Saúde

Secretária diz que serviços de ambulância do Samu não acompanham o crescimento da população

A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, informou que o Samu conta com seis ambulâncias na cidade desde o ano de 2014. Desse total, apenas três estão rodando.

17/03/2017 às 18h40, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizou na manhã desta sexta-feira (17), em Feira de Santana, uma coletiva de imprensa com o objetivo de informar como estão os serviços do órgão na cidade. Foram apresentadas várias informações sobre o serviço, a exemplo do número de ambulâncias, horário de   funcionamento, atendimentos e como os trotes prejudicam o trabalho dos socorristas.

A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, informou que o Samu conta com seis ambulâncias na cidade desde o ano de 2014. Desse total, apenas três estão rodando, sendo que as demais estão em manutenção. Segundo ela, o número de veículos não acompanhou o crescimento populacional .

“Feira de Santana desde que começou com o serviço do Samu, em 2004, tem seis ambulâncias. A população aumenta, os atendimentos de urgência e emergência aumentam. Temos também uma extensa malha viária onde há vários casos que precisam ser atendidos. São várias ações ao mesmo tempo e as ambulâncias não têm condição de parar para ter um pouco da reserva técnica”, afirmou.

Denise Mascarenhas informou que a vida útil de uma ambulância é de aproximadamente cinco anos ou 300 mil quilômetros rodados. Além disso, segundo ela, é preciso decidir sobre a regionalização do Samu e o aumento de recursos.

“Temos hoje seis ambulâncias e uma motolância que agiliza o atendimento e vai na frente para verificar qual o tipo de unidade nós podemos mandar. O recurso que vem par ao Samu é quase o mesmo desde 2004. Aumentou muito pouco e sempre foge ao que o município necessita”, declarou.

A coordenadora do Samu em Feira de Santana, Maiza Macedo, avaliou a coletiva de imprensa como um momento muito importante, principalmente de aproximação da sociedade e divulgação de informações. Ela pontuou que o Samu funciona normalmente 24 horas, através do número 192 e é um dispositivo de treinamento e orientação para população. Maiza também observou que 35% das ligações atendidas são trotes que prejudicam o trabalho do Samu.

“A imprensa tem um papel muito forte e representa um elo entre os meios de prestação de serviço à população. Um momento como esse fortalece e aproxima. A imprensa precisa estar munida das informações corretas para que possa divulgá-las”, completou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Feira de Santana

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Hamilton Ramos também rebateu a fala de que o sindicato, por conta própria, estaria tentando “vender” ao banco o valor...

07/05/2024 às 20h40

Reforma e decoração da casa de Hendyohara ft - Ed Santos - Acorda Cidade

Participe!

Designers de Feira de Santana decoram casa de mãe solo em homenagem do Dia das Mães; veja como colaborar

O grupo DI resolveu usar a história de Hendy como reflexo de uma bela homenagem a todas as mães que...

07/05/2024 às 16h25

Parque do Saber

Apoio ao Rio Grande do Sul

Prefeitura e Arquidiocese instalam ponto de arrecadação para vítimas de tragédia no Rio Grande do Sul

As doações podem ser feitas a partir desta quarta-feira (8) no Parque do Saber.

07/05/2024 às 16h14

Batatinha

Feira de Santana

Apesar de aumento no pimentão, batatinha tem redução de preço no quilo em Feira de Santana

Além do preço da batatinha, outros alimentos também sofreram uma redução, como a banana prata.

07/05/2024 às 10h13

coelba

Feira de Santana

Coelba informa desligamentos programados a partir deste sábado (11) em Feira de Santana

A Coelba também destaca que os serviços podem ser concluídos antes do horário previsto, ou podem não ser realizados devido...

07/05/2024 às 07h25

Canta Feira

Evento Gospel Gratuito

Canta Feira acontece nesta sexta-feira (10); Eli Soares e Sandro Nazireu estão na programação 

A proposta é levar adoração, fé e alegria de forma totalmente gratuita aos evangélicos. 10 atrações vão animar o público evangélico...

06/05/2024 às 22h10

image

Rádio acorda cidade