Dom Itamar Vian

O que é um milagre?

Só Deus pode realizar milagres ou permitir que os outros o façam em Seu nome.

30/05/2023 às 11h12, Por Dom Itamar Vian

Compartilhe essa notícia

Foto: Arkira by Getty Images

Desde os tempos imemoriais, a humanidade foi seduzida pelo fantástico, pelo milagre. O ser humano sempre gostou de assistir a feitos miraculosos: ver um morto ressuscitar, contemplar o rosto feliz de um cego de nascença enxergando, transformar a água em vinho… É um desejo humano compreensível!

O MILAGRE é suspensão das leis da natureza. Só Deus pode realizar milagres ou permitir que os outros o façam em Seu nome. O primeiro de todos os milagres foi a criação do Universo e da Vida. Quem cria do NADA também pode mandar o mar se abrir, o sol parar, um morto ressuscitar e o cego ver. O maior de todos os milagres foi a Ressurreição de Jesus.

A BÍBLIA nos apresenta muitos milagres. No Antigo Testamento, podemos mencionar: Moisés abre o mar para os Hebreus passarem e faz correr água do rochedo; Josué manda o sol parar; Elias e Eliseu realizam a multiplicação do pão e cura de leprosos. No Novo Testamento, conhecemos os milagres de Jesus: transformação da água em vinho, nas bodas de Canã; cura de 10 leprosos; do cego de nascença; a ressurreição da menina, do jovem e de Lázaro; a multiplicação dos pães….

HOJE, também, acontecem muitos milagres, particularmente, nos lugares onde Nossa Senhora apareceu: Lourdes, na França; Fátima em Portugal; Guadalupe no México; Aparecida no Brasil e outros… Deus, também, realiza milagres através dos santos, como Santa Dulce dos Pobres que realizou a cura de Cláudia Cristiane dos Santos, que teve hemorragia incontrolável após o parto. Outro milagre, foi a cura da cegueira do maestro José Mauricio B. Moreira.

O EVANGELISTA João evita falar em milagres, prefere a palavra sinais. Isso corresponde ao modo de agir de Jesus. Os seus milagres significam que o mal está sendo vencido: Os cegos vêem, os mudos falam, os surdos ouvem, os paralíticos andam, os pobres são evangelizados. Restituir a vida em sua plenitude era seu objetivo. Esses são os sinais do Reino de Deus.

NA CAMINHADA da fé, o milagre não tem muita importância. Os que têm fé não precisam de milagres, e, para os que não têm, nem o milagre adianta. O cristão percebe os sinais de Deus ao longo do caminho. Francisco de Assis dizia que o Universo era um templo onde percebia a voz e os sinais do Criador. É a sensibilidade do ser humano que revela a presença de Deus.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade