Saúde

Dia Nacional do Doador de Sangue: campanha ressalta importância do voluntariado

Para agendar a doação de sangue no Hemoba, basta ligar para (75) 3614-1556. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.

25/11/2022 às 07h49, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

hemoba, doação de sangue
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em poucos minutos é possível praticar o bem e ajudar a salvar a vida de alguém. Nesta sexta-feira (25), comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue para evidenciar a importância desse ato de amor e solidariedade ao próximo.

O gerente comercial Diego Antonio Muiños García, de 26 anos, viu na internet uma publicação da unidade do Hemoba, falando sobre a necessidade de renovar o estoque de sangue, que estava bem crítico.

Motivado pela publicação e consciente do seu papel como cidadão, ele se dirigiu ao local na manhã de quinta-feira (24), e pela primeira realizou a doação de sangue.

“Eu vi uma postagem nas redes sociais falando da necessidade, porque o estoque estava crítico, e que muitas pessoas estavam compartilhando, mas poucas de fato estavam vindo fazer a doação. Acho melhor você ter uma atitude do que somente compartilhar”, disse o jovem em entrevista ao Acorda Cidade.

Para o gerente comercial, o processo foi simples e rápido. Ele incentiva toda a população a praticar a ação.

“Foi muito bom, é sempre importante poder ajudar as pessoas. Descobri que posso doar de dois em dois meses, então vou estar sempre vindo. Também é importante divulgar e estimular para que outras pessoas tenham a mesma atitude. O processo é bem simples, tranquilo e não dói, então incentivo todos a virem”, destacou.

Iuri Silva | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Aos 32 anos, o estudante de enfermagem Iuri Silva Ribeiro também doou sangue pela primeira vez. Ele se dirigiu na manhã de ontem ao Hemoba, com a ideia de que poderia salvar vidas.

“Foi a primeira vez que doei sangue, tentei doar outras vezes, mas a correria acabou impedindo que eu fizesse a doação, mas estou aqui por uma causa nobre de salvar vidas. O que me motivou foi a necessidade, quando a gente sabe que tem pessoas que precisam, e a gente tem a possibilidade de fazer a doação, a gente vem de bom coração para ajudar as pessoas que necessitam. As pessoas precisam fazer porque têm que pensar nelas também. Assim como elas doam, pode chegar o dia em que elas irão precisar”, observou.

Nilza Azevedo coordenadora administrativa do Hemoba Feira de Santana
Nilza Azevedo coordenadora administrativa do Hemoba em Feira de Santana | Foto: Ed Santo/Acorda Cidade

Conforme Nilza Azevedo, coordenadora administrativa do Hemoba em Feira de Santana, a doação de sangue é algo bem simples.

“A pessoa vem, faz o seu cadastro e vai se colocar à disposição para ser colhido em torno de 410 a 470 ml de sangue. É um ato voluntário, de amor, bondade, que a pessoa faz para com o seu próximo, e em um período de tempo bem curto.”

Ela confirmou que até o início da semana o estoque estava crítico, mas algumas campanhas foram realizadas e a situação melhorou.

“Nosso estoque estava bastante crítico, mas durante essa semana, que é do Doador Voluntário de Sangue, as pessoas têm se mobilizado. A Escola Adventista fez um projeto com os alunos do ensino médio, e na terça e quarta, tivemos um bom movimento, juntamente com algumas pessoas que se mobilizaram para duas crianças que estão internadas no Hospital Estadual da Criança (HEC), e realmente ontem, por exemplo, nós tivemos aqui uma coleta de 90 bolsas de sangue, então esta semana tem surpreendido e nos ajudado bastante”, comemorou.

Por que é importante doar?

“Primeiro, você está salvando vidas. Quando você faz uma doação, se for para uma criança menor, só do concentrado de hemácias você pode salvar quatro bebês ou quatro crianças, mais as plaquetas e o plasma, então a importância é muito grandiosa para a pessoa que está recebendo. E para você que está doando, está dando seu tempo, seu sangue, tudo que você tem. Sangue é vida!”, salientou Nilza Azevedo.

Segundo ela, para se tornar um doador, é preciso estar disposto a se dirigir à unidade do Hemoba, estar saudável, além de não ter tido sintomas nos últimos 8 dias, como febre, diarreia, sintomas gripais, histórico de covid ou contato com alguém que teve a doença e não possuir nenhum tipo de doença transmitida pelo sangue.

“Infelizmente, nós ainda precisamos mais da solidariedade do feirense. O que nós observamos é que as pessoas se mobilizam mais quando tem alguém hospitalizado, que vem fazer a sua doação. Mas nós precisamos de muito mais do que isso. Precisamos que as pessoas se prontifiquem a vir à nossa unidade para que possamos ter estoque suficiente, estratégico, para ajudar e fornecer sangue para momentos críticos. Temos que lembrar que temos dois hospitais grandes, de urgência e emergência, que é o Hospital da Criança, o Hospital Clériston Andrade e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Clériston, que tem uma demanda grande de sangue, e essas pessoas chegam pela emergência, e a gente precisa ter o estoque. Então o que nós precisamos é justamente que as pessoas venham antes de haja necessidade”, destacou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Critérios para a doação:

  • Estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 kg;
  • Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional;
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.
  • Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos;
  • Homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações e mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.

Recomendações para o dia da doação

  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Não fumar por pelo menos 2 horas.
    Observação: Em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os menores de 16 anos, que acompanham o voluntário à doação de sangue, devem permanecer restritos à área da recepção da unidade em companhia de um adulto enquanto durarem os procedimentos. A Fundação Hemoba busca seguir as melhores práticas para garantir a segurança dos menores e resguardar a saúde dos doadores.

Impedimentos temporários

  • Se você estiver gripado, resfriado, com febre, espere 15 dias após o desaparecimento dos sintomas;
  • Estar grávida;
  • Período pós-gravidez (90 dias para parto normal e 180 dias para parto cesariano);
  • Período de amamentação (durante os primeiros 12 meses);
  • Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impede a doação);
  • Ter feito exames/procedimentos endoscópicos nos últimos 6 meses;
  • Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis; aguardar 12 meses.

Impedimentos Definitivos

  • Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatite B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis.

Mitos

De acordo com a coordenadora do Hemoba, alguns mitos ainda impedem algumas pessoas de realizarem sua doação de sangue.

“Alguns mitos são: quem doa sangue uma vez tem que doar sempre ou doar sangue faz com ele engrosse. Mas a verdade é que quem doa está dando vida. Os benefícios não são para quem está doando, mas sim para quem recebe. Muitas pessoas precisam desse sangue para sair de uma situação de urgência e não morrer”, ressaltou.

hemoba, doação de sangue
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Agendamento

Para agendar a doação de sangue no Hemoba, basta ligar para a unidade através do telefone (75) 3614-1556. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O Hemoba está localizado na Avenida Presidente Dutra, S/N, centro.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade e da asssessoria do Hemoba.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade