o exame teria sido feito apenas como experiência.

19/01/2024 às 09h37, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Jovem tira 900 na redação do Enem
Foto: Arquivo Pessoal

Para quem deseja ingressar em uma Universidade, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é a porta de entrada para as instituições públicas ou privadas do país. E, para garantir essa entrada, não há nada melhor do que se destacar na prova.

Mas, para alcançar esse objetivo, é preciso uma rotina de estudos e muita força de vontade. Esse foi o caso da estudante Crislane Silva Alves, de 18 anos. A jovem, que formou-se no ensino médio em 2023 e estuda em casa, na zona rural de São Gonçalo dos Campos, alcançou a nota 900 na redação do Enem e já está na expectativa para ingressar na universidade.

Em conversa com o Acorda Cidade, Crislane contou sobre a sua rotina de estudos e o apoio da família no incentivo a novos aprendizados.

“O ambiente onde eu moro é um ambiente tranquilo, ajuda a me concentrar em meus estudos. Completei o terceiro ano do ensino médio no ano de 2023. Minha rotina de estudos para o Enem foi, além de me dedicar na sala de aula pela manhã, reservar as tardes para estudar os possíveis assuntos do exame. Além disso, assistia a videoaulas, treinava redações de diferentes temas, e a minha maior dificuldade foi reservar um tempo da minha rotina, que já é bastante corrida, para estudar e manter a constância em meio ao cansaço, mas com o tempo eu fui me acostumando. O apoio da minha família foi o que me incentivou mais e mais. Eu não trabalho fora, eu cuido das obrigações de casa”, destacou.

Jovem tira 900 na redação do Enem
Foto: Arquivo Pessoal

A nota da redação foi uma surpresa para Crislane, já que o exame teria sido feito apenas como experiência.

“Até hoje ainda eu não acredito porque foi algo que eu não esperei mesmo. E é isso. Eu não esperava, mas com meus estudos eu consegui, graças a Deus. E é isso, bola pra frente. Nas outras disciplinas do Enem, eu não fui muito boa, porque eu dediquei a maior parte do meu tempo para redação. Então, não fui tão legal, por esse motivo, em ter me dedicado mais para redação. Pretendo estudar mais e mais para poder alcançar a minha meta, a meta que eu desejo, que é, lá no futuro, eu ter uma vida melhor. E pra isso, preciso dos meus estudos”.

Jovem tira 900 na redação do Enem
Foto: Arquivo Pessoal

O próximo passo de Crislane é torcer para ingressar no curso dos sonhos, Psicologia. A jovem ainda aproveitou para deixar um conselho aos estudantes que também sonham com uma nota positiva no Enem.

“Primeiro eu quero conseguir passar em uma faculdade. Quero psicologia, é uma área que eu me identifico, porque eu gosto de escutar as pessoas. E eu me identifiquei bastante, e é isso que está me levando a querer essa profissão no futuro. O conselho que eu dou para as outras pessoas que buscam sucesso nos estudos, é que não desistam. Se você quer, você tenta e você consegue. Porque eu mesma decidi fazer o Enem, mas por experiência, e não esperava essa nota. Foi tanto que no dia que eu soube, eu fiquei super surpresa, me tremia muito”, concluiu.

Como ajudar

Quem quiser contribuir com os estudos de Crislane Silva Alves, pode realizar a doação através da chave PIX: (75) 99963-1472.

Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que Maravilha!! Crislaine foi minha aluna no F2, em Língua portuguesa, no distrito de Mercês!!! Parabéns, minha linda! Estou muito feliz por você!!!

  2. Psicologia ? Pr esperar um Reda ?
    Porque essa área vc vai depender de uma indicação . Ou abrir um consultório pra atender barato. E olhe lá se achar paciente. Ou então trabalhar no comércio como vendedora

  3. É válido o reconheciemento da nota na Redação ,está de parabéns Crislane!
    Todavia,por experiência e sem sentimentalismo, o alcance do sonhado curso dependerá das notas das demais materias (Ciências da Natureza,Ciências Humanas,Linguagens, Códigos e suas Tecnologias,Matemática e suas tecnologias),para o somatório da nota geral do Enem. Vai conseguir ,boa sorte !

  4. Carlos
    Ela nao vai precisar ralar pra estudar.
    Ela tem o essencial para o sucesso.
    Deus, esforço, dedicação e familia para apoia-la.
    A nós cabe ficar feliz por ela, e comemorar mesmo sem conhece-la.

  5. Parabéns para essa guerreira da roça! Nada de fazer filho e ser sustentada pelo dinheiro do contribuinte, que Lula distribui como se fosse dele, estudar e melhorar de vida é uma excelente meta. Algumas resolvem botar no mundo 10 filhos, um de cada pai, pra receber a bolsa família, vakinha e doação de terceiros.

  6. Parabéns jovem isso aí que é uma notícia boa .não a do jovem que tirou mil na redação que a tv Bahia mostrou se gabando e ainda falou filho de professora de redação .parabéns Cristiane sua nota foi maior do que esse daí que a tv Bahia mostrou pela sua dedicação e esforço

  7. Ela prestava atenção às aulas, fazia redações para treinar, estudava em casa… esse é o grande segredo da humanidade: sentar o traseiro e estudar, não tem como dar errado galera. Agora, quem fica no ova oba, sem prestar atenção às aulas, sem estudar em casa não pode querer um desempenho desses. Parabéns e sucesso, garota!!! Vc vai muito longe se continuar nesse caminho. Deus te abençoe!!

  8. Parabéns garota! São notícias assim que precisamos ler… tenho uma sobrinha que mora na cidade de Pé de Serra que tirou 920… é muito orgulho pra família a dedicação desses jovens.

  9. Parabéns!!!!
    Um orgulho para q rede pública, serve de exemplo para quem não acredita na capacidade do ensino público, realmente a excelência dos professores conta muito, mas além de tudo, a força de vontade pra enfrentar as barreiras, correr atrás e fazer dá certo.

  10. Parabéns!
    Crislane, estou feliz por você, de fato a dedicação e empenho nos faz alcançar as conquistas e vitórias. A educação é fundamental, o conhecimento estar introduzido dentro de nós para a vida toda. Não tenho dúvidas que você vai passar em psicologia. Parabéns, Deus lhe abençõe!

  11. Deus abençoe garota …. Sucesso …..vc és vencedora …. Orgulho dessa geração jovem , onde muitos não querem nada com a vida … Desejo todo o sucesso …DEUS TE ABENCOR SEMPRE ….. PARABÉNS

    1. Eli
      É um direito seu achar que o mercado estar “socado “ de psicólogos e não têm empregos. Mas, lembrando que cada um tem uma escolha é um sonho pessoal que não deve ser destruído e frustrado. Sou psicóloga, é muito bem resolvida em minha profissão. Formamos e temos que se capacitar e dar o melhor como profissional. E tenho certeza que essa garota vai fazer o mesmo, já temos noção pela nota do enem. Motivação e persistência!

        1. Acredito que com essa nota, será possível ingressar no curso de medicina, seja razão, esqueça a emoção, sem dúvidas o curso de medicina lhe trará um retorno profissional infinitamente superior ao curso de psicologia.

      1. Saúde Mental, eu não falei baseado em achismo, não falei eu acho. Falei uma realidade, quer queira quer não queira, fui realista. Se você está no mercado, você certamente sabe. E também não falei de você, falei da MAIORIA, se você se inclui na minoria, parabéns, levante as mãos aos céus todos os dias e agradeça por ser bem resolvida, mas INFELIZMENTE, essa não é a realidade de MAIORIIIIIIIIIIIA. ENTENDEEEEEEEEU? E sem dúvidas Crislane irá longe, muito longe. Aconselhei por conhecer a realidade de muitos que perdem a chance com uma nota alta e investem em cursos que não dão o retorno esperado.

  12. Se eu puder aconselhá-la: o mercada está socado de psicólogos, a maioria sem um bom emprego. Aproveite sua nota e faça um curso melhor onde você tenha retorno financeiro mais rápido. Não desperdice sua nota.

    1. Para quem é bom, o mercado tem ótimos salários, se não dê certo na iniciativa privada, vai para a pública. Agora mesmo tem vários editais abertos com vagas para psicólogos com salários que passam de 10 mil.

    2. Todas as áreas estão satiradas, o ensino superior avançou e a colocação é difícil, principalmente pra recém-formados, mas tem os concursos públicos, tem consultório particular, tem asseeeoria. Pode até demorar um pouco, mas consegue se colocar no mercado de trabalho. Meu filho concluiu biomedicina ano passado e já ficou empregado no laboratório onde estagiou. Tudo pode acontecer, principalmente aos que se dedicam, como essa jovem.

    3. Veja bem, Eli, pensei o mesmo que você no início da reportagem, porém, ponderei, se é o que irá fazer a Crislane feliz, é o que importa. Ela pode se destacar, se for o que ela realmente ama fazer. Se não for, ela pode mudar de curso, fazer uma prova para transferência interna de curso. Deixa ela seguir o coração dela. É verdade que o mercado está inchado, mas, é verdade também que saber ouvir os outros é um dom e ela deve seguir o dom que tem.

  13. É a qualidade do ensino de excelentes professores da rede pública. Seria preciso destacar os nomes de quem bem ensinou a está jovem. É preciso valorizar os professores

    1. Não querendo ser do contra, mais o problema não esta em que leciona, tanto na rede pública ou particular, o problema esta na preguiça dos jovens e adultos hoje de ler, querem encontrar tudo pronto no Google, e como teremos mais pessoas assim? Então não precisa divulgar os professores, precisa divulgar o segredo desse jovem, que tenho a certeza que não perde seu precioso tempo em bbb e derivados

      1. Parabéns, que Deus abençoe, o estudo é a nossa maior possibilidade de vencer na vida. Vá e vença , continue lutando pelos seus sonhos.
        E não pare. Os obstáculos foram feitos param serem vencidos.

        1. Parabéns, Crislaine! Estou torcendo muito para que você ingresse no curso que deseja na universidade pública. Continue estudando e não esqueça de fazer exercícios físicos também. Conselho de quem perdeu a saúde só estudando e trabalhando. Busque sempre o equilíbrio em tudo. Forte abraço!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade