Dom Itamar Vian

Educar com sabedoria

Depois da família, a escola é o espaço social mais importante para a vida dos cidadãos.

28/02/2024 às 10h25, Por Dom Itamar Vian

Compartilhe essa notícia

Foto: Freepik

As férias escolares terminaram. Professores e alunos já retornaram às salas de aula para iniciarem o Ano Letivo de 2024. Depois da família, a escola é o espaço social mais importante para a vida dos cidadãos. O livro dos Provérbios nos indica qual é o melhor caminho que devemos seguir na educação: “Fala com sabedoria e ensina com amor”. (Prov. 31,26). Educar é um ato humano e divino!

“É PRECISO uma aldeia para se educar uma criança”, diz um provérbio africano. Na verdade, educar não é um ato isolado, somos todos educadores e educandos. A educação é tarefa da própria pessoa, da família, das Igrejas e de toda a sociedade e, deve oferecer ao ser humano condições para que se torne cada vez mais sujeito de seus sentimentos, pensamentos e ações.

EDUCAR não é apenas transmitir conhecimentos ou ensinar uma profissão para abastecer o mercado de trabalho. É formar para a vida e despertar a esperança num futuro melhor. É transmitir valores que iluminem e dêem sentido à vida. É ajudar a pessoa a se desenvolver em todas as suas dimensões: física, intelectual, moral, espiritual e religiosa. Educar é, também, conduzir e acompanhar a pessoa para sair do não saber, rumo à consciência de si mesma e do mundo em que vive.

NESSE tempo, marcado por desigualdades sociais, conflitos, polarizações, cultura do ódio, da violência, da intolerância e do preconceito o caminho para reencontrar o dialogo, a superação das diferenças, a solidariedade, a amizade social e a paz, é a educação. Os seres humanos são iguais nos direitos, nos deveres e na dignidade. O outro é sempre um irmão, uma irmã, que precisamos acolher, conhecer e respeitar, porque nossas diferenças são valores.

DESEJO incentivar os que assumem a missão de educar, para que levem adiante seu árduo trabalho e se empenhem em oferecer às crianças e jovens valores humanos, culturais e religiosos. Manifesto meu apoio e gratidão aos pais, por vezes indecisos e perplexos, diante da dificuldade de educar numa sociedade digital e com forte tendência permissiva. De maneira particular, ofereço uma palavra de apoio a todos os professores, que apesar de mal remunerados e de outros obstáculos, assumem o compromisso e a missão de educar.

O EVANGELHO revela como Jesus atraía pessoas, grupos e multidões, sobretudo pelo seu modo de ensinar. Sua presença atenciosa junto às pessoas, caminhando com elas, compreendendo suas fragilidades e alertando diante dos erros, nos apresenta Jesus como o grande Educador e Mestre: A Bíblia nos afirma que Jesus “ensinava com autoridade” (Mt 7,28-29). Portanto, “Fala com sabedoria e ensina com amor”. (Prov. 31,26).
Que o Mestre dos mestres, recompense e abençoe todos os professores!

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade