Feira de Santana

Transformação do CIS em superintendência visa enxugamento da máquina, diz Zé Neto

O deputado Zé Neto informou ainda que na próxima segunda-feira (10) haverá uma reunião com o prefeito Colbert Martins e empresários para analisar a situação do CIS.

08/12/2018 às 06h24, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, informou na manhã desta sexta-feira (7), em entrevista ao Acorda Cidade, que o Centro Industrial do Subaé (CIS), que hoje é uma autarquia do governo, não será extinto, porém se tornará uma superintendência subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado.

Segundo o deputado, o objetivo do governo é dar continuidade ao enxugamento da máquina pública. “A empresa tem 39 funcionários, 13 de carreira, e os demais contratados são cargos de confiança e comissionados. O que acontece é que, ele (governador Rui Costa) criou a superintendência em uma diretoria, ou seja, que vai tratar diretamente com o secretário de desenvolvimento econômico ou a secretária, passando a funcionar em Feira de Santana. E isso pra mim, que claro com um tamanho menor, será um desafio da gente para locar os demais funcionários do CIS”, afirmou Zé Neto.

De acordo com ele, estudos feitos desde a época do governo de Paulo Souto apontam que o CIS tem condições de funcionar com uma estrutura menor, o que representa um ganho para o estado, que possui atualmente um débito de 4,8 bilhões de débitos com a previdência.

“A Bahia é um dos últimos estados que estão entrando nesta dificuldade, porque ela persiste há algum tempo. Estados como Rio, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, também São Paulo está entrando nessa dificuldade, estão passando por situações dificílimas. O governo precisa ter um chamado. Vamos ter que criar situações de enxugamento interno, até para não fazer o que fizemos há quatro anos. Fizemos uma reforma administrativa, distinguindo várias empresas, e fizemos uma reforma fiscal, aumentando impostos, pois é o único jeito: ou você enxuga a máquina ou você aumenta o imposto”, destacou, acrescentando que todos os processos e projetos do CIS em Feira devem continuar existindo.

Diálogo

O deputado Zé Neto informou ainda que na próxima segunda-feira (10) haverá uma reunião com o prefeito Colbert Martins e empresários para analisar a situação do CIS.

“Colbert é o primeiro prefeito que em 20 anos apontou uma preocupação com o CIS. Acho que isso que está acontecendo pode ser uma solução muito grande e, na segunda, vamos sentar com a caixa empresarial e vamos ver como funcionará esse formato. Para tocar os projetos e fazer uma ligação direta com mais autonomia, que é o que o CIS tinha, porque a diretoria vai funcionar diretamente com o secretário. O governador tirou a intermediação e diminuiu o tamanho do gasto.”

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade