Educação

Na escola, começamos mais um capítulo da Nova Bahia

O Ano Letivo da rede estadual tem início nesta segunda-feira (19).

18/02/2024 às 10h04, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Governador da Bahia
Foto: Mateus Pereira/Secom

A missão principal do Governo do Estado é cuidar das pessoas, e a escola surge como um dos espaços mais promissores para alcançarmos esse objetivo com êxito. Mais do que instalações físicas, a escola é um ambiente de aprendizado, proteção e atenção. Nosso projeto educacional oferece acolhimento, formação, fortalecimento das identidades e o exercício da cidadania dos povos e comunidades tradicionais na busca incansável de uma sociedade mais justa e com respeito às diversidades.

Com a chegada de um novo ano, vivemos momentos de renovação, oportunidade, inovação e instigantes percursos de fazeres e saberes, compondo a grande riqueza da educação! É nesse clima de expectativa e esperança que damos início ao ano letivo de 2024 da rede estadual de Educação, nesta segunda-feira (19).

Governador da Bahia
Foto: Mateus Pereira/Secom

Desde janeiro as escolas estão de portas abertas para receber as e os estudantes. Neste período nossas equipes se dedicaram em preparar cada detalhe para o novo ano letivo, e ainda pudemos vivenciar experiências incríveis na nossa rede com o projeto Férias na Escola.

Esta realidade é o resultado de um esforço contínuo de 17 anos, focado em expandir as oportunidades para um número maior de pessoas. Orgulhamo-nos de contar hoje não apenas com uma infraestrutura educacional de alta qualidade, mas também com uma ampla rede de suporte a crianças, jovens e suas famílias.

Em 2023 investimos em estruturas físicas e entregamos 35 novas escolas, 31 ampliações e modernizações, 32 quadras cobertas, quatro complexos poliesportivos, além de 245 reformas concluídas.

A valorização dos professores também foi uma prioridade, refletida no cumprimento do piso salarial para a educação básica, na concessão de licenças, no pagamento de gratificações por qualificação e na nomeação de novos concursados, além das iniciativas do Programa de Saúde do Professor.

Os estudantes beneficiam-se de uma série de ações pedagógicas e formativas e de qualificação profissional, complementadas por programas de apoio como Bolsa Presença, Mais Estudo, transporte Escolar, alimentação, fardamento e outros projetos que envolvem cultura e arte, esporte e ciência. Todos amparados no Educa Mais, com oficineiros integrados às equipes da unidade, trazendo dinâmica e identidade a cada escola.

A combinação de instalações modernas, professores qualificados e valorizados, ensino integral, investimentos em gestão de aprendizagem e segurança alimentar, evidencia nosso progresso significativo na Educação da Bahia. Os resultados, alguns mensuráveis e outros percebidos na vivência das escolas, refletem o ambiente favorável ao aprendizado, o cuidado e a segurança que buscamos oferecer. Eles motivam e impulsionam nossos projetos.

Para 2024, continuaremos nesta direção. Estamos comprometidos em reforçar a capacidade de nossos estudantes de escolher seus caminhos. Fortaleceremos ainda mais a gestão da aprendizagem, na perspectiva da garantia do sucesso escolar dos nossos meninos e meninas, a exemplo da implantação do diário de classe digital, uma importante ferramenta em nosso compromisso de promover uma educação de qualidade e acompanhar de perto a permanência e o desenvolvimento dos nossos estudantes.

Com entusiasmo e determinação, damos as boas-vindas a um novo ciclo escolar, repleto de novos encontros, reencontros e infinitas possibilidades!

Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A portaria 190 da SEC que o diga…
    O aluno passa de ano mesmo reprovado pelo conselho de classe, reprovado por falta, etc etc etc.
    Para que estudar?
    Respeitar o professor para que?
    Professor se esforçar para preparar aula, para que?

    1. Esse é o projeto de sabotagem da educação pública básica. Formar analfabetos funcionais mão de obra barata para a elite.
      Estudar de verdade, aprender com profundidade demanda tempo, dedicação, comprometimento, apoio familiar. Mas aí já sei que estou falando uma verdadeira heresia. Sentar o traseiro na cadeira, prestar atenção às aulas, fazer muitos exercícios, ler muito, tirar dúvidas com professores, isso tudo dói, não pode. O professor elegantemente chamado de incompetente (a falácia da formação inadequada) é posto no papel de fazer um milagre, e num passe de magica, fazer pessoas completamente desengajadas com o seu próprio processo de aprendizagem, aprendam temas e assuntos complexos.
      Ah, mas vai passar mesmo, ainda que não frequente, ainda que não preste atenção, ainda que não cumpra com nenhuma atividade.

      Enquanto isso, os filhos da elite nas escolas particulares, sentam o traseiro, estudam e continuam ocupando os lugares mais privilegiados da sociedade. A elite tá é certa. Errado tá quem acha que se aprende matemática sem fazer listas intermináveis de exercícios, com investimento alto de tempo e dedicação caminho cheio de dificuldades e superação.

      Lamento por esses jovens enganados pelo modelo de educação pública.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade