Dom Itamar Vian

Lições do relógio

No relógio está a preocupação com o tempo.

22/01/2024 às 10h44, Por Dom Itamar Vian

Compartilhe essa notícia

Foto: Freepik

O relógio controla nossas idas e vindas, o início e o fim de qualquer atividade. Informa-nos a hora de deitar e levantar. É ele que nos alerta se estamos atrasados ou se, eventualmente, ainda temos de esperar. É consultado por todos, centenas de vezes ao dia. Dirige nossa vida nas salas, nos gabinetes, no alto das torres, nos carros e no pulso. Poucos ditadores no mundo tiveram o poder que dispõe o relógio!

NO RELÓGIO está a preocupação com o tempo. Sabemos o que é o tempo, mas ficamos encabulados sempre que alguém nos pede para defini-lo. Ele é igual para todos, mas ao mesmo tempo é diferente. Alguns insistem que passa rapidamente, outros, são do parecer que demora. Na realidade, ele não anda nem devagar, nem rápido demais. Ele não passa, nós é que passamos. Tempo bem vivido e bem dividido traz realização.

PARA MELHOR situar o tempo, nós o cortamos em fatias: segundos, minutos, horas, dias, meses, anos e séculos. Também, tentamos percebê-lo através de três dimensões: passado, presente e futuro. Ou ainda: ontem, hoje e amanhã. Mesmo assim, não sabemos comportarmo-nos diante desses três estágios. Preocupamo-nos com o ontem e amanhã e descuidamos o hoje. O passado é definitivo e imutável, o futuro é desconhecido. Nosso, é apenas o momento presente.

A MAIORIA dos relógios, prudentemente, nos lembra o dia de hoje. Este é o dia mais importante de nossa vida. É o único tempo que é nosso. É tão importante que dele pode depender a eternidade. Tempo é um precioso presente que Deus nos dá. E porque é um presente, devemos cuidar dele com carinho. O tempo empregado da melhor maneira é o que ocupamos servindo as pessoas, especialmente as mais necessitadas: doentes, pobres, deficientes, drogados…

OUTRA atitude prudente é não jogar para o futuro as nossas decisões, porque Deus oferece sempre e a todos, o perdão, mas não garante a ninguém o dia de amanhã. Sabemos, com certeza, que cada volta do ponteiro do relógio nos garante que chegamos mais perto do final. De vez em quando, os relógios param. Num belo dia, nossa vida também vai parar, sem direito a consertos, pilhas novas ou prorrogação.

UMA FRASE latina afirma: “Tempus, festina lente, edax rerum” (o tempo caminha devagar e sempre e devora todas as coisas). O Livro do Eclesiastes lembra: “Cada coisa tem seu tempo neste mundo” (Ec.3,1) e Jesus Cristo diz: “O tempo é como uma nuvem que passa…” (Lc.12-54). Por isso, fiquemos sempre atentos, para não desperdiçar nada do tempo. É com ele que vivemos, nos realizamos e preparamos a eternidade. “Cada um colherá aquilo que tiver semeado” (Gl. 6,7).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade