Saúde dos Animais

Farmacêutica orienta melhor maneira de medicar os Pets; remédios manipulados são uma excelente opção  

Acompanhe as melhores formas de tratar o seu bichinho, principalmente, referente a medicação administrada.

04/05/2024 às 07h22, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

medicamentos manipulados - Essencia vitae farmácia de manipulação e veterinária ft Thaiz Rodrigues3
Foto: Thaiz Rodrigues

Cuidar dos animais, dos bichinhos de estimação é sempre um desafio, levando em conta que eles não falam e por muitas vezes ficam quietos ou se escondem diante de algum mal-estar. A manipulação de medicamentos para animais permite a personalização das doses, além de oferecer alternativas de administração mais palatáveis para facilitar a adesão ao tratamento. Essa abordagem personalizada contribui para o bem-estar dos animais, pois permite que recebam os cuidados necessários de forma adequada e confortável.

Pensando nisso, a farmacêutica Thaiz Rodrigues, conversou com o Acorda Cidade para explicar as melhores formas de tratar o seu animal, principalmente, referente a medicação administrada. 

Segundo ela, o medicamento manipulado veterinário é a melhor opção para intervir em casos necessários de cuidado aos bichinhos. Suas formas em biscoitos e pastas facilitam a aceitação dos Pets. 

Thaiz Rodrigues Farmacêutica ft ed santos acorda cidade
Thaiz Rodrigues | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O medicamento manipulado terá a dose correta e a forma farmacêutica ideal para cada animal. A quantidade necessária para o tratamento e um preço mais acessível também. A personalização permite uma administração segura e mais confortável tanto para o animal quanto para o tutor, uma melhor adesão ao tratamento, evitando desperdício e garantindo o tratamento completo”, explicou. 

Com o objetivo de facilitar e aprimorar a recepção do animal ao tratamento, o remédio manipulado leva em conta suas particularidades, como raça e peso. Para a farmacêutica, também há a economia garantida para os tutores. 

medicamentos manipulados para Pets 2
Foto: Freepik

“Na grande maioria das vezes, o medicamento manipulado é mais barato, tanto pelo valor das substâncias, dos ativos, quanto pela possibilidade do não desperdício. Porque o doutor vai manipular a quantidade que realmente vai precisar para o tratamento”.

A produção do medicamento se dá dentro de padrões de qualidades que passam por diversas etapas, desde o entendimento da necessidade do animal, conforme suas particularidades, até a manipulação da fórmula, com o sistema de pesagem e a fiscalização geral de um farmacêutico. 

Para compreender melhor como funciona um remédio manipulado, a farmacêutica explicou que a transformação acontece para se adaptar à necessidade do paciente. 

medicamentos manipulados para Pets freepik gerain 0812
Foto: Gerain0812/Freepik

“A gente compra as matérias-primas, os líquidos isolados de cada ativo, de cada medicamento e nos laboratórios totalmente controlados ele vai ser transformado, manipulado numa forma farmacêutica final, que no caso da veterinária é entre as pastas, os biscoitos, as cápsulas, as suspensões”. 

Desde os biscoitos para cães com dificuldade de comer, as pastas que podem ser aplicadas nas patinhas dos gatos para que eles lambam são formas de medicamentos manipulados. 

medicamentos manipulados - Essencia vitae farmácia de manipulação e veterinária ft Thaiz Rodrigues3
Foto: Thaiz Rodrigues

Essas normas e esses padrões são exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) através de uma licença que todo profissional que manipula os medicamentos deve possuir. Portanto, é importante procurar farmácias licenciadas para utilizar o serviço. 

Além da licença, outras exigências são cobradas pelo Mapa.

“O primeiro é o registro do Mapa, a gente precisa ter também o alvará sanitário, emitido pela Vigilância Sanitária e as licenças que são mais específicas, aquelas que nos permitem manipular os medicamentos controlados, os antibióticos, citostáticos. Temos, também, a licença da Polícia Federal, que tem alguns ativos que precisam ser controlados pela Polícia. E, também, a certificação do Conselho Federal de Farmácia”, informou Thaíz ao Acorda Cidade. 

É importante alertar que para fazer o uso de medicamentos manipulados é preciso ter prescrição médica. Para humanos e animais essa é uma recomendação imprescindível para garantir a segurança na administração dos remédios, afinal, é sempre bom lembrar que eles também são drogas. 

medicamentos manipulados - Essencia vitae farmácia de manipulação e veterinária ft Thaiz Rodrigues3
Foto: Thaiz Rodrigues

Neste sentido, médicos veterinários são responsáveis por examinar o animal e prescrever a melhor medicação, só então poderá ser reformulada pelo farmacêutico para melhor atender o seu bichinho. 

“O profissional que está mais apto para fazer essa identificação de qual é o problema que o animal tem é o veterinário. Ele que estuda para isso. Então, ele vai identificar qual é a patologia, qual é a necessidade do animal e solicitar a manipulação conforme a prescrição que ele achar que é mais adequada para aquele paciente”, pontuou. 

Além disso, Thaíz reforça que os medicamentos manipulados que se enquadram nesse padrão de qualidade são totalmente seguros. Eles são preparados por equipes qualificadas e passam por testes de qualidade rigorosos. 

“Desde o atendimento personalizado ao cliente, a avaliação farmacêutica da prescrição, a inspeção de recebimento de matérias-primas, análise de controle de qualidade, registro de todos os processos, monitoramento das condições ambientais, calibração de todos os equipamentos que a gente utiliza para fazer a manipulação do medicamento e treinamentos contínuos com a equipe. Então, todos esses pontos, eles são cruciais e essenciais para que a gente tenha um medicamento seguro e eficaz”. 

Patrícia Aguiar é Representante Comercial da Essencia Vitae Farmácia de Manipulação e Veterinária e sabe bem a importância de divulgar mais sobre esse tipo de serviço, até mesmo entre os profissionais da área.

Patrícia Aguiar Representante Comercial da Essencia vitae farmácia de manipulação e veterinária ft ed santos acorda cidade
Patrícia Aguiar | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Hoje é muito importante divulgar essa questão da manipulação veterinária para Pet porque a população em geral desconhece e até os próprios médicos veterinários recém-formados, a minha visita ajuda eles nas dificuldades, em algumas questões que eles têm de dizer como eu posso manipular, como eu vou trabalhar essa dosagem de acordo com o peso do animal”, pontuou. 

A representante, que também é veterinária, tem um vasto conhecimento sobre os medicamentos manipulados que servem como um acrescento à experiência dos médicos. São dicas valiosas que podem colaborar nos cuidados dos animais.   

medicamentos manipulados - Essencia vitae farmácia de manipulação e veterinária ft Thaiz Rodrigues3
Foto: Thaiz Rodrigues

“Ver a raça, o peso, o fármaco que vai ser administrado e a preocupação em facilitar a medicação do Pet. Então, quando eu chego na visita que apresento ao médico veterinário outras alternativas que são as formas farmacêuticas para facilitar o canino, fazer numa pasta para facilitar o felino, fazer em suspensão para aquele Pet que tem uma dificuldade de deglutição, tudo isso são facilitadores que a farmácia de manipulação pode estar fazendo junto ao tutor e comunicando ao veterinário à disposição”, reforçou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade