Feira de Santana

Avanços tecnológicos marcam os 40 anos do Hospital Clériston Andrade

Ao longo desses 40 anos, o HGCA se consolidou como a maior unidade pública hospitalar da rede própria do Interior do Estado da Bahia, 100% SUS.

12/03/2024 às 12h52, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Hospital Clériston Andrade alcança mais de 200 mil procedimentos em 2023
Foto: Ascom

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) celebra quatro décadas de dedicação à saúde da população de Feira de Santana e região nesta quinta-feira, 14 de março de 2024. Sob o slogan “40 anos de cuidado, faço parte dessa história”, a instituição comemora uma jornada repleta de avanços tecnológicos e conquistas significativas para a comunidade.

Ao longo desses 40 anos, o HGCA se consolidou como a maior unidade pública hospitalar da rede própria do Interior do Estado da Bahia, 100% SUS. Servindo a Macrorregião Centro Leste e seus 126 municípios pactuados, o hospital cobre uma população de 2.227.863 habitantes, entre residentes e flutuantes.

A evolução tecnológica que a instituição possui atualmente é algo que merece destaque. Utilizando o Sistema de Gestão em Saúde (AGHUse), o HGCA é reconhecido por sua modernidade e segurança, com prontuário eletrônico e módulos para gestão clínica e administrativa. Seu Centro de Bioimagem possui equipamentos de ponta, como um tomógrafo com inteligência artificial na captura de imagens e um serviço de ressonância magnética de excelência.

Essa combinação de tecnologia e conhecimento científico resultou em avanços significativos no tratamento de doenças. O HGCA foi pioneiro em diversas cirurgias e procedimentos, como a cirurgia para remoção de tumor cerebral com o paciente acordado, a primeira angiografia intraoperatória da Bahia e a primeira cirurgia de colangioscopia com litotripsia do SUS na Bahia.

Cristiana França
Foto: Ascom | Cristiana França

No ano de 2023, o HGCA alcançou números impressionantes, realizando um total de 214.736 procedimentos, incluindo 50.472 atendimentos emergenciais e ambulatoriais, além de 164.264 Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT). “Temos uma média de 17.500 atendimentos por mês, o que reflete o compromisso contínuo com a saúde da nossa comunidade”, afirmou Cristiana França.

Além disso, o HGCA recebeu o Prêmio Angels Diamante pelo segundo trimestre consecutivo, destacando-se no cenário internacional da saúde. Esse reconhecimento máximo da World Stroke Organization e Sociedade Ibero-americana de Enfermidades Cerebrovasculares evidencia o compromisso em oferecer assistência excepcional ao AVC, reforçando sua missão de qualidade assistencial ímpar.

“Como gestora atuante que sempre fui, eu sei da importância do ensino, pesquisa e do atendimento de excelência. Então, quando penso numa instituição tão respeitada, inclusive internacionalmente – o Prêmio Diamonds assim nos diz – penso no respeito ao paciente e na importância do HGCA ao SUS”, afirmou Cristiana França, diretora-geral do hospital.

Foto: Divulgação

O Centro de Hemorragia Digestiva do Interior (CHDI) tem se destacado na utilização de técnicas inovadoras e no uso de equipamentos tecnológicos avançados para tratamentos de doenças gastrointestinais. Os exames endoscópicos que são realizados no CHDI/HGCA no acompanhamento, detecção precoce, tratamento e até mesmo na cura de pacientes com cânceres do aparelho digestivo estão na vanguarda do que existe de mais moderno nesta área. Nesse contexto, os avanços tecnológicos têm desempenhado um papel importante, permitindo um diagnóstico mais preciso e eficiente das lesões. O uso de aparelhos com imagens em 3D e tecnologia de IA (Inteligência Artificial) no diagnóstico de lesões pré-malignas no cólon do reto possuem a capacidade de aproximar e ampliar imagens, permitindo a visualização de detalhes da vascularização que antes não eram visíveis. Em 2023 o CHDI realizou 3.179 procedimentos, um aumento de 439%, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com Cristiana França, “olhando para o futuro, o HGCA planeja inaugurar novas instalações de infraestrutura, adquirir mais equipamentos e promover ainda mais a humanização do atendimento”. A diretora-geral aproveitou para agradecer à Secretaria Estadual de Saúde e ao Governo do Estado pelo apoio contínuo à instituição. “Nesses 40 anos, o Hospital Clériston Andrade tem sido um farol de cuidado e inovação, continuando a trilhar seu caminho em prol da saúde e do bem-estar da população. Sei que ninguém faz nada sozinha, por isso parabenizo todo corpo de funcionários e ao Governo do Estado, por todo trabalho que vem desenvolvendo para fazer do HGCA a melhor unidade de saúde do interior do estado.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal, neste sábado, em Feira

Feira de Santana

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal em Feira de Santana

Todos os pacientes foram submetidos a exames laboratoriais, ultrassons diversos, eletrocardiograma, raio X, ecocardiograma e passaram pela consulta com a...

27/04/2024 às 20h30

Vacina contra HPV

Saúde

Ministério da Saúde inclui novo grupo para vacina do HPV e incorpora medicamento para pacientes com HIV

Portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR) foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação do HPV desde a última segunda-feira...

27/04/2024 às 08h58

Secretaria de saúde de Feira de Santana ft ed santos acorda cidade

Saúde

Medicamentos anti-inflamatórios não devem ser utilizados em casos de suspeita de dengue

Ao notar um quadro febril, o ideal é que o paciente passe por avaliação médica.

26/04/2024 às 10h48

Vacina

Saúde

Meningite pode ser prevenida com vacinação, destaca coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A aplicação das doses contra meningite é feita mediante o comparecimento a unidade de saúde e apresentação de documentos.

26/04/2024 às 10h41

memória

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais, como estresse e alimentação inadequada....

26/04/2024 às 08h04

Ozempic

Saúde

Paciente que usa Ozempic deve ter cuidados especiais caso precise de uma anestesia; saiba quais são

A semaglutida, presente também no Wegovy, retarda o esvaziamento gástrico   e pode aumentar o risco de aspiração pulmonar;

26/04/2024 às 07h50

image

Rádio acorda cidade