Agosto Dourado

Caminhada alerta para a importância da amamentação e da doação de leite materno

Quem quiser doar leite materno pode inicialmente procurar o banco de leite do Hospital da Mulher ou ligar para 75 3602.7156.

27/08/2023 às 15h41, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Uma caminhada na Avenida Nóide Cerqueira, em Feira de Santana, na manhã deste domingo (27), marcou o encerramento da campanha do Agosto Dourado, de incentivo e conscientização da importância da amamentação. 

Mães doadoras de leite materno e profissionais do banco de leite do Hospital da Mulher e especialistas da Fundação Hospitalar participaram do ato que visa chamar a atenção da sociedade sobre a importância do leite materno no desenvolvimento da criança nos primeiros meses de vida.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, explicou que a caminhada é uma das etapas de uma gincana promovida por estagiários do Hospital da Mulher, que faz parte da Educação Permanente, que além de realizar as outras duas etapas divididas em temas sobre o aleitamento materno, confeccionou os cartazes para a caminhada.

“Este é um ato simbólico para a sociedade. Agosto é um mês de incentivo ao aleitamento materno. Em todo o Brasil os bancos de leite realizam várias ações para falar da importância de amamentar. Houve uma gincana com três grupos de estagiários do Hospital da Mulher, e todos trabalharam temas voltados para a amamentação. Um dos pontos da gincana é esta caminhada. Eles fizeram cartazes e vários materiais de divulgação sobre a amamentação. O Hospital da Mulher é credenciado como Hospital Amigo da Criança, por reforçar os dez passos da importância da amamentação. Desde 2014 o banco de leite da unidade é credenciado com o título de Banco de Leite Ouro, ou seja, título de qualidade máxima do leite materno”, informou.

Gilberte Lucas | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Gilberte disse que o banco de leite materno do hospital está bom, devido à quantidade de mães doadoras cadastradas e campanhas de incentivo a doação, feitas o ano todo.

“Temos um equilíbrio de leite na unidade por causa destas ações educativas que realizamos com mães doadoras credenciadas. São quase 800 mães doadoras de leite materno, fazemos a coleta domiciliar, a gente tem o apoio do Corpo de Bombeiros que faz essa visita domiciliar para coletar o leite”.

Aline Almeida | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Aline Almeida é fisioterapeuta, amamentou sua filha por mais de um ano e devido à produção alta de leite tornou-se também doadora. Ela incentiva outras mulheres a fazerem o mesmo e disse que mesmo após retornar ao trabalho conseguiu manter a amamentação e ajudar outras crianças, além da sua filha, crianças a se desenvolverem através da alimentação com leite materno. Aline contou que teve a ajuda da família e foi muito bem acolhida na empresa onde trabalha.

Quem quiser doar pode inicialmente procurar o banco de leite do Hospital da Mulher ou ligar para 75 3602.7156.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade