Dom Itamar Vian

O perdão cura?

O perdão é um “medicamento”, uma “vacina” eficaz para prevenir, tratar e curar doenças.

19/02/2024 às 11h54, Por Dom Itamar Vian

Compartilhe essa notícia

Foto: Ilustrativa

Promovida pela Arquidiocese de Feira de Santana, no próximo domingo, 25, acontece a décima Caminhada do Perdão. O evento faz parte do Calendário Religioso da cidade e, sempre é realizado no segundo domingo da Quaresma. É uma grande celebração penitencial que reúne milhares de pessoas. Visa promover o perdão em nós mesmos, nas famílias, nos ambientes de trabalho e na sociedade.

COM CERTA frequência sofremos calúnias, ingratidões, injustiças, agressões físicas e morais na família, no trabalho, na comunidade e na própria Igreja. Ficamos feridos, com mágoa, raiva, ódio, revolta, decepção, tristeza e ressentimentos. Sofremos e perdemos a paz interior. É preciso curar essas feridas para recuperar a saúde física, emocional e espiritual. O tratamento foi recomendado por Jesus Cristo, o melhor médico e psiquiatra: É o perdão.

O PERDÃO, sem dúvida, cura muitos males em nossa vida. Perdoando a pessoa que nos ofendeu, podemos alcançar a cura de doenças, principalmente, as que foram causadas pela raiva, pelo ódio e desejo de vingança que sentíamos. O perdão é um “medicamento”, uma “vacina” eficaz para prevenir, tratar e curar doenças. É a melhor recompensa que podemos dar a nós mesmos. Essa verdade, nos últimos anos, foi comprovada pela ciência.

JESUS falou muitas vezes que devemos perdoar. Além disso, somos desafiados a rezar pelos inimigos. Na oração do Pai Nosso, nos ensinou a dizer: “Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido” (Mt 6,12). O exemplo mais emocionante de perdão, foi dado por Jesus na hora de sua morte no alto da cruz. Ele olhou para seus algozes e suplicou: “Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem” (Lc 23,34).

EMBORA seja de cunho pastoral e evangelizador, a Caminhada do Perdão, hoje, com a colaboração de pessoas e empresas, que fazem doações para a sua realização (material de apoio, estrutura, divulgação), tornou-se, também, um meio de ajudar obras sociais. As doações e a renda são aplicadas em instituições que prestam serviço de promoção humana e assistencial no âmbito da Arquidiocese, como: Dispensário Santana, Fazenda da Esperança, Centro Social Mons. Jessé…

“A CAMINHADA do Povo de Deus, de Jesus e do Perdão é, sem dúvida, uma expressão muito bonita e forte da penitência que a Igreja faz durante a Quaresma. É um gesto concreto de conversão e celebração pública daquilo que nós acreditamos. Precisamos restabelecer nossa amizade com Deus, com todas as pessoas e conosco mesmos. É perdoando que recebemos em troca saúde, alegria, paz, felicidade e a eternidade no céu.” (Dom Zanoni Demettino Castro).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade