De escola pública

Aprovado em Medicina, estudante viraliza nas redes sociais ao contar a notícia para o pai durante trabalho na zona rural

Sandro Nascimento foi aluno do Colégio Estadual Norberto Fernandes, em Caculé.

04/03/2022 às 18h26, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Um abraço repleto de emoções tomou conta das redes sociais no Brasil. O vídeo, postado inicialmente em um grupo de WhatsApp da família, mostra a reação do agricultor João Batista de Brito Rocha, após receber a notícia de que o filho, Sandro Nascimento, foi aprovado no curso de Medicina na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Ao saber da conquista, o jovem vai até a roça onde o pai estava trabalhando na enxada e surpreende com a novidade. Emocionados, o abraço e as lágrimas simbolizam a alegria e superação de um jovem nascido na zona rural, estudante da rede pública de ensino, que não poupou esforços para superar novos desafios.

“As cenas começaram a viralizar após ser postado no Twitter. Rapidamente, já estava em várias páginas do Instagram, sites e muitas pessoas começaram a comentar e enviar mensagens. Passar em Medicina e contar para meus pais foi uma emoção muito grande. Estava há três anos tentando e conseguir foi uma grande vitória. A gente olha para todo um caminho percorrido de estudos, batalhas e dificuldades. Vem o sentimento de agradecimento e gratidão por ter vencido. Busquei meu pai após contar a minha mãe. Ele estava trabalhando, mas não queria esperá-lo voltar da roça, porque foi uma das pessoas que mais me incentivaram a continuar nos estudos. Apesar de serem analfabetos, os dois foram fundamentais para que nunca pensasse em desistir da escola”, afirma o estudante.

Morando com os pais e o irmão, Sandro diz que gosta de mostrar um retorno positivo para a família, sendo uma forma de agradecer por todo cuidado recebido. “Quando contei para eles, ficamos sem acreditar. Ainda achamos que estamos vivendo em um sonho bom”, destaca. A mãe de Sandro, Luciana Nascimento, também emocionada, relata que “estava na cozinha fazendo a comida e ele veio me abraçando e contou. Fiquei emocionada e comecei a chorar. Fiquei muito feliz, ainda não tô acreditando que isso aconteceu”. Já João, emocionado, diz: “Deus há de te dar muitos anos de vida e saúde, meu filho!”.


Sandro Nascimento foi aluno do Colégio Estadual Norberto Fernandes, em Caculé. Como estudante no Ensino Médio, esteve em mostras científicas sendo um destaque em diversos momentos, a exemplo da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), com o projeto de captação e uso da água da chuva no ambiente escolar, através de caixas feitas com garrafas PET.

Matriculado no curso de Biologia na Ufba, desde 2020, o estudante vai continuar no mesmo Campus em Vitória da Conquista, mudando apenas o curso. “Fazia a graduação e dividia meu tempo para estudar o conteúdo da faculdade e os assuntos do Enem para entrar em Medicina. Espero estudar bastante, desenvolver um belo trabalho e exercer uma Medicina humanitária, procurando servir as pessoas. Quero que a minha história de perseverança e força de vontade inspirem outros estudantes e mais conquistas e momentos de felicidade, como o meu, sejam replicados em todo Estado”.

Leia também:

Gêmeas baianas conseguem aprovação para cursar medicina em mais de 30 faculdades públicas

Após conquistar vaga em curso de Medicina, jovem que estudava sem energia elétrica busca recursos para se manter

Com sonho de ser médico, jovem tira 980 na redação do Enem estudando sem energia elétrica

Jovem que estudava sem energia elétrica supera concorrência e conquista tão sonhada vaga em curso de Medicina

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade