Feira de Santana

Dia dos Animais é comemorado com palestras e adoção responsável em Feira de Santana

Denúncias de maus-tratos de animais devem ser comunicadas à polícia.

03/10/2021 às 11h58, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O Dia dos Animais que é comemorado nesta segunda-feira (4), contou com uma programação realizada neste domingo (3) no Teatro Margarida Ribeiro em Feira de Santana. A prefeitura municipal com o apoio de entidades públicas, privadas e comunidade estão reunidas até as 17h em atividades como palestras, orientações e feirinha de adoção responsável.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Comissão de Defesa de Proteção e Defesa Animal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Feira de Santana está presente no evento e de acordo com a advogada Juliana Nascimento que é vice-presidente da comissão, o papel da OAB é agir institucionalmente junto aos órgãos públicos prestando orientações. Em alguns casos pode inclusive fazer o acompanhamento das pessoas à delegacia. Mas, o principal objetivo da comissão é cobrar o posicionamento do poder público em relação a causa animal,

“A OAB não é um órgão de proteção animal como agem alguns protetores, de ir até o local resgatar. Não fazemos esse trabalho de resgate e nem de acolhimento porque nós não temos espaço e nem recurso para isso. Nós enquanto pessoas, advogados podemos fazer isso à parte da OAB, mas enquanto OAB instituição, fazemos palestras, buscamos aprovação de leis, que órgãos sejam implementados, tudo de forma institucional” informou.

Como denunciar uma situação de maus-tratos a animais

A advogada esclareceu que maltratar um animal é crime e para denunciar um caso do tipo o denunciante deve reunir o maior número de provas possíveis como fotos, vídeos, áudios, se possível o laudo de saúde do animal em casos de envenenamento e em seguida registrar um boletim de ocorrência na polícia.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“É muito importante sempre prestar queixa, fazer o boletim de ocorrência na polícia porque é um crime, hoje inclusive contra cães e gatos, dá pena de reclusão”, comentou.

Principais ocorrências em Feira de Santana

Juliana afirmou que os casos mais comuns de maus-tratos em Feira de Santana são relacionados a envenenamento de animais, principalmente em condomínios, além disso há o hábito de dar sumiço a animais que aparecem nesses locais que começam a ser alimentados e cuidados por alguns moradores e desagradam a outros. Ocorre de animais desaparecerem do local de uma hora para outra e não têm uma destinação adequada como a adoção responsável.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com a advogada, a Lei de Crimes Ambientais traz uma penalidade para quem maltrata animais de detenção de três meses a um ano e multa. Se for contra cães e gatos, a pena aumenta para a reclusão de 2 a 5 anos, com multa e proibição da guarda do animal.

Na opinião dela, embora ainda existam muitas situações de negligência com os animais, por outro lado, há o grande crescimento do ativismo animal e a conscientização da sociedade em relação ao cuidado e proteção dos animais.

“Muito importante saber que existe uma relação intrínseca entre violência contra pessoas e violência contra animais e as crianças devem ser educadas desde cedo a ter empatia com os animais, a defender os animais e a entender que eles são seres que têm sentimentos, sentem fome, sede, calor, frio, mas também sentem medo, amor. Têm sentimentos muito próximos dos nossos e hoje existem estudos que dizem que eles são seres sencientes e conscientes. Eles têm atitudes intencionais, consciência de si e do mundo que os cerca”, pontuou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Fernanda Andrade que é advogada e vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB de Feira de Santana, também esteve presente no evento e explicou que ele foi motivado a partir de uma série de ações que estão sendo pensadas para o município relacionadas a causa animal.

Ela contou que a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB está lançando uma campanha junto com a Comissão de Defesa e Proteção Animal chamada “Seu lixo pode matar”. De acordo com ela, a campanha tem como objetivo conscientizar os consumidores de que ações simples como amassar latinhas de conserva, podem salvar um animal, principalmente gatos que acabam colocando a cabeça nessas latas, não conseguem sair e podem se machucar muito ou até morrer.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O fato de amassar uma lata pode preservar uma vida e a integridade do animal. Temos vários relatos em condomínios e é essa é uma preocupação de todos. Outra campanha que também defendemos é em relação ao descarte adequado das máscaras de prevenção à covid-19. O elástico pode ficar preso em aves e peixes e matá-los”, comentou.

Fernanda relatou que o evento de hoje terá como encaminhamento uma Carta de Feira de Santana em defesa dos animais e neste documento estarão reunidos todos os projetos, pautas e ideias que foram debatidos.

O médico veterinário da UniFTC, Gerorgenes da Silva Gonçalves participa do evento em comemoração ao Dia dos Animais e afirmou ao Acorda Cidade que na opinião dele, a palavra maltratar foge do seu conceito de ética. Ele enfatizou que os animais precisam ser cuidados e amados e que a sua admiração por estes seres surgiu ainda na infância. O gosto pelos animais acabou definindo a sua carreira profissional.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Desde pequeno gosto de animais. Juntava o dinheiro para comprar revistas de animais e meus pais são do interior. Acabei convivendo com os animais e tive a oportunidade de trabalhar na área. Decidi fazer medicina veterinária e me sinto realizado e com a missão de cuidar dos animais. Tenho 17 anos de profissão”, acrescentou.

Cuidados com os animais

Georgenes disse ainda que ao adquirir um animal o dono deve primeiramente fazer uma avaliação do seu estado geral de saúde, levá-lo ao veterinário e assim ser orientado em como proceder como a vermifugação, vacinações periódicas e regulares e nutrição e alimentação. Cães e gatos vivem em média de 10 a 15 anos, variando o tempo de acordo as raças e as condições de vida.

O veterinário declarou que o evento de hoje é muito importante para trazer informações diversas sobre os animais e que os animais são importantes para a sociedade, pois além de grandes companheiros permitem uma troca de energia vital e também de sentimentos com os humanos.

Ilma Souza que é moradora do bairro Brasília, levou alguns gatos para a feirinha de adoção no Teatro Margarida Ribeiro. Ela disse que começou a criar gatos há seis anos, através de adoção e agora como está com muitos animais que nasceram durante a pandemia e mora em condomínio, está disponibilizando-os para adoção responsável.

“Estou em busca de parceiros que possam me ajudar. Tenho muito cuidado, amor e dedicação com eles e vim entregá-los para a adoção responsável e um novo lar”, encerrou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade