Economia

Central de Trabalhadores do Brasil debate reforma da previdência em Feira de Santana

O debate discutiu sobre a estrutura do sistema previdenciário brasileiro, a seguridade social, bem como desconstruiu a falácia da deficiência do sistema.

22/02/2017 às 07h02, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizou um debate em Feira de Santana com o tema: Reforma da Previdência e as consequências para os trabalhadores. A APLB Feira (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) participou com diretores e professores da entidade. O debate discutiu sobre a estrutura do sistema previdenciário brasileiro, a seguridade social, bem como desconstruiu a falácia da deficiência do sistema.

Ana Georgina, supervisora técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Diesse), explicou em entrevista ao Acorda Cidade mais detalhes sobre o objetivo do debate e a importância dos trabalhadores conheceram mais sobre a reforma da previdência.

“O objetivo na realidade é que a gente consiga trazer o debate da previdência que aparentemente, é um debate bastante árido para todos os trabalhadores e também para a sociedade. A ideia é fazer com que a sociedade se aproprie do teor da reforma. O que está em jogo o que e que vai mudar. Quais são as propostas, como é hoje como é o que se pretende, para a reforma”, afirmou.

Ana Georgina disse ainda que as pessoas têm muitas dúvidas com relação à reforma da previdência e falta no Brasil a educação previdenciária. Para ela, o governo não investe em formar a sociedade sobre o que é a previdência, como as pessoas conseguem acessar a previdência e partir de que momento e em que situações que elas passam a ter direitos.

“A maioria das pessoas se preocupa muito com quanto tantos anos irá se aposentar. Mas, não entende as regras. Não entendem não é por falta de interesse, é porque é realmente é um assunto que fica muito restrito aos especialistas. Então de fato uma das questões substanciais que essa reforma trás é a mudança de que hoje a gente precisa ter. Além da questão do tempo de contribuição”, ressaltou.

Novas Regras

Segundo a técnica do Dieese, a partir da reforma, a idade mínima para se aposentar é 65 anos e com uma contribuição mínima de 25 anos. Com 65 anos de idade há direito apenas a que o trabalhador tenha acesso a 51% dos 80% maiores de contribuições maiores que ele fez. Para que o trabalhador tenha 100% do que ele espera ter como aposentadoria, ele precisa, ter 49 anos de contribuição. Isso é somado com o 51%  forma o 100% do benefício integral.

“Muito provavelmente haverá um achatamento no valor das aposentadorias. Porque a gente pode imaginar que muitas pessoas não vão conseguir ter 49 anos de trabalho. Até pelas impossibilidades e pelas dificuldades do mercado de trabalho brasileiro”, completou Ana Georgina.

Além das mudanças no tempo de contribuição dos trabalhadores, a reforma da previdência prevê as mesmas regras para trabalhadores rurais e urbanos. Para as pessoas com deficiência será mantida a aposentadoria especial da mesma forma que para que tenham contato direto com questões de insalubridade e atividades de risco.

A aposentadoria de professores, alguns petroquímicos, petroleiros não será mais pela categoria e sim pela inserção laboral e individual de cada um.

Políticos e militares das forças armadas não entram na reforma da previdência

Ana Georgina enfatizou também que políticos e militares das forças armadas não estão inclusos na reforma da previdência. Ela disse que é contra a reforma, principalmente porque ela coloca em questão a retirada de direitos dos trabalhadores.

“Sou contra por todos os motivos, principalmente pelo fato de que foi uma reforma decidida pelo governo sem nenhuma participação da sociedade e principalemnte porque é uma reforma no sentido de retirada de direitos”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade