Feira de Santana

Varíola dos macacos: uso de máscara será obrigatório em Feira de Santana, afirma prefeito

O decreto será válido a partir desta sexta-feira (12).

11/08/2022 às 09h04, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (11), uma coletiva de imprensa promovida pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, junto com integrantes da Secretaria de Saúde, para transmitir as devidas orientações com relação à varíola dos macacos, já que ontem (10), o primeiro caso foi confirmado na cidade.

Em entrevista ao Programa Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins, informou que uma portaria será baixada ainda nesta sexta-feira (12), obrigando que a população volte a fazer o uso da máscara, desta vez, para evitar a transmissão da varíola dos macacos.

“Aqui em Feira de Santana, nós iremos colocar a imposição do uso da máscara em todos os ambientes públicos, em todos os ambientes fechados, em transporte coletivo, supermercados, porque o objetivo é impedir a transmissão e claro, ajudar na proteção individual porque ainda não temos vacinas. Ainda na manhã de hoje, terei uma nova reunião com a equipe de epidemiologia da Secretaria de Saúde, e devemos ter este decreto ainda editado e publicado a partir de amanhã”, explicou.

De acordo com o prefeito, o município de Feira de Santana, ainda possui três casos suspeitos aguardando o resultado final.

“Do que nós já temos de informação, é que um caso foi dado como positivo, três casos suspeitos e dois foram descartados. É absolutamente fundamental que haja o isolamento, porque existe um prazo para esta transmissão, cerca de 6 até 16 dias, mas o isolamento é importante para evitar a transmissão da doença”, concluiu.

O caso de varíola dos macacos que já foi confirmado na cidade é de um jovem de 29 anos. De acordo com o prefeito ele foi até uma unidade de saúde para fazer um outro exame e houve a suspeita. Desta forma, ele foi encaminhado para realização do teste.

Ouça a entrevista na íntegra:

Programa Acorda Cidade · Varíola dos macacos: uso de máscara será obrigatório em Feira de Santana, afirma prefeito

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um verdadeiro absurdo!
    É isso que dá o poder em mãos erradas!!!!
    Inadmissível que o povo caia outra vez!!!
    Não é uma doença respiratória!!!!!
    Especialistas afirmam!!!!

  2. Não vejo nada de anormal o uso das máscaras como uma das medidas de proteção no só contra este novo vírus mas também a respeito da convid 19 que ainda está circulando entre toda a população Brasileira no momento uma medida necessária visando a prevenção e proteção de todos

  3. Sinceramente essa obrigatoriedade já passou dos limites , acho um absurdo , intoxicação de carbono e principalmente nas crianças , meu filho teve uma série de desmaios quando era obrigatório , rendimento baixo escolar , as máscaras são um transmissor portátil , principalmente para crianças … Não vai ser usar máscara que vai evitar , já que a doença é transmitida principalmente através do toque e sexo …. Discordo completamente … Colber deveria era fechar os buracos da cidade que está péssima qualidade , vereadores estão deixando a desejar …. Daqui a pouco vai querer fechar comércio também ??? Pessoal não devemos aceitar essa palhaçada novamente …. Acordem não aceitem ditadura , isso nunca foi pela saúde

  4. O pior vírus continua sendo o da mediocridade, sabe-se que o vírus não é transmitido apenas pelas vias aéreas, mas também pelo contato, obrigar a população novamente ao uso de máscara não vai resolver, Feira de Santana tem um dos piores transportes públicos do país e atualmente conta com uma frota reduzida para atender uma população de mais de 600 mil habitantes, é contante e comum ver ônibus para 44 usuários transportando 100, uma doença transmissivel até pelo contato imagine num ônibus superlotado, hipocrisia usar máscara num ambiente desse.

  5. Uso de máscara pode prevenir?

    Segundo o pesquisador Rivaldo Venâncio, a possibilidade do vírus ser transmitido pela saliva, só pode ocorrer, caso a pessoa tenha algum ferimento na região da boca.

    “Essa transmissão não pode ser comparada com o vírus da Covid-19, que hoje pode ser transmitida pelo ar ou até mesmo pelo chamado ‘bafo’, mas nós estamos observando que esta nova varíola pode afetar a região da face, então a pessoa pode ter lesões orais como nos lábios, na língua, na boca, mas para esta transmissão acontecer, só se for através de um beijo por exemplo ou durante a relação sexual”, disse. Só o louco do prefeito para dizer que a transmissão é igual a Covid. Piada…

  6. Colber é imbecil? Será possível uma coisa dessa. A caralha desse negócio tem sua absurda maioria da transmissão por contato. Assim como as inúmeras DST que existem por aí. Ambas também podem pegar por saliva. Se essa porcaria dessa máscara não protegia nem contra o coronavírus, imagine contra uma DST. Me poupe. Besta é quem vai acatar essa palhaçada.

  7. E feira tem prefeito ?? Há quando o assunto é obrigar ou tirar pessoas esse cidadão é bom !! Agora cuidar da cidade q é bom , aí nada .
    Nunca mais ganhará nem pra síndico de prédio,

  8. CARA FECHA POSTOS, ATRASA SALÁRIOS, TEM SECRETÁRIO DE SAÚDE AFASTADO PELA JUSTIÇA, NÃO TEM NADA NA SAÚDE DE FEIRA QUE PRESTA, MAS VEM COM UMA ATITUDE RIDÍCULA DESSAS. CASOS DE COVID AUMENTARAM E ELE SEGUROU ESSAS MEDIDAS RESTRITIVAS, AGORA VEM CRIAR CASO COM UMA DOENÇA QUE NINGUÉM NO MUNDO TEVE CORAGEM DE DECRETAR MÁSCARAS PARA EVITAR…

  9. como sempre, os governantes e suas medidas paliativas. O uso de máscara não resolve nada no caso desta doença. os onibus continuarão lotados e ali sim tem muito contato corporal. nas filas de bancos e lotéricas e supermercados. ele sabe muito bem disso.

  10. A varíola do macaco pode ser transmitida pelo contato com fluidos corporais, secreções respiratórias, lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas.

    Há também o risco de contaminação pela utilização de materiais contaminados, como toalhas, roupas de cama e utensílios domésticos contaminados e/ou contato com animais infectados pelo vírus.
    Prevenção:
    Lave as mãos com água e sabão regularmente;
    Higienize bancadas e equipamentos de uso comum;
    Pratique sexo seguro, use proteção;
    Evite contato com animais doentes, mortos, ou que possam estar infectados;
    não se aproxime de nenhum animal que pareça doente;
    Caso necessite lidar com animais, utilize EPI, e higienize suas mãos e os equipamentos.
    não compartilhar roupas de cama ou toalhas com pessoas doentes e que possam ter varíola dos macacos;
    não ter contato próximo com pessoas que estão doentes e podem ter varíola dos macaco.

  11. Para a varíola do macaco máscaras paraparaa contaminação e para a coisas erradas da cidade na saúde secretários acusados um q ficava perto dele coloca o q mesmo máscaras algemas o presídio ou nada perguntar não ofende ou tá tudo certo pq para o dinheiro público q estao sumindo ou a polícia federal fez tudo q dez atoa as máscaras não resolveram isso

  12. Isso é o preço que o povo deve pagar por ter sido tão passivo e ter aceitado sem questionar todas as imposições arbitrárias de prefeitos e governadores que obedecem uma ética hipócrita, que por sua vez serve ao politicamente correto. Tipo, o indivíduo que não é vacinado e não poder fazer uso de serviços essenciais que são pagos com o dinheiro dos seus impostos pelo simples fato de não ter aceitado tomar uma vacina que todos já notaram que não é eficaz para evitar o contágio da doença que ela se propõe a combater
    Isso é “Apartheid Sanitário”, além de que fere o Código de Nuremberg que proíbe experimentos com seres humanos. O que foi e está sendo feito, uma vez que essas v@c1na5 são experimentais.
    Máscaras não servem para evitar contágio com a Varíola do macaco cujo contágio se dá por meio de CONTATO FISÍCO. Então o cara de máscara dentro do ônibus toca sem querer na erupção cutânea de alguém que está infectado e aí? A máscara vai protege-lo?

  13. Pq ninguém fala logo que isso é uma DST?

    O contágio não tem nada a ver com máscaras!

    O contágio é feito através do sexo sem camisinha ou pela corrente sanguínea!

  14. NENHUMA CIDADE DO PAÍS, NEM DO MUNDO, RECOMENDOU, MUITO MENOS OBRIGOU O USO DE MÁSCARAS ATÉ AGORA, ATÉ PORQUÊ É SABIDO QUE A DOENÇA NÃO É DE TRANSMISSÃO RESPIRATÓRIA, AS LESÕES DE PELE SÃO ONDE ESTÃO AS CARGAS VIRAIS. O PIOR PREFEITO DO BRASIL É O ÚNICO A FAZER PAPEL DE BOBO COM ESTA DETERMINAÇÃO SEM SENTIDO. E AINDA PAGA ASSESSORIA MÉDICA DE INFECTOLOGISTA? QUE É ISSO….

  15. Me admira um médico, professor de universidade, tomar uma medida dessa. Será que ele procurou saber como é de fato a forma de transmissão? Talvez essa medida seja, exclusivamente, uma forma de justificar o cancelamento da micareta.

  16. Esse prefeito é muito inteligente, tenho pena de quem já se consultou com ele. O cara não tem gestão nenhuma, não sabe nada com nada, totalmente perdido na vida.

  17. O Jornal The New England de Medicina informa:
    98% dos Contaminados são Gays/Bissexuais
    41% Tem HIV concomitante
    95% da Trasmissão da Varíola do Macaco se deu por atividade sexual
    13% Foram hospitalizados por lesões dermatológicas/anogenitais
    Não houve mortes até agora

    PREFEITO VOCÊ É UM FANFARRÃO

  18. Ele deveria se preocupar e dar prioridade aos postos de saúde e UBS que há vários dias estão sem materiais básicos, como algodão e seringas. Nem o direito de vacinação temos mais, e o prefeito querendo colocar obrigatório uso de máscara. Será que nos shows tb vai ser obrigatório isso? Lamentável!

  19. Gozador esse nosso prefeito, vsi fazer 01 ano que falta as fitas para diabeticos e tambem medicamentos de uso continuo, fiquei sabendo que irão trocar o aparelho de controle glicêmico, haja dinheiro em prefeito.
    Agora para.mostrar sua preocupação de quem não tá nem aí, quer obrigar o uso das máscaras.
    E as aglomerações nos comícios, micaretas e outras festividades, só quero ver…

  20. Colbert tem que se preocupar com a cidade que está uma lastima, entregue as baratas parecendo um esgoto a cidade toda, agora vem com essa conversinha fiada ai para dizer que está preucipado com a saúde dos Feirenses, ele que aproveite pois nunca mais sera eleito em Feira de santana.

  21. Estudar um pouco, não faz mal a ninguém. A doença também é transmitida por secreções respiratórias.

    Quem pode pegar varíola do macaco?
    A transmissão pode ocorrer através do contato com animal ou humano infectado. O contágio entre humanos ocorre por meio do contato direto com secreções respiratórias, lesões na pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada, ou a partir do contato com superfície ou objetos recentemente contaminados

    1. Inacreditável como esse senhor se formou na medicina e atuava como professor….. Esse secreto deve ser uma forma de ele se mostrar importante para o povo de Feira de Santana, só pode! SQN. Anda mal falado em todo canto da cidade, não tem valor moral nem por parte da população arrependida que votou nele. Aff! Será para tirar o foco das investigações da cpi? Qual o propósito mesmo senhor prefeito? Feira dá e deixa…..

      1. Faltaram às aulas de ESTATÍSTICAS. RAZÃO E PROPORÇÃO, bem como esqueceram as quatro operações de matemática e mesmo diante de tantos fatos acreditam que todos políticos e médicos são honestos. A mina de ouro dos gestores públicos é a doença do povo. E agora todos sofrem de problemas mentais graves e a indústria ganha mais ainda com os anti depressivos remédios pra insônia. A rede Globo martela o dia todo sobre doenças e vacinas. Vacina vacina vacina. E o gado ainda acha que estão trabalhando pro seu bem estar. Não entendem que se saude nao gera renda pra que vão lutar por saúde. Agora adquirir doenças que exijam tratamento contínuo oh. Beleza pro Sistema.

  22. Sim, é as festas? Quer dizer que agente dia a dia fica obrigado e nego só nas festas bebendo se fretando e não usando… quanta hipocresia

  23. Opa, os tiranetes atacam novamente.
    Já fizeram o teste, viram que funciona, então agora sempre terá uma “crise sanitária” para controlar a vida do cidadão em nome do “bem comum”.

  24. se a mascara fosse evitar contagio não deveria nem ter tantos casos de covid, isso é o resultado de um STF que permitio que esses ditadorzinho aparecaçam, o prefeito deveria ter vergonha na cara cuidar melhor da cidade que esta entregue disse:

    se a mascara fosse evitar contagio não deveria nem ter tantos casos de covid, isso é o resultado de um STF que permitio que esses ditadorzinho aparecaçam, o prefeito deveria ter vergonha na cara e cuidar melhor da cidade que esta entregue a propria sorte

    1. E contato por boca é o que ??
      O comtato é por relação sexual, gotículas salivares, contato direto com a pessoa contaminada ou até mesmo com lençol de cama por exemplo etc… você deve tá bem desinformado

  25. Temos um caso confirmado em uma cidade com mais de 700.000 habitantes e o prefeito com toda sua genialidade, vai decidir que todos usem máscaras novamente.
    Alguém avisa a ele que a maior parte das doenças, não tem vacina. Melhor ainda, avisem a esse gênio que a medida que ele quer utilizar não vai evitar o contagio, tendo em vista que as festinhas que ele não consegue fiscalizar vão continuar.

    1. Ao contrário da maior parte das doenças que não possuem vacina, essa varíola existe desde 1958, e sim, já existe vacina para ela.
      A questão do uso da mascará é que essa doença pode ser transmitida através de gotículas de saliva, e existem muitas pessoas que conversam cuspindo, ou você nunca observou isso!?

      1. Você se sente seguro usando? Continue! O que não está correto é obrigar o uso, já que não existem mortes associadas a doença e só temos um caso ativo na cidade.

        1. Não vou utilizar em hipótese alguma ! E recomendo a todos que façam o mesmo . Não há previsão legal para isso , não existe pandemia e até a Lei esdrúxula criado por Moro e Mandeta não está mais em vigor .

          Não aceitem a coleira !

          1. E os “seres” que acreditam que a terra é plana e a gente não cai da terra plana pq tem uma barreira de gelo que segura…reclamando novamente do uso de máscaras…próximo passo deles vai ser qd sair a vacina…fazer campanha contra…difícil viu… difícil lidar com esses “seres”…afff !!!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade