Feira de Santana

Jornalista avalia resultado das eleições municipais em Feira de Santana

A reeleição de José Ronaldo com 71,12% dos votos é o reconhecimento da sua habilidade política, principalmente de agregar lideranças políticas ao seu redor e estabelecer uma boa comunicação com o povo da cidade.

03/10/2016 às 11h56, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O médico, jornalista e articulista do Jornal Tribuna Feirense, César Oliveira, conhecido em Feira de Santana por suas análises da conjuntura política, econômica e social da cidade, estado e  país, em entrevista ao Acorda Cidade, fez um balanço da reeleição do prefeito José Ronaldo. Ele comentou sobre a renovação da Câmara de Vereadores e os pontos positivos e negativos que se apresentaram antes, durante e depois da votação.

De acordo com ele, a reeleição de José Ronaldo com 71,12% dos votos é o reconhecimento da sua habilidade política, principalmente de agregar lideranças políticas ao seu redor e estabelecer uma boa comunicação com o povo da cidade.

“Temos que dar os parabéns a José Ronaldo e reconhecer o mérito que ele teve em construir essa indiscutível vitória em Feira de Santana. A gente tem que reconhecer sua habilidade política, de manter essa filiação do púbico e que fez que ao longo desse período que ele está no exercício político de Feira de Santana sua votação tenha sido crescente mesmo apesar do desgaste que é natural com todos que exercem o poder ao longo do tempo”, afirmou.

Renovação da Câmara de Vereadores

Em relação à renovação da Câmara de Vereadores, César Oliveira pontuou que o resultado já era esperado. Segundo ele, o perfil dos vereadores eleitos é o mesmo e massivamente do lado ou da coligação do prefeito José Ronaldo.

“Toda eleição acaba sendo ao redor disso ai. Metade da câmara acaba se renovando. Isso está mais ou menos dentro do que é esperado. O que se renovou para a mesmice é o perfil dos vereadores eleitos massivamente do lado ou da coligação de Zé Ronaldo, estabelecendo uma maioria muito tranquila para o prefeito e tornando a oposição até menor do que o que era anteriormente. Deixa muito tranquilo e muito a vontade Zé Ronaldo para aprovar o que deseja na Câmara de Vereadores.

Vereadores eleitos

Também sobre a reeleição disparada do vereador Ronny, com mais de oito mil votos, César Oliveira pontuou que essa era uma grande expectativa e foi construída ao longo do seu trabalho como vereador. A votação do vereador foi a maior da história de Feira de Santana.

Alguns vereadores já consagrados na cidade que não conseguiram se releger foi a grande surpresa, segundo César Oliveira.

"Carlito do Peixe e Cinthia Machado não conseguiram se reeleger. Pablo Roberto que foi o mais votado na última eleição conseguiu perder 50% do seu eleitorado. Mostrando, que essa migração de partido que ele teve, o eleitor acabou se sentindo traído e ele perdeu a votação que tinha. De positivo eu acho que são alguns dos novos vereadores que apareceram aí que não se esperavam. Houve também o crescimento de Zé Cururca, que volta com uma votação surpreendente e muito positiva. Esses novos vereadores que apareceram com estrutura pequena e com o um trabalho realmente de comunidade são a novidade na câmara de vereadores”, ressaltou.

Reflexos da Operação da Polícia Federal

Para César Oliveira, a operação “Simão”, deflagrada na última sexta-feira (30), em Feira de Santana,pela Polícia Federal, também gerou reflexos sob a eleição dos vereadores. Os candidatos pastor Pedro (PSC), da Igreja Quadrangular, e o vereador candidato à reeleição Wellington Andrade (PSDB), que foram conduzidos para prestar esclarecimentos, não foram eleitos.

“Se esperava que o pastor Pedro tivesse uma votação grandiosa e na última hora o eleitor quando viu essa ação da PF enxergou que os vereadores teriam dificuldades de manter o seu mandato posteriormente. Indiscutivelmente eu acho que ação da Polícia Federal influenciou e teve impacto no resultado”, finalizou.

Com informações do repórter Danillo Freitas do Acorda Cidade.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade