Feira de Santana

Feira de Santana confirma primeiro caso da varíola dos macacos

A Secretaria vai divulgar mais informações em breve.

10/08/2022 às 08h40, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

secretaria municipal de saúde
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Atualizada às 15h20

A Prefeitura de Feira de Santana confirmou o primeiro caso da varíola dos macacos nesta quarta-feira (10). O paciente é um homem, de 29 anos, residente do município. Ele apresentou os sintomas há 21 dias e fez o exame.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, o paciente tem histórico de viagens no próprio Brasil e a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde já está fazendo o monitoramento dos contatos. Ao ter conhecimento do caso, a equipe de Saúde do município, realizou imediatamente a notificação e a investigação, e adotou as medidas de prevenção e controle contra o vírus.

O prefeito Colbert Martins, também confirmou o primeiro caso no município durante o Programa Acorda Cidade. De acordo com ele, a informação foi enviada pela Fiocruz, através de e-mail.

“O primeiro caso da varíola dos macacos aqui em Feira de Santana foi confirmado agora pela manhã, acredito que não tenha nem 10 minutos, que a Fiocruz enviou as informações por e-mail para a Secretaria de Saúde. Este exame ainda não está sendo feito aqui no estado da Bahia, então se repete aquela mesma situação da Covid-19, quando os testes eram encaminhados para que tivéssemos a confirmação. Queremos informar à sociedade que ainda temos mais três casos suspeitos que ainda precisam da confirmação, mas não é momento para que haja pânico na cidade”, salientou.

Ainda segundo o prefeito, haverá uma coletiva de imprensa para que todas as informações sejam divulgadas.

“Amanhã teremos uma coletiva de imprensa, principalmente para orientar a todas as pessoas, já temos um plano nacional com relação à varíola dos macacos, a médica infectologista Melissa Falcão também está nos acompanhando, e quero lembrar que é uma doença transmissível de pessoa para pessoa, não é do macaco. Então o sintoma é como catapora, porém com bolhas grandes, e esta transmissão pode acontecer através da saliva, do espirro, pela tosse, mas infelizmente, hoje eu participo do programa, para anunciar que nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, Feira de Santana confirmou o primeiro caso da varíola dos macacos”, concluiu.

No início da manhã de hoje, a Vigilância Epidemiológica fez a coleta de mais um caso suspeito, contabilizando um total de quatro exames que aguardam o resultado.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “transmissão pode acontecer através da saliva, do espirro, pela tosse…”
    Porque não volta ser obrigatório o uso de máscaras em locais fechados? E as crianças nas escolas? Por favor Sr. Prefeito veja isso aí!

    1. O contato é maior pelo contato com secreções de pessoas contaminas ou por objetos contaminados, balcões, assentos de ônibus, uber, parquinho infantil.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade