Julho Amarelo

HGCA promove ações de testagem rápida e prevenção às Hepatites Virais  

Além das testagens, houve vacinação contra as hepatites e outras doenças.

25/07/2023 às 11h33, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Neste mês a campanha do Julho Amarelo traz uma iniciativa de alerta e prevenção às Hepatites Virais. Na última segunda-feira (24), o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), com o apoio do Centro de Hemorragia Digestiva do HGCA, a Vigilância Epidemiológica, o Grupo de trabalho Humanizado (GTH) e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED/Bahia) realizaram ações de testagem rápida, prevenção e orientação contra as doenças.

Além das testagens, houve vacinação contra as hepatites e outras doenças. Médicos também palestraram abordando temas como sintomas, tratamentos, formas de transmissão e importância da prevenção. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O Julho Amarelo é um mês de conscientização e combate às hepatites virais. A gente tem o Dia D, em 28 de julho, mas todo mês a gente trabalha em prol da conscientização dessas doenças, que são doenças que podem levar a complicações extremamente importantes e que têm uma forma de prevenção a partir da orientação, vacinação e diversas outras ações”, explicou a médica gastroenterologista, Priscila Moraes, que palestrou durante a ação.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ela destacou que as hepatites são transmitidas através do contágio com o vírus e que relações sexuais desprotegidas é a principal via de contagio para as Hepatites B e C. “A hepatite A é contraída pela via oral, através de contaminação de alimentos ou líquidos, já a  B e C, são através de contato com fluídos, principalmente, esperma e sangue contaminados. Uma forma importante de contrair a B e C são as relações sexuais desprotegidas”, conta Priscila.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo a médica, a testagem aconteceu através de um exame de sangue na ponta do dedo e os pacientes que receberam diagnóstico positivo, foram orientados e acolhidos pela equipe. “Durante o dia inteiro, manhã e tarde, realizamos essa ação de testagem rápida, pois é um teste de ponta de dedo. O resultado é dado com 30 minutos. Os positivados foram orientados, acolhidos pela psicóloga e referenciados ao Centro de Hepatite Viral para uma consulta posterior com hepatologista, onde foi solicitado um teste sérico, que é um teste no sangue com as sorologias”, explica. 

Hepatites B e C 

Os casos de hepatites B e C, sem o tratamento precoce, podem levar a outras doenças crônicas, como o câncer de fígado, o tumor no fígado e a cirrose, que é uma doença grave que pode levar a falência ou a necessidade de um transplante de fígado. Por isso, os palestrantes explicaram a importância de se destinar um mês inteiro para alertar a população sobre os riscos da doença. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O médico hepatologista, Luiz Almeida, também palestrou durante a ação e comentou sobre o aparelho que consegue estimar o quão avançada está a doença no fígado, o Fibroescan. “O aparelho mede o grau de fibrose do fígado. Ele é importante porque ele consegue estimar o quão avançado está a doença e seu risco de progressão para a cirrose, que seria o estágio final da fibrose, onde começam uma série de complicações, como água na barriga, problema de encefalopatia na cabeça, varizes de esôfago”, explica. 

O aparelho ainda não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) da região e nem em hospitais particulares. O médico conta que a rede de saúde está tentando adquirir pelo Governo do Estado através do HGCA.

Pedro Emílio Costa Assunção, realizou o teste e comentou sobre a rapidez no resultado. “Me submeti ao teste, rápido, prático, eficiente. Algo muito bom, acho que é importante a gente fazer para se cuidar e se prevenir dessas doenças. Não demora nada, após o exame, aguarda uns minutinhos e está pronto’, disse.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dengue em Feira de Santana

Feira de Santana

Prefeitura segue em alerta diante do aumento de casos de dengue em Feira de Santana

Quatro mortes foram confirmadas, enquanto cinco óbitos estão sob investigação. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

10/05/2024 às 15h20

Planserv

Entrevista

"Não existe encolhimento e nem sucateamento, existe um esforço para expandir", diz coordenadora-geral do Planserv

De acordo com Socorro Brito, as unidades que recusarem atendimentos, serão advertidas pela falta de aviso prévio.

09/05/2024 às 19h59

Febre de Oropouche

Saúde

Febre de Oropouche: conheça a doença similar à dengue que tem atingido o país

Um dos grandes desafios da febre de oropouche é diferenciá-la da dengue, ainda não há tratamentos específicos para a doença,...

09/05/2024 às 09h22

mãe sobrecarregada

Saúde

Saúde mental e maternidade: mais de 90% das mães brasileiras vivenciam o esgotamento

Profissional da área de Psicologia explica quais são os sinais da sobrecarga e aponta estratégias para reduzir o estresse das...

09/05/2024 às 07h27

Câncer de Ovário

Saúde

Sintomas do câncer de ovário podem ser percebidos em estágio avançado da doença; médica ginecologista faz alerta

Anualmente, o dia 8 de maio é marcado pelo Dia Mundial do Câncer de Ovário.

08/05/2024 às 19h30

Pessoa mexe no celular

Saúde

Uso excessivo de telas: oftalmologista chama atenção para desconforto e riscos à visão

Em comemoração ao Dia o Oftalmologista, o Acorda Cidade conversou com o médico oftalmologista Pedro Gantois para tirar dúvidas sobre...

07/05/2024 às 21h05

image

Rádio acorda cidade