Educação

Coordenadores do colégio Thaiane Pinheiro destacam projetos implementados na instituição

O colégio atende crianças do berçário ao Ensino Médio; As matrículas estão abertas.

10/11/2022 às 17h03, Por Iasmim Santos

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Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade

O Colégio Thaiane Pinheiro, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, conjunto João Paulo, em Feira de Santana, está com as matrículas abertas. A equipe composta por variados profissionais e coordenadores destacou a importância de uma rede de apoio aos alunos e os diferenciais da instituição.

A professora e Diretora do Colégio Thaiane Pinheiro, Talma Pinheiro, contou ao Acorda Cidade que a instituição possui um público do berçário ao Ensino Médio.

Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade

“Eu venho falar da importância desse trabalho na comunidade de Feira de Santana e deixar registrado que as matrículas da escola estão abertas. Hoje temos o seguimento do berçário ao Ensino Médio. Durante o período de pandemia houve, um pouco, a quebra desse trabalho na base da educação infantil e do berçário. Esse ano a gente está com a retomada maior com esse seguimento que é a educação infantil, berçário e a ampliação maior do Ensino Médio, que para o próximo ano a gente terá novidades no turno vespertino abrindo novas vagas,” informou.

Talma Pinheiro relatou que durante o período de pandemia a escola enfrentou um desafio grande.

“Foi um processo de muitos desafios e de muitas expectativas, mas foi retomado com muita leveza, no sentido de trazer as aulas on-line no curto período de tempo, um replanejamento da parte pedagógica para que assim a gente pudesse atender aos nossos alunos e a comunidade de pais. No início de abril a gente retornou as aulas on-line, já trabalhávamos com a plataforma, já tinha uma equipe de formadores na instituição, uma equipe de excelência de trabalho que deu seguimento às aulas on-line e como foi um período de expectativa, um período que era tudo incerteza, a escola passou por esse momento e vem desenvolvendo esse trabalho. E agora com uma ampliação maior da retomada das matriculas para 2023,” revelou.

A instituição possui três prédios para faixas de idade diferentes.

“Como são três prédios, um prédio é para crianças de 4 meses (berçário) a 6 anos, que está sobre a coordenação de Claudia Cristina. O outro prédio que é o Fundamental I, vai dos 6 aos 10 anos. E o terceiro prédio que é o ensino Fundamental II, que está na coordenação de Layla Sampaio que vai dos 10 até os 18 anos, quando conlui-se o Ensino Médio. E para o próximo ano teremos o curso profissionalizante”, descreveu.

A psicóloga do colégio Thaiane Pinheiro, Cristiele Dantas, apresentou o programa socioemocional ‘Líder em Mim’ desenvolvido na instituição.

Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade

“Com o Ensino Fundamental I e a Educação Infantil são os professores que aplicam esse programa, mas estou no processo de coordenação e orientação desses professores. O programa foi de origem de Stephen R. Covey, fruto do livro ‘Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes’, e ele traz alguns hábitos para repensarmos a nossa postura enquanto estudante, enquanto pais responsáveis, um programa que engloba toda equipe, não só os alunos, mas os pais, funcionários. A gente teve todo o processo de formação no início quando foi complementado por volta de 2020, antes da pandemia já estávamos nos preparando com o programa socioemocional e quando veio a pandemia com os seus desafios e suas questões estávamos preparados apara atender os nossos alunos”, comentou.

O programa atende desde da Educação Infantil até o Ensino Médio.

“Na da Educação Infantil até o Fundamental II o programa traz o sete hábitos do fundador Stephen Covey. No Ensino Médio tem uma proposta diferentes que é a questão do projeto de Vida,” disse.

A psicóloga apontou que o período pandêmico deixou muitas sequelas, sendo o acolhimento essencial para os alunos e familiares.

“A desregulação comportamental a gente vem percebendo de uma forma muito exarcerbada, e por isso tratamos com um cuidado, o gerenciamento dessas emoções, porque foi um período atípico, no qual cada criança e adolescente passou por sua realidade dentro do ambiente familiar, então a gente recebe também essas crianças. Estamos preparados a dar esse acolhimento, amparo, cuidado, e o programa tem esse objetivo,” informou.

A Assistente Social da instituição, Flavia Pamponet, falou sobre a necessidade de identificarmos os conflitos no contexto escolar e familiar.

Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade

“A escola Thaiane Pinheiro vem somando com o Serviço Social, algo que apoia muito a gestão. E é sabido que dentro do contexto das escolas os conflitos que existem já são frutos de problemas vivenciados pelos estudantes e famílias, e o acolhimento tem sido essencial para cuidar das famílias e dos nossos alunos, considerando esse período pandêmico que salientou as questões de saúde mental, que se intensificou muito. Então a nossa escola tem mobilizado a equipe de atendimento multidisciplinar para uma escuta qualificada, acessível, a fim de enxergar esse aluno como um todo, buscando promover ações individuais, coletivas, com as famílias e que possibilite melhorias no seu ser social, educacional, proporcionando um atendimento qualificado às famílias e com isso, a gente promove ações preventivas que vão ajudar diretamente no desenvolvimento e no aprendizado desse aluno,” explicou.

Claudia Cristina, coordenadora Pedagógica, da Educação Infantil I ao Fundamental I, expôs a criação de um plano de contingência que foi desenvolvido pela instituição, a fim de detectar lacunas geradas ou intensificadas na pandemia.

Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade

“No período da pandemia entramos com um plano de contingência, a fim de perceber as lacunas na aprendizagem que foi perdida e fazer uma retomada. Então a gente retrocedeu e avançou para que essa aprendizagem fosse alinhada novamente. No início do ano foi feita uma avaliação com os alunos, para identificarmos os problemas, e fomos fazendo as atividades voltadas para essas necessidades que foram percebidas. Inclusive agora estamos fazendo uma nova retomada de avaliação para percebemos o que foi conquistado e o que ainda precisa ser conquistado,” abordou.

A escola integral é a escola em si, conforme apontou a coordenadora Claudia Cristina.

“A educação hoje é vista muito além da parte cognitiva, a educação de acordo com o alinhamento da BNCC o aluno deve aprender de forma global (emocional, aprendizagem, intelectual, espacial), e a escola em tempo integral é um modelo de educação hoje que é uma necessidade muito grande das famílias, na qual a criança passa um período de sete a nove horas na escola. E aí nós temos uma ampliação no turno oposto, onde essa criança passa primeiro por um acolhimento, já que passa o dia inteiro fora de casa, e tem as atividades que são propostas nesse turno, que é o apoio pedagógico, o esporte, projetos voltados para a base de valores, para a base de cuidados com o meio ambiente, então essa criança também passa por um diferencial nessa educação,” elencou.

Ao Acorda Cidade, a coordenadora destacou que a escola tem que se adequar a realidade atual da sociedade.

“Os pais trabalham fora, a mãe e o pai, em vez de deixar essa criança ou com uma pessoa que não seja adequada ou deixar essa criança na rua, o ideal é que ela esteja na escola,” orientou.

A Coordenadora Layla Sampaio, responsável pelas turmas do Fundamental II e Ensino Médio, apontou as reformulações que estão sendo realizadas no Ensino Médio.

Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade

“A gente sabe que o Ensino Médio vem tendo uma reformulação e o Thaiane vem se destacando. Desde o ano passado já tivemos mudanças para o Ensino Médio. Lá a gente já implantou os itinerários formativos, de Língua Portuguesa e de Matemática, a gente já tá trabalhando desde 2021 com esses itinerários. E com a reformulação que está vindo da BNCC a gente já trabalha com a parte do ‘Líder em Mim’ no Ensino Médio, ela é um pouquinho diferenciada, já focado no projeto de vida, com a intenção de trabalhar no aluno, formando-o para ser um profissional. Está vindo mais novidades para o próximo ano em relação ao Ensino Médio, como as nossas eletivas, vamos ter ampliação. Hoje já promovemos a parte de esportes, que não tem custo adicional para a família, e então já é um diferencial do próprio colégio, funciona em turno oposto, o aluno pode optar e estão vindo muitas novidades,” compartilhou.

As famílias são partes fundamentais do processo, conforme salientou a diretora do colégio, Talma Pinheiro.

“A gente realmente reúne as famílias, professores, colaboradores, para o planejamento desse projeto pedagógico. É parte fundamental. E a gente precisa dessa parceria da família para fazer um trabalho onde todos possam ter sua participação,” disse.

A Coordenadora Administrativa, Débora Carvalho, informou ao Acorda Cidade que as matrículas da instituição estão abertas desde de agosto.

Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade

“Primeiro a gente abre o nosso programa interno ‘Bolsas Solidárias’ para toda a comunidade. A gente tem um edital interno da escola, não tem convênio com nenhuma outra instituição. Com esse programa, além dos pais da casa, os pais de fora podem se inscrever. Os alunos fazem uma prova, e depois fazemos uma análise da condição econômica. Aí depois de toda essa análise temos o processo de matrículas, por isso, que abrimos bem cedo, em agosto normalmente a gente já começa a organizar para estarmos fazendo isso, e logo em seguida abrimos as matrículas normais, gerais, que neste ano abrimos dia 19 de setembro,” detalhou.

Talma Pinheiro relembrou que para o turno Vespertino o colégio está dando descontos, após o encerramento das Bolsas Solidárias.

“Para o turno vespertino estaremos dando desconto nesse processo de matrícula. Abrimos novas turmas para o Fundamental II e Ensino Médio e para o Fundamental I. Então encerrou-se o processo da Bolsa Solidária e abrimos descontos para novas turmas,” disse.

A coordenadora Débora Carvalho destacou que o colégio está sempre divulgando promoções de matrículas pelo Instagram da instituição.

“Todos os sábados, durante os plantões de matrículas, sempre de 08h às 14h a gente lança promoções. Então é interessante ficarem ligadinhos. Temos sempre um diferencial nas matrículas, tanto para os da casa quanto para os de fora. E quem tiver interesse de conhecer mais a instituição, não só sobre a parte financeira, mas para nos visitar, conhecer e conversar com toda a equipe, conhecer a rotina da escola e saber se faz sentido para a família”, frisou.

Para mais informações, acesse o site clicando aqui. Ou visite o Instagram do Colégio Thaiane Pinheiro.

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