Dom Itamar Vian

Você tem medo de que?

É a luta que dá dignidade a uma vida. E Deus, nem sempre nos livra do medo, mas nos dá forças para superá-lo.

03/05/2023 às 13h52, Por Dom Itamar Vian

Compartilhe essa notícia

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O medo é o mais antigo companheiro da pessoa humana. Todos sentimos, certa inquietação, diante de um perigo ou ameaça aparente ou real. Por isso, o medo é importante para a preservação da vida humana e deixa a pessoa em estado de alerta acionando seus recursos defensivos e ofensivos.

AS CAUSAS do medo podem ser decorrentes de problemas de ordem econômica, como a fome, miséria, falta de moradia e desemprego; medo decorrente de catástrofes, como desastres ecológicos, inundações, rompimento de barragens; medo de discriminações, como o racismo; medo da violência, assaltos, acidentes. Os medos mais comuns são: da pobreza, da doença, de que filhos se envolvam em drogas, da solidão, da calúnia, da velhice e da morte.

ALÉM DESSES, dois outros medos têm muita influência na vida de algumas pessoas: a crítica e o fracasso. Se tivermos medo da crítica e do fracasso, teremos dificuldade de tomar decisões, muito embora saibamos que podemos errar. A possibilidade de erro, bem como o fato de pensarmos que estamos sendo avaliados, não devem impedir nossas decisões. Somos livres para assumir a responsabilidade pela nossa vocação, profissão e direção de nossa vida.

O MEDO e as forças negativas perturbam a harmonia da pessoa humana. Toda vez que nos omitimos ou fugimos de assumir responsabilidades, nosso medo torna-se maior. Por outro lado, sempre que enfrentamos as dificuldades – independente do resultado – cresce nossa confiança e autoestima. Não temos a obrigação de vencer sempre, mas de lutar. É a luta que dá dignidade a uma vida. E Deus, nem sempre nos livra do medo, mas nos dá forças para superá-lo.

NUNCA é cedo ou tarde demais para posicionar-se. Dentro de cada um de nós vai sendo tecida uma história de medo ou coragem, de conformismo ou superação, de covardia ou heroísmo. E nem faltarão vozes negativas, afirmando que não vale a pena. Tudo vale a pena, tudo se torna viável quando não aceitamos os limites da rotina, do conformismo ou da sensação de que é tarde demais.

DEIXE que Deus assuma as rédeas de sua vida. “O Senhor é minha luz e salvação: de quem terei medo? O Senhor é a proteção de minha vida: perante quem eu temerei” ( Sl 27,l). A frase: “Não tenham medo” figura dezenas de vezes no Evangelho. Jesus nos anima ao afirmar: “Não tenham medo. Eu estarei com vocês todos os dias” (Mt 28,20). “Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize” (Jo. 14,27).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade