Saúde

Após MP recomendar que prefeitura garanta atendimentos essenciais de saúde, prefeito diz que entrave está na regulação

Uma paciente que aguardava a regulação morreu ontem na Policlínica do bairro Rua Nova.

17/07/2023 às 09h16, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

leitos-de-UTI-Foto-Tania-Rego
Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

Após o Ministério Público Estadual (MP) recomendar que o município de Feira de Santana adote medidas para garantir os atendimentos nas áreas tidas como essenciais de saúde, como urgência, emergência e em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o prefeito Colbert Martins da Silva declarou em entrevista ao Acorda Cidade, na manhã desta segunda-feira (17), que o grande entrave está na questão da regulação dos pacientes.

Ele informou que está acompanhando a situação e que também vai acionar o MP e a Justiça contra a secretária estadual de saúde pela morte de uma paciente de 35 anos que morreu ontem ao aguardar a regulação na policlínica do bairro Rua Nova.

“São 124 pessoas mortas aguardando a regulação. Regulação mata mais do que bala, temos pessoas com mais de 30 dias aguardando transferência que é de responsabilidade do governo do estado que tem que fazer a parte dele e não está fazendo”, frisou.

Questionado sobre a suspensão de atendimentos médicos no município em razão dos atrasos de pagamentos, Colbert declarou que a questão envolve atendimentos ambulatoriais e que acontecem em várias circunstâncias. No entanto, tanto o município, quanto o estado devem fazer o que compete sua esfera e respeitando cada um os seus limites.

“Cada um faz o que deve fazer e respeita a sua competência. A regulação impacta no nosso atendimento de urgências, atrapalha a gente a internar pessoas”, declarou.

Ele respondeu que a superlotação do Hospital Gera Clériston Andrade (HGCA) e em Upas não acontece devido a deficiência na saúde básica, mas que é uma situação que diz respeito aos atendimentos de emergência.

O governador Jerônimo Rodrigues em entrevista ao Acorda Cidade, também na manhã de hoje (17), informou que o governo do estado vai trabalhar noite e dia para resolver sobre a regulação de pacientes mas que é preciso que haja a atuação das prefeituras. Ele enfatizou que a saúde é um sistema que precisa da participação de todos.

“Não da para trabalhar sozinho. Lula está fazendo, eu estou fazendo e os municípios precisam fazer. A saúde é um sistema. Eu não vou medir esforços com orçamento para ajudar os municípios, mas não dá para ver a UPA fechada de município que tem dinheiro e não está fazendo o seu papel na atenção básica”, encerrou.

Leia também:

MP recomenda que Feira de Santana garanta atendimento integral de áreas essenciais de Saúde

Morre paciente que estava na fila da regulação internada em Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pior prefeito que já teve no cama do de feira está acabando com as parcerias que a prefeitura tinha com as clínicas que dirá em questão de regulação… existem pessoas que esperam a mas de um ano para fazer uma ressonância é a desculpa r a guerra da Ucrânia mentira pois só tem um clinica em feira que está fazendo esse atendimento pois as outras já deixaram de fazer pelo sus ,e a única que tem tb informou que está por um fio de corta … porque ? Falta de repasse de verbas isso é uma praga em nossa cidade todo dia ouvimos policlinica é upas com paralisações por falta de pagamentos onde tá indo esse dinheiro ????

  2. Então senhor excelentíssimo prefeito crie uma parceria pública privada para construir um hospital Municipal da cidade isso evita a necessidade de regulação e melhora o atendimento a nossa população as vezes a prefeitura toma dinheiro emprestado pra tanta coisas que não tem tanta urgência e deixa as as prioridades para trás. Uma cidade como Feira de Santana Já deveria existir outro Hospital de grande porte para atender a área da saúde

  3. São dois problemas diferentes, o que está sendo cobrado pelo MP é atendimento básico que está faltando tudo, nem soro tem nos postos, pessoas estão vindo de Humildes e outras áreas distantes para ser atendido na Upa do Cleriston, salários de profissionais da Saúde atrasados, Médicos três meses sem receber, enfermeiros dois meses sem receber, e aí vai ladeira a baixo. Prefeito não sabe resolver o problema dele.

  4. O país nas mãos dos petistas e uma cidade nas mãos de Colbert!! Não tem como dá certo, a conta não fecha, tudo que eles falam são mentiras, tudo que eles fazem é em benefício próprio.

    1. Esteve 4 anos na mão de um presidente chamando Bolsonaro e nunca melhorou , só conversar e Brigas da parte dele , agora o collbert não está fazendo a parte dele , so com embelezar as ruas , tipo o que o coronel fez . Jajá vai ser investigado tem.

  5. A saúde da cidade está um caos! Falta vacinas básicas para recém-nascido, faltam seringas… a verdade é que esse prefeito nunca assume sua responsabilidade e está sempre procurando AFP para colocar a culpa. O básico de saúde não está sendo feito em Feira e isso só vem piorando. Olhem a situação da cidade. Buracos, lixos e ele sempre se esquivando de sua responsabilidade. Feita de Santana está largada!!!

  6. Acho q não deveria existir regulação para casos De emergência..
    Para piorar a situação.
    O Clereston Andrade agora tem um dono.
    Não é mais público.

  7. Acho q não deveria existir regulação para casos De emergência..
    Para piorar a situação.
    O Clereston Andrade agirá tem um dono.
    Não é mais público.

  8. Infelizmente a saúde nunca foi prioridade de nenhum governo. Eles falam, fazem lindas propagandas para enganar a população. Mais a realidade é muito diferente do que mostram. Falta de medicamentos, falta de leitos, falta de exames , enfim o povo morrendo. Mais os politicos quando sentem qualquer dor vão logo para o Hospital Einsten em São Paulo. Deveriam ficar aqui e passar por todo o processo que a população passa

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade