Feira de Santana

Contratação de auxiliares para a Educação Infantil em Feira de Santana tem crescimento exponencial, afirma secretária

Segundo Anaci Paim, além da contratação, o profissional também precisa passar por um curso de capacitação.

14/09/2023 às 11h02, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Secretária de Educação
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Na última terça-feira (12), a Associação de Mães e Pais de Autistas (Ampa) de Feira de Santana, realizou uma manifestação na sede da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), diante da falta de auxiliares em sala de aula.

Segundo os pais, os filhos estão sendo impedidos de frequentar as unidades escolares, pois não há profissionais para cuidar das crianças que possuem algum tipo de deficiência.

A Secretaria de Comunicação Social informou que mais de mil cuidadores e auxiliares atuam na Educação Especial da rede municipal de Feira de Santana, dando todo o suporte na rotina escola dos estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação.

A reportagem do Acorda Cidade conversou com a secretária municipal de Educação, Anaci Bispo Paim. Ela informou que as contratações estão sendo exponenciais, pois as buscas por parte de pais, têm crescido constantemente.

“No início do ano, a necessidade era em torno de 700 auxiliares, acredito que beirava cerca de 680, mas agora ampliou para 1.050. Nós já contratamos mais de 850 profissionais, então o crescimento é exponencial, este crescimento está sendo contínuo e permanente. Se tivéssemos pelo planejamento do início do ano aquela mesma previsão, já teríamos atendido 100%, porém a cada dia que passa, cresce a procura em nossa rede”, pontuou.

Segundo Anaci Paim, além da contratação, o profissional também precisa passar por um curso de capacitação.

“Este profissional é obrigado a participar do Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins, lá uma equipe é responsável pela formação destes estagiários, além de serem avaliados em seu desempenho. Nós não temos condições de fazer uma previsão de quantos estudantes vamos receber no ano de 2024, precisamos considerar o que já temos, mas realmente este crescimento é constante”, avaliou.

Leia também: Associação de Mães e Pais de Autistas realiza manifestação na sede da Secretaria Municipal de Educação

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na verdade, existem muitos estudantes Universitários querendo estagiar. O problema está no valor salarial pago.
    Quem quer estagiar o mês inteiro para receber 510 reais? Esse é o valor pago pela Prefeitura de Feira. Aí paga l vale transporte em Cartão, e aí acha que estão pagando muito. Um absurdo.

  2. Eu me ofereço como voluntária, sou pensionista e preciso ocupar meu tempo, fiquei viuva e moro sozinha se estão mesmo precisando me contate por email

  3. Ainda que haja um Crescimento na procura, isso não justifica esse descaso. Minha filha foi matriculada já com o laudo, e até a presente data não frequenta por falta do auxiliar. E muitas outras estão na mesma situação. O quantitativo já existente não foi atendido em 100% como diz a secretária. O que se vê é muita falácia

  4. CADÊ PREFEITO COLBERT O CUMPRIMENTO DA LEI FEDERAL N°13.146/2015 ?
    UM desrespeito muito grande. Tudo que eu quero é que seja respeitado o direito da minha filha autista, que estuda na Escola Municipal Godofredo Filho. Não culpo os professores nem os profissionais da escola. Eles fazem o que podem, mas sem o auxílio de um moderador é praticamente impossível. E esse não é um caso isolado. Há muitas mães que não têm como correr atrás de uma decisão judicial. Aí o tempo passa, e o prejuízo para o aprendizado da criança vai ficando cada vez maior.

  5. Boa tarde! Eu Não Conseguir Vaga Pra meu filho Autista na Creche Por Falta De Auxiliar e A direitora Fala Que tem Que coloca o nome na lista de espera lista essa que nunca chega. No seu filho. E fora que na sala de aula so é permitido ter 2 criancas especial por turma eu queria entender onde esta a INCLUSÃO que tanto falam.

    1. Feira de Santana Bahia secretaria municipal de educação existe uma sala específica aonde Anaci Paim fica que é chamada de sala das Demissões

  6. Na escola da minha não tá tendo professor e não tem estagiária tem crianças com deficiência que estão em casa por falta de pessoas para ficar com eles . Ela nao quer falar a verdade.

  7. Meu filho só está indo 3 vezes na semana, e agora tem 2 professoras mais uma auxiliar
    E mesmo assim não mandam eu levar meu filho todos os dias, grupo-4
    Escola José Martins Rios

  8. Se tá contratando porque não tem aula para eles desde o início do ano? Meu filho só tem aula dois dias na semana e outros não tiveram aula esse ano ainda.

  9. Feira de Santana Bahia o nome de Anaci Paim ágora vai se chamar Demissão ela ficar demitindo os padrinhos do prefeito e os padrinhos de José Ronaldo infelizmente isso anda acontecendo na secretária sendo que muitos que trabalham la são pai e mãe de famílias que precisam dos seus emprego para botar comida dentro de casa e apagar as dívidas no final do mês e pagar pensão alimentícia

  10. Boa tarde, faça uma matéria com esses contatados para constatar as condições de trabalho e salariais. Muitos solicitarão exoneração logo em breve.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade