Saúde

Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem oferece mamografia digital em Feira

Além da qualidade, a paciente recebe menos dose de radiação durante o exame.

01/10/2019 às 08h56, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O novo mamógrafo do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurini vai oferecer às pacientes exames de imagens de alta resolução que vão possibilitar diagnósticos precisos. É um significativo avanço para o serviço de saúde municipal.

O equipamento começou a ser usado no CMDI, unidade de excelência por imagem mantido pela FHFS (Fundação Hospitalar de Feira de Santana), nesta semana e será uma das ‘estrelas’ da campanha nacional Outubro Rosa.

Na radiologia digital CR, a que está sendo usada no CMDI, a imagem da mamografia é visualizada na tela do computador. Além da qualidade, a paciente recebe menos dose de radiação durante o exame.

“As imagens mais nítidas terão qualidade superior, que darão confiabilidade aos especialistas para que cheguem ao diagnóstico e segurança para as pacientes”, afirmou a diretora-presidente da FHFS, Gilberte Lucas.

A resolução das imagens do novo mamógrafo, em relação aos exames realizados em aparelhos analógicos, é 100% superior. A qualidade química e a processadora antes interferiam nos exames, o que, de certa forma, dificultava, mas não impedia a leitura das informações que nele continham. É um investimento com retorno garantido.

De acordo com técnicas que operam o aparelho, o exame realizado na nova máquina é mais confortável para as mulheres, que reclamam de dor, resultado da compressão da mama – estaria relacionada à estrutura mamária.

“O novo mamógrafo reúne precisão e segurança no diagnóstico. É uma janela que se abre para a qualidade dos serviços ofertados e salvar muitas vidas”, afirma o diretor administrativo da CMDI, Raimundo Melo.

O câncer de mama, de acordo com especialistas, é o segundo mais comum entre as mulheres. A mamografia é o meio mais eficiente para que se descubra tumores ainda não palpáveis. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado maior é a chance de cura.

As informações são da Secom Feira

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade