Economia

Seis hábitos financeiros para começar agora

Para ter uma vida financeira saudável é fundamental começar com pequenos hábitos

28/02/2023 às 10h04, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Economia, Moeda Real,Dinheiro, Calculadora
Foto: Marcelo Casal Jr;/ Agência Brasil

Todo brasileiro já ouviu a frase de que o ano só começa oficialmente depois do carnaval. Então chegou a hora de colocar ação nos seus planos e metas financeiras. Um estudo realizado pela Universidade de Scranton, nos EUA, mostra que apenas 8% das pessoas conseguem levar adiante suas promessas de fim de ano. Ainda bem que nós brasileiros temos uma segunda chance, já que, para muitos, o ano aqui só começa após o carnaval. A Provu, fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal, traz seis hábitos financeiros para você colocar em prática agora e conquistar os seus objetivos.

Tenha metas e objetivos financeiros
Pegue aquelas resoluções de fim de ano e coloque em prática. Caso não tenha nenhuma, comece planejando algo que você queira e tenha como meta. Essa é uma ótima maneira de cuidar melhor do seu dinheiro antes de gastá-lo com o que pode não ser útil no momento.

Anote todos os gastos
Após planejar as metas e objetivos financeiros, anotar as despesas em uma planilha ou caderno é fundamental para conseguir saber realmente para onde vai o dinheiro e, dessa forma, conseguir avaliar melhor o que pode ser economizado.

Uma dica é pegar o seu extrato do mês e dividir suas despesas em duas categorias. A primeira para despesas fixas, como aluguel, contas da casa e cartão de crédito, e a outra para despesas variáveis, que são as comidas fora de casa, as compras no shopping, entre outras.

Poupe antes de gastar
Depois de separar a planilha em despesas fixas e variáveis, adicione nas despesas fixas um valor para guardar ou investir, e comprometa-se a guardar como se fosse o pagamento de uma conta. Mesmo conseguindo poupar pequenas quantias, a longo prazo elas irão fazer diferença.

Troque sua dívida cara por uma mais barata
Dívidas caras como as do cartão de crédito e cheque especial podem ser trocadas por outras mais baratas, como a de um empréstimo pessoal, por exemplo, que oferecem taxas mais atrativas e personalizadas e também possuem flexibilidade para meios de pagamento, ajudando a diminuir a sua dívida e terminar ela mais rápido.

Fuja das compras por impulso
As compras por impulso, podem ser um grande desperdício de dinheiro. Se por um lado poupar pequenas quantias fazem a diferença, gastar pouco, mas em grande quantidade, pode gerar prejuízo lá na frente. Por isso, antes de comprar, pare, analise e pergunte se você realmente precisa daquele produto e/ou serviço. Após isso, veja se o preço também vale a pena e se combina com o seu bolso.

Estude finanças e comece a investir
Busque aprender sobre investimentos de pequeno risco e também entender como o mercado financeiro funciona. Poupar e investir o seu dinheiro é fundamental para quem quer uma vida financeira saudável. Seu “eu do futuro”, agradece.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade