Dom Itamar Vian

A bagagem da vida

Para alguns, a bagagem, é pouca e simples. Para outros, é enorme e complicada, mesmo que a viagem seja breve e por pouco tempo

08/04/2024 às 16h17, Por Dom Itamar Vian

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

A sensação de quem desce de um voo de avião, e não encontra sua bagagem, mesmo que tenha toda possibilidade de resgatá-la, é muito desagradável. A bagagem da vida, porém, não é guardada em malas e nem carregada em carros, nem na mochila dos ombros. É a bagagem de uma vida rica de sentido e de valores humanos e cristãos.

A MOBILIDADE de pessoas, hoje, movidas por diferentes motivos, aumenta sempre mais. Às vezes, é uma semana pesada de trabalhos que reclama uma saída para praias, fazendas… Outras vezes, são negócios que obrigam viagens próximas ou distantes. Não podemos ignorar as necessidades primárias de nosso vestir, de nossa higiene pessoal. A bagagem, em nossas viagens é sempre necessária para o mínimo de conforto.

PARA ALGUNS, a bagagem, é pouca e simples, mesmo que a viagem seja longa e por muito tempo. Para outros, é enorme e complicada, mesmo que a viagem seja breve e por pouco tempo. Há bagagens de todos os jeitos, que revelam a mentalidade dos viajantes. Um intelectual vivia lendo livros e não saia sem levar sua minibiblioteca na bagagem. A obsessão por livros era tanta que, facilmente, esquecia roupas, calçados e material de higiene.

OUTRO viajante entulhava seu carro de tudo o que era possível, incluindo na bagagem o seu cachorro de estimação. Num entardecer, indo para um lugar de descanso, perdeu o controle do carro e desceu ladeira abaixo causando a morte de seu cachorro. Alguém viu o acidente e foi ao encontro para socorrê-lo. Lá estava o acidentado gritando: “Perdi meu cachorro!” O desconhecido, que o socorria perguntou: “Estás vivo?”. “Sim! Mas perdi meu cachorro”, respondeu o acidentado.

É NECESSÁRIO, porém, ter uma visão mais ampla da existência humana. Nossa vida não é somente trabalho, produtividade e bens materiais. A família, os amigos, a Igreja, a natureza, o silêncio, a meditação, o lazer, o esporte são valores indispensáveis ao ser humano. Essa bagagem nos dá segurança e garantia na viagem da existência, com a qual podemos nos apresentar diante de Deus.

PORTANTO, no caminho da vida, precisamos de uma bagagem que não se perde, nem deprecia. É fundamental acolher a sugestão de Jesus Cristo: “Não ajunteis tesouros para vós aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões assaltam e nem roubam. Pois, onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6,19-21).

Dom Itamar Vian
Arcebispo emérito
[email protected]

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade