Feira de Santana

Hospital Geral Clériston Andrade celebra 40 anos de funcionamento

Uma programação especial aconteceu na manhã desta quinta-feira (14) na área verde da unidade hospitalar.

14/03/2024 às 14h30, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

HGCA 40 anos
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, celebrou na manhã desta quinta-feira (14), os 40 anos de funcionamento, sendo consolidado como a maior unidade pública hospitalar da rede própria do interior da Bahia, servindo a macrorregião centro-leste e 126 municípios compactuados.

A programação em comemoração às quatro décadas, teve início na tarde de terça-feira (12), com uma missa na Igreja Santo Antônio dos Frades Capuchinhos. Na manhã desta quinta-feira, foi realizada uma cerimônia na área verde da unidade hospitalar, com a presença da secretária estadual de Saúde Roberta Santana.

HGCA 40 anos
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, a gestora parabenizou o HGCA e destacou que mais de dois milhões de pacientes, são atendidos na unidade.

HGCA 40 anos
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“É uma alegria enorme, são 40 anos. O Clériston com toda a sua trajetória, com toda a sua grandiosidade de acolhimento a todas essas pessoas, são mais de dois milhões de habitantes que estão cobertos por esse hospital. Então, é muito grande todo o carinho, todo o cuidado e todo o crescimento de história profissional, da assistência pública do estado que o Clériston representa. É o maior hospital do interior do estado, e sem dúvida, tem trazido cada vez mais, melhoria de inovação, pesquisa e assistência, que acolhe a todos. Esse é o grande marco do Clériston. A porta da gente está sempre aberta para acolher qualquer paciente, qualquer lugar. Então quero aqui agradecer aos profissionais, em nome do nosso governador Jerônimo, todo o carinho, e a gente tem muito mais para crescer com o Clériston”, afirmou Roberta Santana.

Ainda de acordo com a secretária, novos investimentos serão aplicados no HGCA.

HGCA 40 anos
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Já já, o nosso governador Jerônimo vem aqui, a gente vai entregar 84 leitos, que estão finalizando, reforma e ampliação. A gente vem para poder dar o ‘grande’, que a gente entende hoje, que é a grande solução para uma questão da hemodinâmica, que é a parte de angioplastia, cateterismo, arteriografia, a gente poder fazer todo esse serviço aqui no Clériston. Hoje é feito de serviço contratualizado pela Santa Casa, mas a gente quer sim ter essa diferença aqui dentro. Então, vai estar ampliando, mas a gente volta para anunciar com o governador Jerônimo”, informou ao Acorda Cidade.

HGCA 40 anos
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo Cristiana França, diretora-geral do HGCA, é necessário que haja responsabilidade para administrar uma unidade tão complexa como é o Clériston, e segundo ela, isso também não seria possível sem a dedicação de cada profissional.

HGCA 40 anos
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“É uma honra estar fazendo parte dessa unidade de saúde tão complexa. Também sabemos da responsabilidade que é administrar um hospital como o Clériston Andrade. Tudo aqui é muito grande, é muito intenso, não é? E por isso, a nossa responsabilidade. Mas também a gente tem visto a dedicação de cada funcionário que aqui está na questão da prestação da assistência. Lembramos também que o Clériston não é só assistência, mas também é tecnologia. Hoje os números do Clériston, de 2023 para cá, são números muito significativos. De atendimentos, de procedimentos, em emergência, nos ambulatórios, então, sabemos que é uma responsabilidade muito grande, mas com o apoio do governo do estado e da secretaria de Saúde, a gente tem feito um trabalho muito bacana”, declarou.

HGCA 40 anos
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, a diretora também enfatizou a importância do trabalho humano, não somente na tecnologia aplicada na unidade.

HGCA 40 anos
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Além da tecnologia que a gente tem, a gente tem que trabalhar também a questão da humanização. É fortalecer a humanização. A tecnologia, ela não fica sozinha. Ela precisa ter pessoas que trabalhem com a questão da humanização, do atendimento. A gente cada vez mais tenta organizar a rede para que aqui no Clériston, os pacientes que aqui cheguem, sejam pacientes que realmente precisem da complexidade que esse hospital é. O Clériston Andrade é um hospital de alta complexidade e a gente precisa cada vez mais atender aqueles casos mais graves que vêm bater aqui à porta da gente”, afirmou.

Milena Moreira é fisioterapeuta e coordenadora do Grupo de Humanização do HGCA. Ao Acorda Cidade ela explicou como funciona o setor.

HGCA 40 anos
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu já trabalho aqui há nove anos. Sou fisioterapeuta e coordeno o Grupo de Humanização do Hospital Geral Clériston Andrade, posso dizer que sinto uma alegria imensa, na verdade uma honra porque eu sei o quanto que o Clériston vem evoluindo ao longo desses 40 anos, o quanto que tanto a estrutura física, quanto a parte humana vem melhorado, quantas vidas que nós salvamos, quantas vidas que nós amparamos, que nós cuidamos todos os dias nesse hospital. Nós temos um serviço de fisioterapia para os pacientes internados, tanto na emergência quanto nas clínicas, nas enfermarias e nas UTIs do hospital. Nós damos conta de todos os pacientes que estão internados, com a prescrição da fisioterapia, e tem atendimento todos os dias, de segunda a segunda. Nós temos também a visão humana, para que no atendimento desse paciente possamos não somente tratar da funcionalidade como a parte humana, respeitando a individualidade do paciente, a sua identidade, a sua linha étnica religiosa, independente de tudo o que seja. Nós visamos sempre a forma humana de atender o paciente”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Leia também: Avanços tecnológicos marcam os 40 anos do Hospital Clériston Andrade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 40 anos de vergonha , espero que a população tome jeito e não vote no Jerônimo nem em Colbert e nem em Zé Neto . Vergonha essa turminha que só faz detonar Feira .

Mais Notícias

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal, neste sábado, em Feira

Feira de Santana

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal em Feira de Santana

Todos os pacientes foram submetidos a exames laboratoriais, ultrassons diversos, eletrocardiograma, raio X, ecocardiograma e passaram pela consulta com a...

27/04/2024 às 20h30

Vacina contra HPV

Saúde

Ministério da Saúde inclui novo grupo para vacina do HPV e incorpora medicamento para pacientes com HIV

Portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR) foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação do HPV desde a última segunda-feira...

27/04/2024 às 08h58

Secretaria de saúde de Feira de Santana ft ed santos acorda cidade

Saúde

Medicamentos anti-inflamatórios não devem ser utilizados em casos de suspeita de dengue

Ao notar um quadro febril, o ideal é que o paciente passe por avaliação médica.

26/04/2024 às 10h48

Vacina

Saúde

Meningite pode ser prevenida com vacinação, destaca coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A aplicação das doses contra meningite é feita mediante o comparecimento a unidade de saúde e apresentação de documentos.

26/04/2024 às 10h41

memória

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais, como estresse e alimentação inadequada....

26/04/2024 às 08h04

Ozempic

Saúde

Paciente que usa Ozempic deve ter cuidados especiais caso precise de uma anestesia; saiba quais são

A semaglutida, presente também no Wegovy, retarda o esvaziamento gástrico   e pode aumentar o risco de aspiração pulmonar;

26/04/2024 às 07h50

image

Rádio acorda cidade