Brasil

Lula vai autorizar R$ 613 milhões de emendas parlamentares para o RS

Também há a expectativa de que o presidente Lula (PT) faça um anúncio com novas medidas para o estado nesta segunda-feira (6)

06/05/2024 às 17h04, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Chuvas no Rio Grande do Sul -
Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Com intuito de minimizar os transtornos de quem vive no Rio Grande do Sul, o governo federal afirmou que irá liberar R$ 614 milhões de emendas parlamentares para tentar ajudar nos prejuízos da tragédia climática que já contabiliza ao menos 83 mortes, 111 desaparecidos e 291 feridos.

O estado de calamidade é um status que permite a transferência facilitada, em caráter emergencial, de recursos federais para atender necessidades de localidades golpeadas por desastres.

O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, disse que a verba será liberada até a próxima quarta-feira (8) e será investida na área da saúde. “Nós vamos hoje à tarde autorizar o pagamento”, afirmou Pimenta. Ele afirmou que também terão “outros recursos” a serem liberados nas próximas horas.

Também há a expectativa de que o presidente Lula (PT) faça um anúncio com novas medidas para o estado nesta segunda-feira (6). No domingo, o governo federal decreto estado de calamidade pública em 336 municípios gaúchos.

A medida permite que as cidades solicitem recursos da União para ações emergenciais em diversas áreas, entre elas: desmontagem de edificações com estruturas comprometidas; desobstrução de vias e remoção de escombros; serviços de engenharia para suprimento de energia; drenagem de águas pluviais; limpeza urbana; abastecimento de água potável; e transporte coletivo.

Em viagem ao Rio Grande do Sul pela segunda vez em uma semana, o presidente Lula prometeu neste domingo, após sobrevoo de áreas afetadas, a criação de um “plano de prevenção de acidente climático”.

“É preciso que a gente pare de correr atrás da desgraça. É preciso que a gente veja com antecedência o que pode acontecer de desgraça”, afirmou o presidente. O plano de prevenção, segundo Lula, deverá ser desenvolvido pela ministra Marina Silva (Meio Ambiente).

Fonte: Bahia.ba

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Imagine se as enchentes da Bahia chegasse na propoção q foi no RS . E NO MESMO PERIODO TIVESSE acontecendo UM SHOW PORNPGRAFICO . *VC QUER UM DESATRE DESSE AQUI NA BAHIA , PRA MOSTRAR A EFICIÊNCIA E COMO O ATUAL PRESIDENTE AGIRIA DIFERENTE DO ANTERIOR?*** TAPAR O CÉU COM UMA PENEIRA AI JA E DEMAIS

  2. Sem política, sem palanque eleitoral, por favor!.
    Que o governo federal trabalhe, cumprindo o papel que é de sua obrigação.
    Muito recentemente, quando ocorreram as enchentes aqui no estado da Bahia, também em grandes proporções, o presidente da república da época, nem se mexeu pra vir aqui. Preferiu ficar passeando de jet-sky, no litoral de Santa Catarina.

    1. Nem se compara, sem falar que para mandar qualquer dinheiro aq para a Bahia tem que ser bem direcionado e fiscalizado para não acontecer o mesmo com 50 milhões desviados na pandemia.

Mais Notícias

Após aliança com pré-candidatura de Bruno Reis, Roma não descarta apoio do União Brasil a seu nome em 2026

Política

Após aliança com pré-candidatura de Bruno Reis, Roma não descarta apoio do União Brasil a seu nome em 2026

Ao falar sobre o apoio ao prefeito da capital baiana, Roma destacou: "conseguimos encontrar consenso com propostas muito efetivas".

18/05/2024 às 21h33

Psol

Política

Psol Feira de Santana faz anúncio público sobre apoio nas eleições nesta segunda-feira (20)

O anúncio abordará o posicionamento do Psol na disputa à Prefeitura e também pelas vagas na Câmara Municipal..

18/05/2024 às 16h50

Associação Nacional dos Defensores Públicos apoia greve na Bahia e cobra aprovação de projeto de lei na AL-BA

Política

Associação Nacional dos Defensores Públicos apoia greve na Bahia e cobra aprovação de projeto de lei na AL-BA

No manifesto, a associação trouxe números ligados a atuação da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA), que atualmente atende a 63...

18/05/2024 às 15h30

Lula se reúne com Haddad, secretário de apoio ao RS e outros ministros no Palácio da Alvorada

Política

Lula se reúne com Haddad, secretário de apoio ao RS e outros ministros no Palácio da Alvorada

Nas últimas semanas, governo tem focado em medidas de auxílio a moradores de cidades atingidas por inundações no Rio Grande...

18/05/2024 às 13h33

CM Neto vai a Simões Filho lançar pré-candidatura de Del: 'Capacitado por Deus'

Política

Após Lauro, ACM Neto vai a Simões Filho lançar pré-candidatura de Del: 'Capacitado por Deus'

Estavam presentes o atual gestor da cidade, Dinha; o deputado federal Paulo Azi; o prefeito de Salvador, Bruno Reis e...

18/05/2024 às 11h44

Vereador

Política

Vereador Pedro Américo propõe Plano de Adaptação à Mudança do Clima

Uma das iniciativas apresentadas pelo edil é a proposta de criação de auxílio financeiro para famílias prejudicadas por desastres naturais....

18/05/2024 às 09h16

image

Rádio acorda cidade