Saúde

Tipos de mordida: entenda qual é a sua e quando é necessária a correção

A fala, o sono e até a respiração podem ser afetados devido a mordida errada.

19/06/2024 às 08h11, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Mordida
Foto: Freepik

Um dos motivos que levam adolescentes e adultos a usarem aparelhos ortodônticos é a mordida errada. Antes de descobrir o problema e iniciar o tratamento, muitas pessoas podem ter a respiração afetada, o sono, a fala e até mesmo a socialização, pela vergonha de se expor. Além dos dentes desalinhados, saber se a sua mordida está ou não correta é importante para você buscar um profissional e avaliar a necessidade de fazer a correção.

O tratamento normalmente é realizado com o uso de aparelhos ortodônticos e além dos benefícios estéticos que um sorriso bonito proporciona, ele também é responsável por alinhar, corrigir a mastigação e auxiliar o sistema gástrico a fazer uma boa digestão, segundo a dentista Claudia Consalter, diretora executiva da OrthoDontic, que esclareceu as principais dúvidas sobre o tema.

Como identificar se estamos com a mordida correta?

Quando se trata de mordida, existem muitos pontos a serem observados, podendo ser comprometida por uma série de disfunções que sinalizam os tipos de má oclusão, popularmente conhecidos como mordida errada, que nos é apresentado.

“A mordida totalmente adequada e funcional é aquela que, em termos técnicos, os dentes ocluem de maneira ideal entre si, ou seja, quando há o encaixe perfeito entre a parte superior e inferior da arcada dentária, fazendo com que elas se toquem com a mesma pressão”, diz Claudia Consalter.

Quais os principais tipos de mordida errada?

Mordida aberta

A mordida aberta pode causar dores, dificuldade de mastigação e de respiração. Se apresenta de três maneiras diferentes:

-aberta lateral: falta de pressão entre os dentes inferiores e superiores na lateral da boca;
-aberta posterior: falta de oclusão entre os dentes posteriores, fazendo com que eles não se encaixem de maneira adequada;
-aberta anterior: falta de contato entre os dentes anteriores, deixando a boca com aspecto de sempre aberta.


Mordida cruzada

Naturalmente, os dentes superiores devem estar, para uma perfeita oclusão, ligeiramente à frente dos dentes inferiores. Quando isso não ocorre, pode causar um sorriso torto ou, ainda, uma lesão reacional com a bochecha.

Além do prejuízo estético, a mordida cruzada pode ter outros efeitos negativos como o aumento do risco de cáries e de doenças periodontais, pela dificuldade de escovar corretamente os dentes. A mordida cruzada pode se apresentar de duas formas principais:

-posterior: quando os dentes posteriores superiores “encaixam” exatamente na direção dos dentes inferiores;
-anterior: quando os dentes superiores ficam atrás dos dentes inferiores, gerando a má oclusão.
Como corrigir a mordida errada?

Para fazer a correção da mordida é necessário a avaliação precisa de um ortodontista de confiança, o tratamento para a correção pode ser executado com êxito. Mas para isso acontecer, é preciso que o paciente procure um lugar especializado e tenha disciplina para realizar as manutenções necessárias indicadas pelo dentista.

Sobre a OrthoDontic


A OrthoDontic é a maior rede de franquias de ortodontia do Brasil, com mais de 350 unidades espalhadas por todo o país e somam mais de sete milhões de pessoas atendidas. A rede foi fundada em 2002 por cinco amigos recém-formados no curso de odontologia da Universidade Estadual de Londrina, que buscavam ir além de seus consultórios particulares para tornar o tratamento ortodôntico acessível a todos. Em 2004, encontrou no sistema de Franchising a melhor alternativa para expandir a marca por todo o Brasil. Desde então, a marca coleciona prêmios e reconhecimentos que atestam seu sucesso. Conquistou por várias vezes consecutivas o selo de Excelência em Franchising, pela ABF (2024 – 2012) e se tornou a primeira marca de odontologia do mundo a ser case de sucesso do Facebook, do grupo Meta. Há um ano, a OrthoDontic integra a SMZTO Holding de Franquias e se juntou ao grupo OdontoCompany, que tem mais de duas mil unidades espalhadas pelo país e é considerada a maior rede de clínicas odontológicas do mundo.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade