Inspiração

Jovem da zona rural de Ouriçangas é aprovado em 6º lugar em medicina na Ufba

“Sou um jovem negro de origem simples. Mesmo com todas as barreiras consegui ser aprovado na maior universidade da Bahia", disse o estudante.

22/02/2024 às 20h21, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Natan Figueiredo de Souza - estudante aprovado em sexto lugar em medicina na ufba
Natan Figueiredo de Souza | Foto: Arquivo Pessoal

O sonho de se tornar um jovem médico no Brasil está cada vez mais próximo para Natan Figueiredo de Souza, de 18 anos. Estudante de escola pública da comunidade rural do Coqueiro em Ouriçangas, ele passou em 6º lugar no curso de medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) este ano. 

Filho de professora e de pai motorista, o estudante é exemplo e inspiração para muitos jovens negros advindos de periferias e comunidades do país. Somente na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ele obteve 960 pontos. 

Ao Acorda Cidade, ele falou sobre a importância de ter pessoas como ele, negro, jovem, de comunidades rurais em espaços de disputa de poder e ressaltou seu desejo para que outras pessoas se inpirassem com a sua história. 

“Sou um jovem negro de origem simples. Moro em uma cidade com menos de 10.000 habitantes e, mesmo com todas as barreiras, consegui ser aprovado na maior universidade da Bahia, no curso mais disputado e concorrido do Brasil. Espero que outras pessoas também possam seguir esse caminho. Sabemos que o curso de medicina é muito elitizado, e eu queria que minha história servisse como inspiração e motivação para que outros jovens em situações semelhantes também pudessem ser aprovados, não apenas em medicina, mas em outros cursos, para que possamos mudar a realidade do nosso país”, declarou.

Sem esquecer de quem lhe trouxe desde o começo o sonho de se tornar médico, ele agradeceu à família e aos amigos pelo apoio na jornada de estudos. 

“Gostaria de agradecer à minha família e a todas as pessoas que me apoiaram nessa jornada, principalmente à minha família por me apoiar no caminho dos estudos e por me proporcionar a oportunidade de alcançar essa aprovação”, afirmou. 

O tio de Natan, o Padre Gerson Figueiredo, Juiz Eclesiástico de Feira de Santana, também falou em entrevista ao Acorda Cidade, sobre o orgulho de ver o sobrinho conquistando o seu futuro em meio a tantas adversidades. 

“É um orgulho para nós da família, mas não é só isso, isso é pouco, seria até algo egoísta. É uma inspiração para tantos jovens que querem ter o seu sonho realizado. 6º lugar em medicina na Ufba quando você sabe que colégios de alto padrão, particular, estão buscando ao menos entrar em uma universidade pública a partir dos esforços de seus estudantes e de repente, esse sobrinho meu, muito inteligente, fala inglês fluentemente, assiste partida de futebol sendo narrado em inglês, ele é uma figura”, declarou. 

Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns de verdade ao jovem aspurante de médico Natan!
    Realmente uma maratona de estudos que apenas se iniciou. Você há é um herói, um grande guerreiro!
    A cor da pele é o berço onde nasceu só impulsionam sua carreira!
    Sou de interior, família humilde e origem branca com negra. Tenho uma filhota cursando medicina na univ federal de Petrolina.
    Garra, perseverança e muita Fé em Deus!
    Deus esteja srmpre com você!

  2. O problema não é passar no processo seletivo e sim conseguir manter a faculdade porque é muito caro,por isso a grande maioria dos médicos vieram de família rica.
    E sempre tem que ter um racismo velado como se negros não tivessem a capacidade

Mais Notícias

Card paralisação

Educação

Professores da Rede Estadual paralisam atividades por 48h a partir desta segunda-feira (29) em Feira de Santana

Nesta segunda-feira (29) também haverá uma manifestação, em frente ao Núcleo Territorial de Educação (NTE-19).

28/04/2024 às 14h45

Escola Municipal Diva Matos Portela

Feira de Santana

Dia da Educação: saiba como a tecnologia influencia na formação dos estudantes da rede municipal de Feira de Santana

Segundo a secretária de Educação, a presença da tecnologia, fez com que a frequência de estudantes se tornasse maior nas...

28/04/2024 às 13h46

Criança estudando

Educação

Estados e municípios terão R$ 579 milhões extras no Fundeb

Complementação da União ao Fundeb teve ajuste de contas referente a 2023. Valor a mais será repassado ainda em abril....

27/04/2024 às 07h48

Rede Municipal de Ensino

Educação

Com quadra esportiva, laboratórios e salas climatizadas, Escola Municipal é inaugurada no bairro Papagaio em Feira de Santana

O investimento feito pela prefeitura municipal é focado em garantir o desenvolvimento infantil além do ensino-aprendizagem de alunos.

26/04/2024 às 12h40

Programa Pé de meia

Educação

Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

MEC começou a pagar na quinta (25), a parcela de R$ 200 relativa à frequência às aulas no mês de fevereiro.

26/04/2024 às 07h13

Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA

Educação

Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA

O docente da rede estadual, que ficou entre os 35 finalistas provenientes de todas as regiões do país, concorreu com...

25/04/2024 às 17h09

image

Rádio acorda cidade