Copa do Mundo

Aguenta coração: especialista orienta sobre emoção durante os jogos da Copa

O especialista em cirurgia Cardiovascular, André Guimarães, destacou a importânciar de bons hábitos diários para equilibrar a saúde.

24/11/2022 às 16h00, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade

Nesta quinta-feira (24), o Brasil estreia na Copa do Mundo 2022 e muitas pessoas estão ansiosas e com muitas expectativas diante da partida. Sendo assim, o médico, especialista em cirurgia Cardiovascular, André Guimarães apresentou ao Acorda Cidade as principais orientações que as pessoas que assistirão aos jogos devem saber.

“Tudo aquilo que traz felicidade e uma sensação de saciedade e plenitude é bom para o corpo, e quando a gente tem uma mente sã, sem sombra de dúvidas, é um dos pilares para ter um corpo também saudável. É claro que em alguns momentos se a gente exagerar, chegar aos extremos sempre será ruim, não pode ser nem 8 nem 80, mas a felicidade sem sombra de dúvidas é boa, ser feliz é bom, e só traz coisas boas,” destacou o médico.

Com isso, é importante entender os limites do nosso corpo para saber respeitá-lo. Pois, isso pode conter situações fatais. Como a de uma torcedor que passou mal e teve uma parada cardíaca durante a partida entre o Esporte Clube Bahia e o Brusque Futebol Clube, na Arena Fonte Nova, em Salvador, no dia 9 de novembro deste ano.

Orientações

Sabemos que um turbilhão de emoções são despertadas durante qualquer partida de futebol, e em uma Copa esse sentimento se multiplica.

“Os pacientes que possuem algum problema, é importante evitar muito sal, muita gordura, manter as medicações, a manter as práticas diárias; é importante fazer sua caminhada. Para aquelas pessoas que são muito ansiosas é importante evitar assistir a um jogo desse sozinha, porque caso sinta alguma coisa a pessoa do lado pode prestar um socorro,” orientou.

Conforme André Guimarães a doença cardiovascular por si só é a doença que mais mata no mundo, e não é diferente no Brasil e na Bahia.

“A gente tem diversas doenças cardiovasculares, algumas mais leves e outras mais importantes, mas sem sombra de dúvidas, a doença cardiovascular é aquela que mais leva à morte,” informou.

Segundo o médico o tripé que mais ajuda a sustentar um bom tratamento e uma vida saudável continua sendo a prática de bons hábitos diários.

“Abandonar práticas ruins, como por exemplo o cigarro, tabagismo, alimentação de forma inadequada. Adotar boas práticas, como realizar exercícios físicos corriqueiros, a Sociedade Brasileira Cardiovascular orienta, a quem pode, que façam caminhadas de pelo menos 30 a 40 minutos, diariamente, o ideal são sete dias ou pelo menos, cinco vezes na semana. A ida ao cardiologista precisa acontecer, a partir dos 40 anos e àqueles que têm histórico familiar podem ir antes, para que o cardiologista possa fazer um atendimento e passar a devida orientação. E caso tenha um diagnóstico para alguma doença, o cardiologista fará um tratamento que poderá ser medicamentoso ou alguma dessas mudanças de hábitos,” explicou.

O cirurgião ressaltou que a felicidade e a energia positiva é sempre bem-vinda.

“Acho que o nosso povo brasileiro merece ser feliz, então pelo menos essa felicidade a gente precisa ter para que possamos tá construindo uma nação melhor, independente das adversidades do dia a dia, e ter energias positivas para o nosso brasil,” frisou.

E aí, seu coração está preparado para grandes emoções?

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade