Aprovado na Câmara dos Deputados em setembro de 2021, o projeto do novo código consolida, em um único texto, a legislação eleitoral
23/05/2022 10h37, Por Dilton e Feito
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
O Senado irá colocar em votação o novo Código Eleitoral, que, entre outros pontos, censura pesquisas eleitorais, fragiliza normas de transparência e fiscalização de políticos e partidos e dá ao Congresso poder de cassar resoluções do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Aprovado na Câmara dos Deputados em 2021, o projeto do novo código consolida, em um único texto, a legislação eleitoral e temas de resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Depois de oito meses de espera, desde a aprovação na Câmara em setembro de 2021, o novo relator da proposta no Senado, senador Alexandre Silveira (PSD-MG), já sinalizou à presidência da Casa que o texto está praticamente pronto e em condições de ser analisado.
Há apenas uma negociação entre o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para decidir se a proposta tramita na comissão ou se vai direto para votação no plenário.
Com a votação a toque de caixa e criticada na Câmara, sob os auspícios do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), a intenção inicial dos deputados era que o código já estivesse em vigor para as eleições deste ano. No entanto, os senadores se recusaram a analisar de forma apressada o texto, que tem 898 artigos.
A expectativa é que o texto seja votado no plenário até o fim de junho.
Fonte: Bahia.Ba
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política
João Roma diz que 'governo do Estado não dá atenção ao Aeroporto de Feira'
Ele ainda informou que o governo federal tem investido muito nos aeroportos e que inclusive tem recursos disponíveis para auxiliar os estados.
30/06/2022 às 16h27Eleições
‘O estado vive uma política arcaica’, diz pré-candidato ao governo, João Roma
O pré-candidato frisou o seu interesse de firmar uma parceria entre os governos do estado e federal.
30/06/2022 às 16h24Política
'Não há tratativas', declara Roma após aparecer em evento com Márcio Marinho
30/06/2022 às 16h17Política
Câmara aprova e amplia a recomposição salarial de servidores de 5% para 11,73%
Alterado por outra emenda, o artigo 2º amplia a recomposição a todas as categorias dos servidores públicos que possuírem piso salarial. As demais disposições não sofreram alterações.
30/06/2022 às 15h02Política
Lei Orçamentária é aprovada pela Câmara com 27 emendas
Dentre as adequações feitas pelos vereadores, uma emenda altera o artigo 71 e coloca como meta principal a construção de unidade de saúde para pronto atendimento, em porte de hospital com provisão de 100% e com previsão de investimento na ordem de R$50 milhões.
30/06/2022 às 14h57Polícia
Polícia Civil apreende 1100 pedras de esmeraldas
A Operação aconteceu nos municípios de Campo Formoso e Antônio Gonçalves
30/06/2022 às 12h29PUBLICIDADE
PUBLICIDADE