Artigo

Três reis magos

O Evangelho não diz nada sobre o número dos Reis Magos, mas, de acordo com a cultura popular, eram três.

04/01/2023 às 14h36, Por Dom Itamar Vian

Compartilhe essa notícia

reis magos - natal - navidad - christmas - nascimento de Jesus - ilustração - epifania
Foto: Reprodução/Freepik/Ilustrativa

A festa da Epifania é uma das mais antigas da Igreja. Epifania quer dizer manifestação, aparição. Carinhosamente, o povo chama Festa dos Santos Reis Magos. Trata-se da manifestação de Deus a todos os povos. “Os povos caminharão para a tua luz e os reis, para o esplendor da tua aurora” (Is. 60,3).


ANTIGAMENTE, eram chamados de Magos, os sábios que se dedicavam principalmente à ciência dos astros. Pelo grande conhecimento que tinham, tornavam-se conselheiros permanentes de reis e exerciam muita influência no povo. O Evangelho não diz nada sobre o número e o nome dos Reis Magos, mas, de acordo com a cultura popular, eram três: Gaspar, Melchior e Baltazar.


OS REIS MAGOS vieram de lugares distantes para ver e adorar Jesus. Como naquele tempo, no Oriente, ninguém se apresentava diante de um rei sem lhe oferecer algum presente, eles presentearam Jesus com o que de mais precioso haviam trazido de sua pátria: ouro, incenso e mirra. O ouro representava a realeza de Jesus, o incenso, a divindade, e a mirra simbolizava o espírito humanitário, seu sofrimento e sua morte na cruz.


GUIADOS por uma estrela, os Reis Magos fizeram, por caminhos desconhecidos, uma longa e difícil viagem à procura de Jesus. “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer?” A viagem dos Magos simboliza a estrada que cada um de nós deve percorrer até o céu. Não basta saber quem é o Messias. É preciso seguir seus ensinamentos.

O encontro com Jesus


HOJE, para encontrar Jesus nós não precisamos fazer longas caminhadas, como fizeram os Magos. Basta abrir e ler os Evangelhos e encontramos o Mestre Jesus que nos ensina o caminho do céu. Recebendo a Eucaristia, encontramos Jesus alimento que nos sustenta e dá forças. Buscando o Sacramento da Reconciliação, encontramos Jesus que nos perdoa. Recebendo, os demais sacramentos, encontramos Jesus que nos santifica. Indo ao encontro do irmão necessitado, podemos encontrar Jesus.


“DEPOIS que encontraram o menino Jesus, voltaram por outro caminho.” Quem encontra Jesus Cristo, é convidado a percorrer outro caminho: o caminho da solidariedade, do perdão, da justiça, da fraternidade, da oração, da coragem, da esperança e da fé. Com essa certeza renovo os votos de um feliz e abençoado Ano Novo!

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade