Feira de Santana

Semana de combate à leishmaniose foca no controle e prevenção

Casos da doença no município são monitorados.

12/08/2021 às 15h59, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Semana Nacional de Combate e Controle à Leishmaniose teve início nesta terça-feira (10), e segue até dia 17. No cronograma de atividades, rodas de conversa, ações de prevenção e tratamento da doença e um ciclo de capacitações com webinários sobre ‘Os impactos biopsicossociais da Leishmaniose Tegumentar’.

Nesse período, o Programa Municipal de Leishmaniose também vai investigar a doença em cães na zona rural de Ipuaçu.

“Já foram realizados 43 testes, sendo 12 amostras reagentes e quatro com sorologia positiva para calazar”, explica a enfermeira referência técnica Thais Peixoto.

A Leishmaniose Visceral (LV), popularmente conhecida por "calazar", é uma doença infecciosa não contagiosa, causada por parasitas que vivem e se multiplicam no interior das células do sistema de defesa do hospedeiro. A forma de transmissão é por meio da picada do mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis).

A doença é caracterizada pelo aparecimento de febre de longa duração, perda de peso, perda ou diminuição da força física, fraqueza muscular, hepatoesplenomegalia (aumento do tamanho do fígado e do baço) e anemia, dentre outros. Se não tratada, pode evoluir para morte em mais de 90% dos casos confirmados.

Casos confirmados

De acordo com o coordenador de Endemias, Edilson Matos, em 2020, Feira de Santana confirmou 10 casos da doença em humanos nos bairros Capuchinhos, Queimadinha, Nova Esperança, Tomba, Gabriela e nos distritos de Matinha e Maria Quitéria. Já neste ano foram notificados três casos e não houve óbitos no período.

As ações de vigilância epidemiológica para controle do vetor no munícipio incluem: realização de pesquisa de vetores nas localidades com ocorrência dos casos humanos e caninos confirmados; controle químico (borrifação); exames sorológicos de cães para diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina (LVC); recolhimento dos cães positivos para LVC e realização de eutanásia, mesmo os que não apresentem sinais clínicos, mas apresentem positividade na sorologia.

As informações são da Secom de Feira de Santana.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade