Educação

Duas escolas da Rede Municipal de Ensino são inauguradas no bairro Gabriela em Feira de Santana 

As duas unidades escolares foram construídas do zero e possuem uma infraestrutura completa, beneficiando toda a população do bairro.

07/05/2024 às 14h38, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Atendendo a mais de 300 crianças de dois a cinco anos de idade, o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Elisabeth Gomes Martins (Cmei) e da Escola Municipal de Educação Infantil Evaldo Gomes Martins (Emei) foram inaugurados na manhã desta terça-feira (7), no bairro Gabriela, em Feira de Santana.

As duas unidades escolares foram construídas do zero e possuem uma infraestrutura completa, beneficiando toda a população do bairro. O Acorda Cidade acompanhou a entrega do Cmei e Emei e conversou com representantes e convidados que estiveram nas escolas que carregam a homenagem ao ex-secretário de Finanças Evaldo Martins e a sua mãe, a educadora Elisabeth Gomes.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Anaci Paim, além de oferecer segurança e educação, as escolas também garantem aos alunos refeição e conforto. Uma das unidades, o Centro Municipal Elisabeth Gomes também funcionará em tempo integral.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Vai atender a população de dois a cinco anos, o Cmei de dois a cinco e o Emei quatro e cinco anos. É uma demanda da comunidade local, nós temos escolas de primeiro a quinto ano e do sexto ao nono e agora contempla a população de outra faixa etária, o que ajuda a população a manter os filhos estudando no próprio bairro. Muitas mães não têm com quem deixar os seus filhos e no caso da Escola Elisabeth Gomes Martins é em tempo integral, então a criança faz as refeições na escola, entra pela manhã e sai a tarde com todas as refeições, banho tomado, passa o dia com conforto, tem a hora do soninho, tem as camas empilháveis para esse atendimento com todos os materiais, tem o uniforme, então aqui você oferece a criança conforto, educação e segurança”, disse.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Ana Lúcia Martins é esposa do ex-secretário Evaldo Martins, um dos homenageados na inauguração. Para ela, é de suma importância a concretização do nome do esposo em uma unidade de ensino, visto que também nesta terça (7), completou um ano de sua partida.

“Com essa escola nós vamos perpetuar o nome dele e eu fico muito feliz com isso. Gostaria de agradecer ao irmão dele, Colbert Martins. A educação é a base de tudo, hoje está sendo um dia difícil, hoje completa um ano da morte de Evaldo”.

Bruna Martins é filha de Evaldo Martins. Ela também reforçou o legado do pai que teve grande contribuição na política nos municípios de Feira de Santana e na capital baiana, Salvador.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Meu pai fez um legado muito lindo, desde jovem e sempre na linha honesta. O legado de meu pai é um legado de união, família, tudo o que ele construiu em Salvador foi mérito de trabalho e honestidade e essa homenagem que o meu tio está fazendo, é uma homenagem linda porque o que a gente depende hoje é da educação. Se não tiver educação, a gente não vai ter um crescimento para a cidade”.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

A dentista Eliane Martins é filha de Elisabeth Gomes e irmã de Evaldo Martins. Segundo ela, a inauguração de mais duas unidades de ensino no município é também a garantia da educação e contribui para o futuro do país. Ela também aproveitou para agradecer a homenagem feita pelo prefeito Colbert Martins aos familiares.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“É uma importância absoluta, nós sabemos que a educação é exatamente a solução para esse país. Então duas escolas de um nível de tempo integral estão sendo hoje inauguradas no bairro da Gabriela. Uma homenageando a grande educadora e querida, minha mãe Elisabeth Martins que teve um trabalho importantíssimo onde além de ser educadora ela fundou a creche escola Dagmar Silva, e também o meu irmão Evaldo Martins que prestou diversos serviços tanto em Salvador como em Feira de Santana. Então, o nome dos dois ficam imortalizados. Muita gratidão ao prefeito Colbert Martins da Silva Filho”, ressaltou.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Participando das cerimônias de inauguração, o Prefeito Colbert Martins também destacou que os investimentos aplicados nas unidades escolares são a garantia de um ensino de qualidade principalmente na primeira infância. Colbert também enfatizou o apoio de alguns vereadores na aprovação do orçamento municipal para a destinação de recursos para a construção de escolas, como o vereador Ron do Povo.

“Estamos investindo muito nas crianças a partir dos três anos de idade e o Cmei é um centro da primeira infância para permitirmos um atendimento amplo aqui na Gabriela para as crianças que nasceram depois da pandemia. Estamos fazendo essas duas entregas, são mais de 300 vagas, uma das escolas que é a Elisabeth Martins é também em tempo integral. O importante é ter qualidade e que as crianças possam ir para a escola mais cedo. Estamos distribuindo computadores para auxiliar na aprendizagem, é importante ter professores, ter uma alimentação adequada e ter ar condicionado que em breve terá. O vereador Ron é um daqueles vereadores que estiveram conosco o tempo inteiro investindo e esse orçamento que a prefeitura tem agora precisamos agradecer a alguns desses vereadores que convocaram uma reunião e que aprovaram um orçamento que nos permite pagar essas obras. Agradeço ao vereador Ron do Povo que foi um dos que nos ajudaram”, contou.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

O Vereador Ron que também é morador da Gabriela comentou sobre a defesa da construção de escolas garantindo também aos responsáveis, a oportunidade de trabalho. Para Ron, é gratificante contar com duas unidades em um único bairro.

“É muito gratificante receber esses dois equipamentos, autoria do prefeito Colbert Martins, onde eu resido na comunidade e vejo a necessidade dos moradores que precisam trabalhar e deixar seus filhos em escolas de qualidade de tempo integral para ter mais qualidade de vida e educação”.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Ilma Rosali Gonçalves é diretora do Cmei Elisabeth Gomes. Questionada sobre a estrutura da escola, ela garantiu que todos alunos, de dois a cinco anos terão alimentação, educação e descanso durante todo o dia, já que o centro funcionará na modalidade de tempo integral.

“Temos uma estrutura nova, é uma ansiedade do condomínio próximo a escola, o Solar da Princesa um ambiente com 10 salas que vai atender ao público de dois a cinco anos. Uma escola muito bonita, com uma estrutura belíssima e nós estamos ansiosos para atender esse público. Essa creche vem atender essa necessidade das mães que precisam trabalhar. A criança chega 7h45, às 8h ela recebe o desjejum e fica na escola até 16h30. Nesse período ela tem almoço, tem lanche reforçado. Temos parques, temos mochilas, fardamento, toda uma estrutura para receber essas crianças”.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Geane Soares tem uma filha que está matriculada no Cmei. Segundo ela, a implantação de unidades escolares no bairro podem facilitar a rotina dos pais, principalmente para aqueles que precisam trabalhar.

“A escola é muito importante porque para nós que não temos condições, os nossos filhos ficavam sem estudar. Hoje, temos essa escola. Estava precisando desse suporte para que a gente possa trabalhar”.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Elisabeth Gomes Martins está localizado na Rua Tradição. Já a Escola Municipal de Educação Infantil Evaldo Gomes Martins fica na Rua Bravo, ambos no bairro Gabriela.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A PREFEITURA PREFEITO NÃO ESTÁ SE ENCOMODANDO COM O MATAGAL ENCHENTE E INUNDAÇÕES EM RUAS DE BAIRROS A SUA PREOCUPAÇÃO E CONCENTRAÇÃO ESTA NA EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DINHEIRO PARA ENVESTIR NA EDUCAÇÃO CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS MUNICIPAIS TEM DE SOBRA SEM PRECISAR DE APROVAÇÃO DA CÂMARA DA CÂMARA DE VEREADORES AGORA PARA PAVIMENTAR RUAS DE BAIRROS COM ESCOAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA NÃO TEM DINHEIRO FICA CULPANDO A CÂMARA DE VEREADORES PORQUE NÃO APROVA O EMPRÉSTIMO PARA REALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS QUEM SOFRE E O POVO DE FEIRA VENDO SUAS CASAS SENDO ENVADIDA POR ÁGUA DE CHUVA OUTRA CONSIDERAÇÃO QUE DEVEMOS OBSERVAR QUE DINHEIRO PARA REALIZAR E ENVESTIR EM FESTA DE MICARETA TÊM DE SOBRA SEM PRECISAR DE EMPRÉSTIMO

  2. E assim se perpetua a linhagem aristocrática e provinciana de Feira… Com os nomes da elite em lugares públicos…

  3. Enquanto isso nas outras escolas não tem aula todos os dias por falta de professores, não tem uniforme, não tem cuidadoras para as crianças do grupo integral, não tem ventilador porque as salas não tem tomada e os equipamentos de ar condicionado não funciona porque não foram feitas as instalações por parte da Coelba.

  4. Homenagem mais do que justa ao meu saudoso amigo Evaldo Martins e a senhora Elizabeth Martins que era esposa do grande Colberzão Marins que era também meu amigo. Irmão e mãe do atual prefeito Colbert Martins e fiquei muito feliz por essas homenagens 👏👏👏

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade