Dom Itamar Vian

Livro das Respostas

A bíblia é a história da amizade de Deus com a humanidade. É alimento espiritual das famílias.

05/09/2023 às 14h14, Por Dom Itamar Vian

Compartilhe essa notícia

Foto: Pixabay

O mês de setembro é dedicado à Bíblia. Tem como objetivo motivar e incentivar pessoas e famílias a ler, conhecer e viver a Palavra de Deus. É um conjunto de 73 livros escritos durante séculos. É o maior bestseller de todos os tempos. Um livro, permanentemente novo, onde podemos encontrar respostas necessárias para descobrir o sentido de nossa vida e o caminho certo da salvação.

SÃO MUITAS as curiosidades que cercam a Bíblia. É composta por 773.693 palavras e 3.566.480 letras, dividida em 1.189 capítulos e 31.000 versículos. São três os idiomas básicos da Bíblia: Hebraico, Aramaico e Grego. Nela figuram 3.573 promessas e a frase “não temais”, com algumas variantes, aparece em 366 oportunidades, uma para cada dia do ano. O livro sagrado dos cristãos já foi traduzido em mais de 2.500 idiomas.

NUM MUNDO, onde milhões de palavras são transmitidas por segundo, e quando as mensagens de hoje, pouco valerão amanhã, é sempre conveniente lembrar que existem palavras eternas. Jesus disse: “As minhas palavras não passarão” (Mc. 13,31). Ele, também, admoestava seus ouvintes com esta pergunta: “Ainda não lestes as Escrituras ?” (Mc. 12,10). Os males do mundo derivam em não conhecer e viver as “palavras que não passam!”.

A BÍBLIA é a história da amizade de Deus com a humanidade. É alimento espiritual das famílias. Dá coragem e esperança na luta das comunidades. Ajuda a vencer o medo da perseguição e da morte. Indica quem somos, o que devemos fazer, para que vivemos e para onde vamos depois da morte. Mostra os caminhos da verdade e questiona os pensamentos e desejos dos seres humanos. Não há nada que se possa esconder da Palavra de Deus!

HOJE, Deus continua falando a nós através da Bíblia. O profeta Amós afirma: “Eis que vem o dia em que enviarei uma grande fome e sede sobre a terra. Não uma fome de pão, nem uma sede de água, mas fome e sede de escutar a Palavra de Deus” (Am. 8,11). E Jesus disse: “Felizes aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põe em prática” (Lc. 11,28). Por isso, devemos reservar um tempo por dia para saber o que Ele quer de nós, lendo a Sua Palavra.

ANDAMOS sempre à procura de respostas. Quando rezamos, somos nós que falamos com Deus. Quando lemos a Bíblia, é Deus quem fala e responde aos nossos questionamentos. E o apóstolo Paulo escreveu a seu discípulo Timóteo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus, estará capacitada e bem preparada para toda boa obra” (2 Tim. 3,16-17).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade