Dom Itamar Vian

Um Profeta Corajoso

“Foi enviado por Deus um homem chamado João. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz” (Jo. 1.6-8).

23/06/2023 às 08h17, Por Dom Itamar Vian

Compartilhe essa notícia

Foto: Pixabay

No dia 24 de junho celebramos a festa do nascimento de João Batista. (Chama-se Batista, porque batizava). É um dos santos mais populares no Brasil! Mas, quem foi esse profeta e por que tanta devoção a esse santo? Conforme afirmam o próprio Jesus, ele é o maior entre todos os profetas: “Eu vos garanto que dentre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João Batista”. (Mt. 11,11).

O NASCIMENTO de João Batista aconteceu por intervenção direta de Deus. Zacarias e Isabel “não tinham filhos, pois Isabel era estéril e os dois, de idade avançada” (Lc. 1-7). Zacarias estava a serviço do templo quando, de repente, apareceu-lhe o anjo Gabriel e diz que ele e Isabel teriam um filho e revela, também, o nome da criança. “Seu filho se chamará João” (Lc 1,57-66). (João significa: Deus é misericordioso e bondoso).

DEUS escolheu João Batista, para ser o precursor de Jesus. Recebeu a missão de preparar o caminho do Senhor. Batizava no rio Jordão e anunciava o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados. Batizou o próprio Jesus. Sua pregação abalou toda a Judéia. Muitos – fariseus e doutores – o rejeitaram; outros o tinham como um possesso de demônio.

MUITA gente vinha a João Batista e perguntava: O que fazer para receber o Batismo? As respostas dele eram diretas. Ao povo simples, dizia: “façam partilha, quem tem duas túnicas, dê uma. Aos poderosos e cobradores de impostos, “parem de roubar, não cobrem mais do que foi estabelecido” e aos soldados,“ não cometam violência, não maltratem a ninguém emantenham a ordem”!

JOÃO BATISTA foi um profeta corajoso. Enfrentou Herodes e o recriminou por viver em adultério, dizendo-lhe abertamente: “Não te é licito viver com a mulher do teu irmão” (Mc. 6-18). Essa coragem o levou à prisão e depois à morte. Sempre foi coerente e fiel no cumprimento de sua missão.

LEMOS na Bíblia: “Foi enviado por Deus um homem chamado João. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz” (Jo. 1.6-8). Esse é o sentido simbólico da fogueira de São João. Os profetas de hoje nos mantém atentos para a verdadeira luz que é Cristo. E todos nós, somos também, chamados a sermos profetas corajosos, luz do mundo, preparando os caminhos do Senhor na família, no ambiente de trabalho, na sociedade e na Igreja.


Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade