Educação

Estudante que passou em 1º lugar em Medicina na Ufba também foi aprovado na USP

Leonardo Lima mora em Simões Filho e ia à Salvador para estudar em cursinho; Estudante também foi aprovado na USP.

04/02/2024 às 12h11, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Leonardo Lima
Leonardo Lima | Foto: Reprodução/Bernoulli

Leonardo Lima foi aprovado em 1º lugar em Medicina na Ufba Crédito: Reprodução/Bernoulli
Ser médico. Esse é o objetivo que o estudante Leonardo Lima, 19 anos, tem desde 2022, quando estava no 3º ano do Ensino Médio. Uma meta que ficou mais próxima após um ano de cursinho em 2023 e a chegada do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na última quarta-feira (31), que o consagrou com a aprovação em 1º lugar em Medicina na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e com a 4ª colocação no mesmo curso na Universidade de São Paulo (USP).

Entre a decisão por Medicina e a aprovação, no entanto, o baiano teve que encarar uma rotina de estudos com alta carga horária e contar com a ajuda de colegas para chegar ao cursinho onde estudou, em Salvador.

“Eu estudava no Bernoulli da Pituba, mesmo morando em Simões Filho, porque consegui uma bolsa de 70% através da prova de bolsas deles. Contando com o que fazia em casa, estudava 10 horas por dia e dependia de carona dos pais de dois colegas: Luiz Guilherme e Maria Luíza. A mãe de Maria me levava e o pai de Luiz me trazia”, conta Leonardo.

Como curso começava às 13h e só terminava às 21h, seria inviável se deslocar diariamente para Salvador, principalmente, por conta da volta.

“Eu gastaria duas horas no transporte público, passando duas horas indo e duas horas voltando. Além de que, voltar a noite para Simões Filho é muito perigoso no ponto de ônibus e dentro do veículo. Sem as caronas, não conseguiria ir para o cursinho e estaria longe das notas que consegui tirar por conta das aulas”, assegura o estudante.

Entre os resultados, Leonardo conseguiu atingir médias altas como 980 da Redação, 958,6 em Matemática – que foi a maior do Brasil na disciplina – e 824,3 em Ciências da Natureza. Na média simples, que considera todas as disciplinas, o baiano ficou com 839. Ele lembra que, ao saber da nota final e da aprovação, teve um momento de êxtase com a família e também com amigos.

Leonardo Lima
Leonardo Lima | Foto: Reprodução/Bernoulli

“Eu estava em casa e, assim que abri o Sisu, pulei de alegria e contei para minha mãe, que me abraçou. Liguei para meu pai e todo mundo ficou muito feliz. Mandei mensagem para Luiz Guilherme para falar das aprovações na Ufba e a da Usp e a gente chorou muito. Compartilhei também com os meus dois melhores amigos. Depois disso, decidi estudar na USP e já tenho viagem marcada para São Paulo no fim de fevereiro”, relata.

Apesar da aprovação em grande estilo, Leonardo fez o Enem em duas oportunidades: em 2022, que foi o meu 3º ano do ensino médio, e em 2023, depois do seu primeiro ano de cursinho. Ele conta que, no período, teve que abrir mão de boa parte da vida social que tinha e só agora consegue aproveitar melhor a companhia dos familiares e de amigos próximos.

“Eu, na verdade, nunca fui uma pessoa de sair para a noite. Costumava almoçar e ir pro cinema com minha família. Porém, quando decidi começar estudar, reduzi a frequência de sair com familiares. Acabei dando menos atenção para minhas amizades por conta da rotina e do objetivo que eu queria alcançar. Porém, todo mundo entendeu bem. Agora, aproveito mais a companhia de todos”, completa.

Fonte: Correio

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade