Dom Itamar Vian

A Festa da Micareta

“O coração é teu, pode chorar, mas o rosto é dos outros, você deve sorrir.”

15/04/2024 às 09h07, Por Dom Itamar Vian

Compartilhe essa notícia

Parangolé Micareta_ Foto Iasmin Santos Acorda Cidade
Foto: Iasmin Santos/Acorda Cidade

Festejar faz parte da natureza. Muitos dizem: Meu cachorro de estimação faz festa quando chego em casa, o papagaio canta e chama meu nome, a natureza festeja a chegada da chuva…A primavera é a maior festa da natureza! Realmente, a dimensão festiva, é inerente a esse universo criado por Deus. A alegria faz bem à saúde das pessoas!

A PESSOA humana, envolta em atividades e preocupações, mais do que outros seres criados, necessita festejar. Tem o direito de viver com alegria.  Hoje, uma das observações feitas por psicólogos, refere-se ao roubo da alegria de viver, que parece ser um dos mais sérios prejuízos à convivência humana. Por que andamos tão sérios, estressados, com rostos fechados, de mau humor, nervosos e criticando a todos? O que nos rouba a alegria de viver?

NÃO SOMOS somente razão, trabalho ou, um corpo mecânico. Nossa vida implica em muitos compromissos e sofrimentos, porém, não podemos deixar de dar a devida importância ao direito de festejar. A dimensão festiva é um direito da vida humana e deve acontecer, com dignidade e respeito, em todas as circunstâncias. A alegria é sempre contagiante e possibilita a capacidade de aproximar pessoas; a tristeza, ao contrário, tende a distanciar e isolar.

CADA UM de nós projeta luz e sombra no ambiente em que vive e trabalha. Cada um de nós é uma manhã ensolarada ou, um dia cheio de nuvens. Carregamos o bom ou o mau tempo dentro de nós. Um ditado popular afirma: “O coração é teu, pode chorar, mas o rosto é dos outros, você deve sorrir.” Infelizmente, até em ambientes religiosos, encontramos profetas da amargura. O cristão, porém, deve ser apostolo da alegria.

UMA OCASIÃO para expressar a alegria é a Micareta. Como é bonito ver famílias reunida sem seus lares, em praias, em chácaras e em fazendas. Mas também, é bom ver milhares de pessoas dançando, gritando e pulando nos blocos e nos camarotes. Outros grupos vão fazer uma festa religiosa, no silêncio e na oração, participando de Retiros Espirituais e do Vem Louvar. Você pode, também, aproveitar o tempo da Micareta para ler um bom livro.

A BÍBLIA fala muitas vezes em festa e alegria: “Servi ao Senhor com alegria” (Sl. 102,2); “A esperança dos justos é alegria” (Pr. 10,28); “Para que vossa alegria seja completa” (1Jo. 1,4); “A vossa alegria ninguém poderá tirar” (Jo. 16,22); “Tomavam suas refeições com alegria” (At. 2,45); “A minha alegria é também a vossa” (2Cor. 9,7). “Alegrai-vos sempre no Senhor, repito alegrai-vos” (Fl 4, 4).

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade