Educação

Chefe do setor de matrículas da prefeitura contesta reclamações sobre o programa EJA

As reclamações indicam que os estudantes têm que se dirigir à sede da secretaria de educação para se matricular e não nas escolas.

07/02/2020 às 14h36, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

A produção do Acorda Cidade vem recebendo reclamações de estudantes e até de professores sobre possíveis dificuldades nas matrículas do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). As reclamações indicam que os estudantes têm que se dirigir à sede da secretaria de educação para se matricular e não nas escolas.

O chefe da Divisão de Informações Educacionais da prefeitura, Lênio Lins, contesta essas reclamações. Segundo ele, não está havendo nenhum tipo de dificuldades em relação às matrículas e a oferta de vagas continua sendo a mesma dos anos anteriores, assim como o número de escolas. Ele informou que os alunos que foram aprovados de 2019 para 2020, foram re-matriculados na rede e os alunos novos também estão sendo matriculados em qualquer horário nas escolas.

Lênio Lins explicou ainda que existem alguns alunos de EJA que tem pendência de documentação, ou tem histórico de repetência muito acentuado, ou muitas notificações de evasão. Para esses alunos, ele informou que a secretaria está fazendo uma checagem documental e no momento em que eles tentam fazer a matrícula, eles são indicados para comparecer na secretaria para resolver essa pendência.

O chefe da Divisão frisou que a matrícula na secretaria é só para as pessoas que têm pendência. Segundo ele, a secretária de educação está com o horário de atendimento para esses alunos que têm pendência das 8h às 19h, sem intervalo para almoço, pensando em atender aquelas pessoas que trabalham durante o dia e estudam à noite.

Lênio Lins disse ainda que todos os distritos de Feira de Santana possuem a Educação para Jovens e Adultos e as grandes escolas na sede também disponibilizam as aulas do programa. Segundo explicou, a regra para se matricular no EJA é o aluno ter mais de 15 anos e ainda estar no fundamental I ou II.

“Esse aluno está muito atrasado, ele já deveria estar no ensino médio, então ele ganha tempo na Educação Para Jovens e Adultos. Além disso, existem algumas outras situações e todas precisam ser avaliadas”, disse.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade