Feira de Santana

Creche tem horário de funcionamento reduzido por falta de merenda escolar

De acordo com Marilucia Santos, mãe de um estudante, o funcionamento da creche só está sendo feito no período da manhã.

06/06/2022 às 12h45, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O Centro Municipal de Educação Infantil Antônio Carlos Machado, localizado no Conjunto Feira VII em Feira de Santana, está com o horário de funcionamento reduzido e segundo os pais de alunos é devido à falta de merenda escolar na unidade.

A reportagem do Acorda Cidade foi solicitada por mães, que relataram que não há previsão para reposição da merenda escolar. De acordo com Marilucia Santos, mãe de um estudante, o funcionamento da creche só está sendo feito no período da manhã.

“Não foi repassada a alimentação para os alunos. Hoje mesmo, só tem aula pela manhã porque não tem merenda, não tem alimentação. O que está acontecendo prefeito? O que está acontecendo secretária? Já disseram que não tem merenda pelo restante da semana e as professoras aqui estão fazendo o possível para segurar as crianças até pelo menos 11h”, disse.

Ao Acorda Cidade, a diretora da unidade, informou que a creche disponibiliza apenas de alguns itens da alimentação.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Silvia Bastos, também tem um filho que estuda na creche. Segundo ela, alguns professores estão adquirindo com recursos próprios, ingredientes para fazer o lanche dos estudantes.

“Eu tenho um filho aqui, e estou achando um grande absurdo tudo isso. Olha só o que estão fazendo com a educação dos nossos filhos, isso aqui é uma creche de tempo integral, manhã e tarde, porém já não vai mais ter aula no período da tarde porque não tem merenda. As professoras estão se unindo para comprar, tiram do bolso para comprar um tempero e fazer uma comida, e a prefeitura só manda biscoito, soja e não tem condições para uma criança ficar se alimentando apenas disso”, relatou.

Ao Acorda Cidade, a diretora da unidade, Mônica Santa Rosa, informou que a creche disponibiliza apenas de alguns itens da alimentação, mas já foi informada pela secretaria que o problema ainda está sendo resolvido.

“Realmente estamos passando por este problema, estão faltando alguns itens aqui na creche, alguns produtos essenciais na preparação dessa merenda para todas as crianças. Então por conta disso, não temos condições de funcionar de forma integral. A Secretaria de Educação já informou que está tentando resolver, temos aqui macarrão, arroz, leite, achocolatado, mas ainda faltam as proteínas, temperos, então enquanto não resolver a situação, só podemos continuar com a creche funcionando pela manhã”, explicou.

A secretária de Educação Anaci Paim disse ao Acorda Cidade que algumas empresas que oferecem os produtos alimentícios solicitaram readequação de preços e a prefeitura está em fase final de assinatura do aditivo.

“As empresas solicitaram reequilíbrio de preços em decorrência da licitação ter acontecido em 2019. Houve majoração de vários desses itens e alguns desses em que os valores foram alterados no mercado, as empresas reencaminharam para reequilibrar financeiramente o contrato. Mas, todas as situações estão sendo regularizadas exatamente para ter o fornecimento regular nas unidades escolares. As nutricionistas estão acompanhando para trabalhar com o cardápio alternativo enquanto alguns desses produtos não chegam a unidade escolar”, declarou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem tem filho com alguma dificuldade cognitiva ainda é mais complicado a prefeitura não manda cuidadores atrás salários tá uma desordem

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade