Dom Itamar Vian

Valor da benção

Mas, o que significa ser abençoado por Deus?

10/01/2024 às 11h08, Por Dom Itamar Vian

Compartilhe essa notícia

Foto: Freepik

Como é bom bendizer! Como é bom abençoar! Deus te abençoe, meu filho”; Deus te abençoe meu irmão (ã)”; “Abençoa, Senhor, as famílias, amém”! “Dai-nos a bênção, ó Mãe querida, Nossa Senhora Aparecida”; Essas são algumas das expressões ouvidas, diariamente, que testemunham o valor da benção em nossas vidas. Mas, o que significa ser abençoado por Deus?

A BÍBLIA fala, com frequência, (cerca de 400 vezes) a palavra “benção” que significa paz, alegria, felicidade e vida. Além disso, abençoar alguém, na Bíblia, é conceder à pessoa tudo o que necessita para cumprir uma tarefa particular ou uma missão que Deus lhe confia. Era tão importante a bênção de um pai entre os hebreus, que, mesmo quando Isac abençoou erradamente a Jacó, ao invés de abençoar a Esaú, manteve a sua bênção. Mas, reservou uma benção especial para o filho prejudicado.

A HISTÓRIA de Israel é a história da bênção prometida a Abraão: “Eu te abençoarei e tu serás uma fonte de bênçãos. Abençoarei aqueles que te abençoarem” (Gn. 12, 2-3). A fonte de toda benção é Deus, que fez todas as coisas e abençoou suas criaturas. E a Igreja dá a bênção invocando o nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo e fazendo, habitualmente, o sinal sagrado da cruz de Cristo.

A MISSÃO de Jesus foi marcada por inúmeros gestos de bênçãos: Apresentaram-lhe crianças para que as tocasse. Os discípulos repreenderam os que fizeram isso. Jesus não concordou com eles, chamou as crianças para perto de si, “e as abençoou, impondo-lhes as mãos” (Mc. 10,16). E, terminada sua missão, chegada a hora de voltar para o Pai, Jesus levou os apóstolos para Betânia e, “levantando as mãos, os abençoou. Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi arrebatado ao céu” (Lc. 24,50-51).

BISPOS, presbíteros e diáconos são chamados, por ofício próprio, a abençoar. Todos os batizados podem, também, abençoar, particularmente, avós, pais, padrinhos e madrinhas. Em muitas famílias existe o costume de pedir a bênção pela manhã, ao sair de casa, ao voltar e ao dormir. Tomar ou oferecer a bênção é desejar que a pessoa fique livre de todos os perigos, tenha êxito, saúde e paz. Que avós, pais e padrinhos continuem esse belo costume de abençoar netos, filhos e afilhados!

DEUS ensinou a Moisés como abençoar: “O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça! O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz”. E disse ainda: “E assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei” (Nm. 6, 23-27). “Abençoai os que vos perseguem; abençoai-os e não os amaldiçoeis” (Rm.12-14). Somos, por isso, chamados a transmitir a todos essa bênção.

Dom Itamar Vian
Arcebispo emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade