Saúde

Após mortes de idosos em locais públicos, médico alerta sobre os principais sintomas de doenças cardiovasculares

Somente nos últimos dias, dois casos envolvendo pessoas que morreram após mal estar em locais públicos foram registrados em Feira de Santana.

18/03/2024 às 16h31, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Idoso passa mal e morre em frente à agência Caixa em Feira de Santana -
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil. Além do acompanhamento médico, é de suma importância identificar as principais doenças cardiovasculares, como o infarto, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a insuficiência cardíaca, para buscar o atendimento específico e tratar a doença enquanto há tempo.

Somente nos últimos dias, dois casos envolvendo pessoas que morreram após mal-estar em locais públicos foram registrados em Feira de Santana. Um deles aconteceu na última sexta-feira (15), quando um idoso passou mal e morreu em frente à agência da Caixa. Já o segundo caso ocorreu no último sábado (16), também envolvendo uma idosa, que sofreu um infarto e morreu no passeio de um supermercado.

Para chamar atenção quanto aos sinais de alerta de cada doença, o Acorda Cidade conversou com o médico cardiologista Edval Gomes, que destacou as principais características das doenças cardiovasculares e suas distinções. Inicialmente, o médico enfatizou o que é o infarto, o AVC e a insuficiência cardíaca.

Médico Edval Gomes
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O infarto agudo do miocárdio representa a suspensão, interrupção, seja completa, ou seja, parcial do fluxo, que liga o nosso músculo cardíaco, chamado de miocárdio. O acidente vascular cerebral, por sua vez, acomete o nosso cérebro e ele pode ser isquêmico, a grande maioria dos casos, e decorre de obstruções também da circulação cerebral, ou pode ser hemorrágico, que é a menor parte dos casos e que decorre de malformações arteriovenosas, aneurismas, hipertensão e assim por diante. A parada cardíaca, como o próprio nome já diz, é a interrupção completa e súbita da função do coração”, disse.

Infarto

Segundo Edval Gomes, o infarto pode ser apresentado com um desconforto no peito ou um mal-estar. O diagnóstico pode ser feito de forma clínica, através de exames.

“O infarto pode ser reconhecido clinicamente, em geral, nosso paciente apresenta desconforto no peito, um mal-estar, às vezes descrita como uma sensação de peso, de aperto, de opressão, mas qualquer desconforto no peito deve chamar atenção para a possibilidade de se tratar de um infarto do miocárdio. O diagnóstico é feito de forma simples, através de um eletrocardiograma e um exame de sangue, habitualmente a troponina. E o tratamento foca a desobstrução da artéria do coração”, contou.

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O Acidente Vascular Cerebral, diferentemente do desconforto em algumas regiões, pode apresentar paralisia. Além do infarto, o paciente deve ser levado imediatamente ao pronto-socorro para ser feito o diagnóstico.

“O AVC, ele se apresenta clinicamente por alteração da motricidade, da força muscular do indivíduo. Então, esse indivíduo, ele tem uma paralisia de parte do rosto. Isso faz com que a boca fique diferente, fique torta. O olho tem certa dificuldade de fechar e o braço, a perna, pode reduzir a sua força e, às vezes, até ficar completamente sem movimento. Essa alteração deve, imediatamente, nos despertar para a hipótese de se tratar de um AVC e esse paciente deve ser automaticamente levado a um pronto-socorro, porque o nosso foco, nesse caso, é a desobstrução imediata dessa artéria através de medicações ou intervenções percutâneas. O AVC hemorrágico é a menor parte dos casos e, habitualmente, se apresenta com uma dor de cabeça muito forte, talvez a maior, a mais intensa que aquele indivíduo já tenha apresentado, algumas vezes gerando já confusão mental, alteração do seu nível de consciência”.

Insuficiência cardíaca

Edval Gomes completou ainda que a insuficiência cardíaca ou parada cardíaca tem como principais sintomas a ausência de pulso, de movimentos respiratórios e inconsciência.

“A parada cardíaca é decorrente de algum outro evento, uma arritmia grave, um infarto agudo do miocárdio e tantas outras doenças que podem acometer o coração. Esse indivíduo desfalece e a gente procura e não encontra um pulso arterial, indicando que o coração não está capaz de fazer uma contração efetiva, e imediatamente devemos iniciar o que se costuma chamar de massagem cardíaca e utilizar um aparelho chamado desfibrilador que reconhece esse problema e é capaz de lançar um choque e reverter no caso de arritmias graves, voltar o corpo ao ritmo normal do coração”, finalizou.

Caso o paciente apresente algum destes sintomas, é imprescindível procurar uma unidade de saúde com urgência. Além do diagnóstico, as chances de complicações ou mortes serão menores.

Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade

Leia também: Idoso passa mal e morre em frente à agência da Caixa em Feira de Santana

Idosa sofre infarto e morre no passeio de supermercado na Rua Professor Germiniano Costa

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade