Dilton e Feito

Esposa de Rui Costa, Aline Peixoto é eleita para o TCM da Bahia

Enfermeira venceu a disputa contra o ex-deputado Tom Araújo em votação secreta realizada no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia nesta quarta-feira.

08/03/2023 às 19h00, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Secom/Governo da Bahia

A enfermeira Aline Peixoto foi eleita, nesta quarta-feira (8), conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia. A nova conselheira foi escolhida pelos deputados baianos em uma votação secreta no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Aline Peixoto é esposa do ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa.

Ela foi eleita em primeira rodada por 40 votos e venceu o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Conceição do Coité, que teve 19 votos. Quatro deputados votaram nulo. A Alba tem 63 deputados estaduais e para ser eleito era necessário 32 votos.

A ex-primeira dama vai ocupar o cargo que estava vago desde o ano passado, quando o conselheiro Raimundo Moreira se aposentou.

Após a eleição, Aline divulgou nota à imprensa, onde comemorou a escolha dos deputados baianos. Ela destacou ser a primeira mulher eleita para a corte justamente no Dia Internacional da Mulher e agradeceu aos parlamentares.

“Quero aqui agradecer a cada deputada e deputado por mais este episódio de fortalecimento da democracia e dos ideais republicanos. O Poder Legislativo realizou um processo de escolha transparente e conduzido com lisura. A confiança depositada em mim será o maior incentivo para seguir em frente e dar o meu melhor”, disse.
Ela prometeu atuar com rigor, mas se aproximar dos gestores durante o mandato.

“Atuarei ao lado de todos os conselheiros na manutenção do rigor habitual do TCM. Que este seja punitivo quando necessário, porém também educativo, aproximando-se cada vez mais dos gestores”.

Aline Peixoto presidiu a organização Voluntárias Sociais da Bahia enquanto era primeira-dama do estado, entre 2015 e 2022. Antes disso, foi assessora especial da Secretaria de Saúde da Bahia e diretora do Hospital Geral de Ipiaú.

Antes da votação, os líderes do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, Alan Sanches (União Brasil), falaram aos deputados e defenderam os votos em seus candidatos, Aline e Tom, respectivamente. O deputado do PSOL, Hilton Coelho, defendeu o voto nulo e disse ser contrário às duas candidaturas.

Aline Peixoto será a primeira mulher conselheira do Tribunal de Constas dos Municípios do Estado da Bahia. O cargo vitalício dá direito a:

estabilidade até os 75 anos (idade limite para aposentadoria no serviço público)
e remuneração a partir de R$ 35.462,22.
A indicação de Aline Peixoto dividiu os dois principais nomes do PT baiano, o ministro da Casa Civil Rui Costa e o líder do governo no Senado Jaques Wagner. Ambos governaram a Bahia por dois mandatos. Wagner, que governou o estado entre 2007 e 2014, disse em entrevista ao portal baiano Metro 1que era contra a indicação de Aline.

Wagner chegou a dizer que, pela votação ser secreta, a vitória da esposa de Rui Costa não estava assegurada. Esposa de Wagner e também ex-primeira da Bahia, Fátima Mendonça foi outra que se manifestou contrária à indicação ao TCM da esposa de Costa, que governou a Bahia entre 2015 e 2022.

Quarto ministro de Lula com esposa conselheira

Com a eleição da ex-primeira-dama baiana , Rui Costa é o quarto ministro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva a ter sua esposa como conselheira de um tribunal de contas, instituições que têm como função fiscalizar se o dinheiro público está sendo bem empregado.

Em janeiro, a Assembleia Legislativa do Piauí elegeu a ex-primeira dama, Rejane Dias, para conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL). Seu marido, Wellington Dias (PT), atual ministro do Desenvolvimento Social, governou o Piauí até março de 2022.

Outros dois ex-governadores, hoje ministros de Lula, já chegaram ao governo federal com as esposas eleitas para tribunais de contas dos seus Estados. No caso do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), Renata Calheiros foi eleita pelos deputados estaduais de Alagoas para o TCE em dezembro. O ministro governou Alagoas até abril do ano passado.

Já Marília Góes, esposa do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (licenciado do PDT), se tornou conselheira do Tribunal de Contas do Amapá em fevereiro de 2022, quando seu marido ainda governava o Estado. Sua indicação chegou a ser suspensa pela Justiça sob acusação de nepotismo (favorecimento profissional devido ao vínculo familiar), mas a decisão foi revertida.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prefeito de Macajuba é punido por contratar sobrinha. E o que acontecerá com Rui Costa, Lula, e muitos outros que vierem a “auxiliar na contratação”, contratar, ou “dá uma força” para mulheres, maridos, amigos, ou parentes SE acontecer uma coisa desta???? Hipocrisia e demagogia. É o que mais acontece neste meio.

  2. Varela dizia que “BESTA É O CAJU QUE NASCEU COM A CASTANHA NO RABO”. Políticos brasileiros, em sua maioria, são as “castanhas” e nós, o povo, somos os “cajus”. Vivemos a sustentar toda esta raça em suas mordomias e “estripulias” diversas, onde não querem uma REFORMA POLÍTICA E JUDICIÁRIA para continuarem a sugar o nosso suor, e ainda “emprega” pro resto da vida seus amigos e familiares. Vamos barnabés, continuemos a brigar entre nós esquecendo o bem comum. Micareta tá vindo aí pra anestesiar o povão l.

  3. É pra isso que serve a política pra eles, só eles se beneficia de tudo bons salários, bons cargos. Política pública serve os outros.maa essa turma aí servi a se mesmos. Essa Câmara de deputados na Bahia é uma vergonha

  4. É ladrão que não acaba mais
    Tem ladrão que não acaba mais
    Você vê ladrão
    Quando olha prá frente
    Você vê ladrão
    Quando olha prá trás

  5. Infelizmente a mídia não cobra explicações e nem investiga essas palhaçadas… A mulher é enfermeira e vai atuar no tribunal de contas. Que absurdo.
    Sao as leis pra favorecer quem tem influência política.
    Queria que a extrema esquerda e a extrema direita fossem coerentes e cobrassem dos seus Deuses da politica esse tipo de aberração, pena que só sabem apontar os dedos uns para os outros.
    4 mulherers de ministro com salario de 35k vitalício

  6. Isso foi IMORAL. Vergonha do Estado da Bahia que virou curral desses políticos sem ética.
    A petezada acha isso normal, mas se fosse algum político da oposição que fizesse essa descaração a chiada tava armada.

  7. Enquanto existe esse tipo de coisa no Brasil, a pobreza e a desigualdade vão permanecer. Os corruptos estão vencendo contra a vontade do povo honesto.

  8. Esse país é vergonhoso, e a imprensa morde e assopra pois tá recebendo muito dinheiro.
    O salário mínimo subiu 18 reais , que vergonha cara.

  9. Engraçado, logo a mulher de um ministro do Lalau ,NEPOTISMO.
    Mas se fosse algum aliado de Bolsonaro não poderia. E viva os HIPOCRITAS

  10. Meu Deus é muito dinheiro. Enquanto o pobre ganha um salário que mal dá pra comprar nada. Só paga água,luz botijão etc e etc…. E passa o mês comendo pé de galinha. Ainda falam de acabar com trabalho escravos. Com O salário de 1200 o pobre n compra nem uma bala de açúcar pra tirar o mal hálito, n tem dinheiro para comprar creme dental. Eu, minha pessoa , pobre nem papel higiênico tô usando,, n vou mentir ó estou mentindo. Quem ganha um salário para 30 dias ,é escravo. Eu sou pobre , me considero a pior escrava. N como bem,n durmo bem , n tenho moradia,n tenho vida digna, n faço o que gosto n tem o dinheiro, Tem escravidão pior que essa? Ainda falam do trabalho escravo, eu me sinto pobre e escrava e muito mais. A gente pobre n tem retorno de políticos. N tenho uma casa pra morar, com 60 anos ,me aposentei pensando que ia viver tenho q vender , com 60anos pra comer o pé de galinha

  11. Meu Deus é muito dinheiro. Enquanto o pobre ganha um salário que mal dá pra comprar nada. Só paga água,luz botijão etc e etc…. E passa o mês comendo pé de galinha. Ainda falam de acabar com trabalho escravos. Com O salário de 1200 o pobre n compra nem uma bala de açúcar pra tirar o mal hálito, n tem dinheiro para comprar creme dental. Eu, minha pessoa , pobre nem papel higiênico tô usando,, n vou mentir ó estou mentindo. Quem ganha um salário para 30 dias ,é escravo. Eu sou pobre , me considero a pior escrava. N como bem,n durmo bem , n tenho moradia,n tenho vida digna, n faço o que gosto n tem o dinheiro, Tem escravidão pior que essa? Ainda falam do trabalho escravo, eu me sinto pobre e escrava e muito mais. A gente pobre n tem retorno de políticos. N tenho uma casa pra morar, com 60 anos ,me aposentei pensando que ia viver tenho q vender picolé com 60anos pra comer o pé de galinha

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade